Pregão eletrônico e satisfação do usuário : aplicação de técnicas de mensuração em uma IFES /

O Decreto nº 5.450, de 31 de maio de 2005, veio trazer uma inovação no processo público de compra governamental, instituindo que as licitações de bens e serviços de uso comum para a esfera federal fossem feitas na forma de um leilão eletrônico reverso, na busca de garantir celeridade e transparên...

Full description

Saved in:
Main Authors: FIGUEIRÊDO, Joana D'Arc Cabral, PESSOA, Maria Naiula Monteiro
Format: Tese
Language:Português
Published: 2011
Subjects:
Online Access:https://acervo.enap.gov.br/cgi-bin/koha/opac-detail.pl?biblionumber=523184
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
id KOHA-OAI-ENAP:523184
recordtype KOHA
first_indexed 2021-03-25T06:30:35Z
last_indexed 2021-03-25T06:30:35Z
institution ENAP-Escola Nacional de Administração Pública
collection Biblioteca Graciliano Ramos
language Português
topic Licitação
Pregão (Licitação pública)
Compras Governamentais
Satisfação do Cliente
spellingShingle Licitação
Pregão (Licitação pública)
Compras Governamentais
Satisfação do Cliente
FIGUEIRÊDO, Joana D'Arc Cabral
PESSOA, Maria Naiula Monteiro
Pregão eletrônico e satisfação do usuário : aplicação de técnicas de mensuração em uma IFES /
topic_facet Licitação
Pregão (Licitação pública)
Compras Governamentais
Satisfação do Cliente
description O Decreto nº 5.450, de 31 de maio de 2005, veio trazer uma inovação no processo público de compra governamental, instituindo que as licitações de bens e serviços de uso comum para a esfera federal fossem feitas na forma de um leilão eletrônico reverso, na busca de garantir celeridade e transparência ao processo. O denominado pregão eletrônico universalizou as disputas e acirrou ainda mais os certames, resultando no fortalecimento da guerra de preços e incrementando a dificuldade de garantia da qualidade das aquisições e a respectiva satisfação dos usuários. Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo identificar os fatores de satisfação e insatisfação dos usuários chave de uma instituição federal de ensino superior em relação aos bens adquiridos através dessa nova modalidade de licitação. De forma a possibilitar um padrão analítico robusto, foi aplicado uma survey com questões relacionadas a fatores de satisfação/insatisfação adaptando-se as questões para o contexto das compras governamentais. Os resultados foram analisados a partir de quatro técnicas de mensuração de satisfação do consumidor: Satisfação Simples, Análise de Gap, Modelo I/S (Importância/Satisfação) e Abordagem Multiplicativa. Os resultados da análise apontam para a ausência de fatores de insatisfação por parte dos respondentes. Ao mesmo tempo, observou-se três níveis diferentes de satisfação: um nível inferior onde estão alocados, em sua maioria, os fatores da dimensão dos produtos (falhas, garantia, durabilidade, resistência, confiança no produto, relação custo/benefício e conforto); um segundo estágio intermediário, que compreende os fatores da dimensão dos fornecedores (atendimento, disponibilidade, aspectos técnicos, ética e confiança no fornecedor); e, por fim, um nível superior, composto pelos fatores da dimensão de processos (efetividade, economicidade e transparência). SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 1.1 Justificativa 1.2 Problema 1.3 Pressupostos 1.4 Objetivos 1.5 Metodologia 1.6 Estrutura do trabalho 2. LICITAÇÕES: AS REGRAS DAS COMPRAS PÚBLICAS 2.1 O processo licitatório e os princípios do direito administrativo 2.2 A lei 8.666/93 e a regulação dos processos licitatórios 2.3 Inovação no processo licitatório: o pregão – até 2004, uma alternativa 2.4 O pregão eletrônico a partir de 2005 – principais questionamentos 3. SATISFAÇÃO DO CONSUMIDOR 3.1 Mensuração da satisfação do consumidor 3.1.1 Satisfação Simples 3.1.2 Análise de Gap 3.1.3 Modelo I/S (Importância/Satisfação) 3.1.4 Abordagem Multiplicativa 3.2 Dimensões de satisfação do consumidor em compras públicas 4. METODOLOGIA 4.1 Coleta de dados 4.2 População e amostra 4.3 Tratamento dos dados 4.4 Estrutura da análise dos dados 5. A PESQUISA E SEUS RESULTADOS 5.1 A UFC 5.2 Resultados da pesquisa 5.2.1 Dados demográficos 5.2.1.1 Dados demográficos – Respondentes da dimensão “produtos” 5.2.1.2 Dados demográficos - Respondentes dimensões “fornecedores” e “processos” 5.2.2 Análise dos fatores 5.2.2.1 Dimensão “produtos” 5.2.2.1.1 Satisfação simples 5.2.2.1.2 Análise de gap 5.2.2.1.3 Modelo I/S 5.2.2.1.4 Abordagem multiplicativa 5.2.2.2 Dimensão “fornecedores” 5.2.2.2.1 Satisfação simples 5.2.2.2.2 Análise de gap 5.2.2.2.3 Modelo I/S 5.2.2.2.4 Abordagem multiplicativa 5.2.2.3 Dimensão “processos” 5.2.2.3.1 Satisfação simples 5.2.2.3.2 Análise de gap 5.2.2.3.3 Modelo I/S 5.2.2.3.4 Abordagem multiplicativa 5.2.2.4 Análise conjunta 5.2.2.4.1 Satisfação simples 5.2.2.4.2 Análise de gap 5.2.2.4.3 Modelo I/S 5.2.2.4.4 Abordagem multiplicativa 5.2.2.4.5 Confrontação das técnicas 6. CONCLUSÕES REFERÊNCIAS APÊNDICES
format Tese
author FIGUEIRÊDO, Joana D'Arc Cabral
PESSOA, Maria Naiula Monteiro
author_facet FIGUEIRÊDO, Joana D'Arc Cabral
PESSOA, Maria Naiula Monteiro
author_sort FIGUEIRÊDO, Joana D'Arc Cabral
title Pregão eletrônico e satisfação do usuário : aplicação de técnicas de mensuração em uma IFES /
title_short Pregão eletrônico e satisfação do usuário : aplicação de técnicas de mensuração em uma IFES /
title_full Pregão eletrônico e satisfação do usuário : aplicação de técnicas de mensuração em uma IFES /
title_fullStr Pregão eletrônico e satisfação do usuário : aplicação de técnicas de mensuração em uma IFES /
title_full_unstemmed Pregão eletrônico e satisfação do usuário : aplicação de técnicas de mensuração em uma IFES /
title_sort pregão eletrônico e satisfação do usuário : aplicação de técnicas de mensuração em uma ifes /
publishDate 2011
url https://acervo.enap.gov.br/cgi-bin/koha/opac-detail.pl?biblionumber=523184
_version_ 1695184411758166016
spelling KOHA-OAI-ENAP:5231842021-03-24T18:57:10Z nam a22 7a 4500 523184 523297 BR-BrENAP 20210324160143.0 210324b xxu||||| |||| 00| 0 por d BR-BrENAP Pt_BR por 66597 FIGUEIRÊDO, Joana D'Arc Cabral Pregão eletrônico e satisfação do usuário : aplicação de técnicas de mensuração em uma IFES / por Joana D'Arc Cabral Figueirêdo. -- Fortaleza, CE : Universidade Federal do Ceará, 2011. 104 p. : il. ; tabs. Dissertação apresentada à Coordenação do Curso de Mestrado Profissional em Administração e Controladoria como requisito parcial para a obtenção do título de mestre em Administração e Controladoria. Inclui bibliografia. SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 1.1 Justificativa 1.2 Problema 1.3 Pressupostos 1.4 Objetivos 1.5 Metodologia 1.6 Estrutura do trabalho 2. LICITAÇÕES: AS REGRAS DAS COMPRAS PÚBLICAS 2.1 O processo licitatório e os princípios do direito administrativo 2.2 A lei 8.666/93 e a regulação dos processos licitatórios 2.3 Inovação no processo licitatório: o pregão – até 2004, uma alternativa 2.4 O pregão eletrônico a partir de 2005 – principais questionamentos 3. SATISFAÇÃO DO CONSUMIDOR 3.1 Mensuração da satisfação do consumidor 3.1.1 Satisfação Simples 3.1.2 Análise de Gap 3.1.3 Modelo I/S (Importância/Satisfação) 3.1.4 Abordagem Multiplicativa 3.2 Dimensões de satisfação do consumidor em compras públicas 4. METODOLOGIA 4.1 Coleta de dados 4.2 População e amostra 4.3 Tratamento dos dados 4.4 Estrutura da análise dos dados 5. A PESQUISA E SEUS RESULTADOS 5.1 A UFC 5.2 Resultados da pesquisa 5.2.1 Dados demográficos 5.2.1.1 Dados demográficos – Respondentes da dimensão “produtos” 5.2.1.2 Dados demográficos - Respondentes dimensões “fornecedores” e “processos” 5.2.2 Análise dos fatores 5.2.2.1 Dimensão “produtos” 5.2.2.1.1 Satisfação simples 5.2.2.1.2 Análise de gap 5.2.2.1.3 Modelo I/S 5.2.2.1.4 Abordagem multiplicativa 5.2.2.2 Dimensão “fornecedores” 5.2.2.2.1 Satisfação simples 5.2.2.2.2 Análise de gap 5.2.2.2.3 Modelo I/S 5.2.2.2.4 Abordagem multiplicativa 5.2.2.3 Dimensão “processos” 5.2.2.3.1 Satisfação simples 5.2.2.3.2 Análise de gap 5.2.2.3.3 Modelo I/S 5.2.2.3.4 Abordagem multiplicativa 5.2.2.4 Análise conjunta 5.2.2.4.1 Satisfação simples 5.2.2.4.2 Análise de gap 5.2.2.4.3 Modelo I/S 5.2.2.4.4 Abordagem multiplicativa 5.2.2.4.5 Confrontação das técnicas 6. CONCLUSÕES REFERÊNCIAS APÊNDICES O Decreto nº 5.450, de 31 de maio de 2005, veio trazer uma inovação no processo público de compra governamental, instituindo que as licitações de bens e serviços de uso comum para a esfera federal fossem feitas na forma de um leilão eletrônico reverso, na busca de garantir celeridade e transparência ao processo. O denominado pregão eletrônico universalizou as disputas e acirrou ainda mais os certames, resultando no fortalecimento da guerra de preços e incrementando a dificuldade de garantia da qualidade das aquisições e a respectiva satisfação dos usuários. Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo identificar os fatores de satisfação e insatisfação dos usuários chave de uma instituição federal de ensino superior em relação aos bens adquiridos através dessa nova modalidade de licitação. De forma a possibilitar um padrão analítico robusto, foi aplicado uma survey com questões relacionadas a fatores de satisfação/insatisfação adaptando-se as questões para o contexto das compras governamentais. Os resultados foram analisados a partir de quatro técnicas de mensuração de satisfação do consumidor: Satisfação Simples, Análise de Gap, Modelo I/S (Importância/Satisfação) e Abordagem Multiplicativa. Os resultados da análise apontam para a ausência de fatores de insatisfação por parte dos respondentes. Ao mesmo tempo, observou-se três níveis diferentes de satisfação: um nível inferior onde estão alocados, em sua maioria, os fatores da dimensão dos produtos (falhas, garantia, durabilidade, resistência, confiança no produto, relação custo/benefício e conforto); um segundo estágio intermediário, que compreende os fatores da dimensão dos fornecedores (atendimento, disponibilidade, aspectos técnicos, ética e confiança no fornecedor); e, por fim, um nível superior, composto pelos fatores da dimensão de processos (efetividade, economicidade e transparência). 12856 Licitação 65414 Pregão (Licitação pública) pregão eletrônico (subd. geog.) 13883 Compras Governamentais satisfação do consumidor 12074 Satisfação do Cliente 66598 PESSOA, Maria Naiula Monteiro Orientadora http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/15590/1/2011_dis_jdcfigueiredo.pdf Acesso ao PDF 202103 Noély T
score 10.920854