Aspectos facilitadores e desafios à implementação da abordagem de trilhas de aprendizagem por competências na Enap: um estudo exploratório

O presente estudo tem como objetivo geral identificar os aspectos facilitadores, desafios e sugestões à implementação da abordagem de trilhas de aprendizagem por competências, com base nas percepções dos dirigentes gerentes, técnicos, consultores e docentes. O estudo visa responder à pergunta: Como...

Full description

Saved in:
Main Author: Freitas, Ralph Teixeira de Oliveira
Other Authors: Pantoja, Maria Júlia (Orientadora)
Format: Monografia/ TCC
Language:Português
Published: Escola Nacional de Administração Pública (Enap) 2021
Subjects:
Online Access:http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/6577
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
id oai:repositorio.enap.gov.br:1-6577
recordtype dspace
spelling oai:repositorio.enap.gov.br:1-65772021-12-17T14:09:21Z Aspectos facilitadores e desafios à implementação da abordagem de trilhas de aprendizagem por competências na Enap: um estudo exploratório Freitas, Ralph Teixeira de Oliveira Pantoja, Maria Júlia (Orientadora) capacitação gestão por competências trilhas de aprendizagem Implementação O presente estudo tem como objetivo geral identificar os aspectos facilitadores, desafios e sugestões à implementação da abordagem de trilhas de aprendizagem por competências, com base nas percepções dos dirigentes gerentes, técnicos, consultores e docentes. O estudo visa responder à pergunta: Como as percepções dos dirigentes, gerentes, técnicos, consultores e docentes podem influenciar a adoção do modelo de trilhas de aprendizagem por competências na Enap? Foi conduzida uma pesquisa do tipo aplicada de caráter exploratório junto aos diferentes segmentos quais sejam: dirigentes, gestores, técnicos, consultores e professores da Enap. Para tanto, adotou-se a entrevista semiestruturada como técnica de investigação científica utilizada para a coleta de dados a qual permitiu uma análise qualitativa de forma a investigar as percepções e as sugestões dos entrevistados. Os resultados obtidos indicaram aspectos facilitadores e desafios para a tomada de decisão e aprimoramento do processo de implementação das trilhas de aprendizagem. 27 páginas Inovação 2021-08-27T22:08:04Z 2021-08-27T22:08:04Z 2021-06 Monografia/TCC http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/6577 Idioma::Português:portuguese:pt Ralph Teixeira de Oliveira Freitas Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original. application/pdf Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
institution ENAP-Escola Nacional de Administração Pública
collection Repositório Institucional da ENAP
first_indexed 2024-03-19T09:31:06Z
last_indexed 2024-03-19T09:31:06Z
language Português
topic capacitação
gestão por competências
trilhas de aprendizagem
Implementação
spellingShingle capacitação
gestão por competências
trilhas de aprendizagem
Implementação
Freitas, Ralph Teixeira de Oliveira
Aspectos facilitadores e desafios à implementação da abordagem de trilhas de aprendizagem por competências na Enap: um estudo exploratório
topic_facet capacitação
gestão por competências
trilhas de aprendizagem
Implementação
description O presente estudo tem como objetivo geral identificar os aspectos facilitadores, desafios e sugestões à implementação da abordagem de trilhas de aprendizagem por competências, com base nas percepções dos dirigentes gerentes, técnicos, consultores e docentes. O estudo visa responder à pergunta: Como as percepções dos dirigentes, gerentes, técnicos, consultores e docentes podem influenciar a adoção do modelo de trilhas de aprendizagem por competências na Enap? Foi conduzida uma pesquisa do tipo aplicada de caráter exploratório junto aos diferentes segmentos quais sejam: dirigentes, gestores, técnicos, consultores e professores da Enap. Para tanto, adotou-se a entrevista semiestruturada como técnica de investigação científica utilizada para a coleta de dados a qual permitiu uma análise qualitativa de forma a investigar as percepções e as sugestões dos entrevistados. Os resultados obtidos indicaram aspectos facilitadores e desafios para a tomada de decisão e aprimoramento do processo de implementação das trilhas de aprendizagem.
author2 Pantoja, Maria Júlia (Orientadora)
author_facet Pantoja, Maria Júlia (Orientadora)
Freitas, Ralph Teixeira de Oliveira
format Monografia/ TCC
author Freitas, Ralph Teixeira de Oliveira
author_sort Freitas, Ralph Teixeira de Oliveira
title Aspectos facilitadores e desafios à implementação da abordagem de trilhas de aprendizagem por competências na Enap: um estudo exploratório
title_short Aspectos facilitadores e desafios à implementação da abordagem de trilhas de aprendizagem por competências na Enap: um estudo exploratório
title_full Aspectos facilitadores e desafios à implementação da abordagem de trilhas de aprendizagem por competências na Enap: um estudo exploratório
title_fullStr Aspectos facilitadores e desafios à implementação da abordagem de trilhas de aprendizagem por competências na Enap: um estudo exploratório
title_full_unstemmed Aspectos facilitadores e desafios à implementação da abordagem de trilhas de aprendizagem por competências na Enap: um estudo exploratório
title_sort aspectos facilitadores e desafios à implementação da abordagem de trilhas de aprendizagem por competências na enap: um estudo exploratório
publisher Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
publishDate 2021
url http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/6577
_version_ 1793946462755749888
score 10.920854