Uma avaliação da área de gestão de pessoas: prática de gestão de pessoas, indicadores de efetividade, redes sociais e seus impactos no bem-estar do trabalho

A questão central reside na preocupação sobre o processo pelo qual as práticas de gestão de pessoas estão ligadas ao desempenho. Nesse contexto, duas questões são regularmente sinalizadas, embora relativamente pouco pesquisadas: 1) a efetividade das práticas de gestão de pessoas e de sua imple...

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Main Author: Neiva, Elaine
Format: Caderno
Language:Português
Published: Escola Nacional de Administração Pública (Enap) 2021
Subjects:
Online Access:http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/6232
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Summary:A questão central reside na preocupação sobre o processo pelo qual as práticas de gestão de pessoas estão ligadas ao desempenho. Nesse contexto, duas questões são regularmente sinalizadas, embora relativamente pouco pesquisadas: 1) a efetividade das práticas de gestão de pessoas e de sua implementação, além da mera presença de práticas; e 2) o papel das atitudes e comportamentos dos funcionários como potenciais mediadores da relação entre GP e desempenho. Há um foco crescente na pesquisa sobre o papel das atitudes e comportamentos dos funcionários na ligação entre a gestão de pessoas e o desempenho, mas a questão da eficácia, em oposição à presença de práticas, permanece relativamente negligenciada. Na tentativa de remediar essa negligência, este estudo explora o impacto das práticas de gestão de pessoas e o quanto elas são efetivas. Alguns autores sugerem que a avaliação da efetividade seja feita por meio do julgamento dos participantes, considerando também o grau de consenso nas avaliações dos gestores de GP, dos colaboradores, dos gestores organizacionais em geral e dos gestores de topo (Bowen; Ostroff, 2004; Ostroff; Bowen, 2015).