Aprendizado, Inclusão, Permanência e os ODS na Educação de Jovens e Adultos no Município de Pacoti-CE
O presente trabalho tem como objetivo analisar os principais desafios na implementação da política pública de inclusão educacional de jovens e adultos da Agenda 2030 à luz dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Município de Pacoti-CE. O método de trabalho fez uso de pesquisa aplicada...
Saved in:
Main Author: | |
---|---|
Other Authors: | |
Format: | Monografia/ TCC |
Language: | Português |
Published: |
Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
2019
|
Subjects: | |
Online Access: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4918 |
Tags: |
Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
|
id |
oai:repositorio.enap.gov.br:1-4918 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:repositorio.enap.gov.br:1-49182020-12-14T22:59:15Z Aprendizado, Inclusão, Permanência e os ODS na Educação de Jovens e Adultos no Município de Pacoti-CE Sousa, Adriana Pinheiro de Fontes, Angela Maria Mesquita (Orientadora) política educacional educação de jovens e adultos evasão escolar inclusão educacional administração municipal desenvolvimento local Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ODS 04. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. O presente trabalho tem como objetivo analisar os principais desafios na implementação da política pública de inclusão educacional de jovens e adultos da Agenda 2030 à luz dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Município de Pacoti-CE. O método de trabalho fez uso de pesquisa aplicada acompanhada de revisão bibliográfica, com levantamento de informações primárias sobre a Educação de Jovens e Adultos-EJA. O público da EJA encontra dificuldades estruturais em função dos diversos problemas que os sujeitos enfrentam, como a necessidade de trabalhar, concluir seus estudos na idade escolar, dificuldades sócio econômicas que afetam decisivamente na autoestima e promove a desistência e o insucesso. Para isso, os sujeitos envolvidos no sistema educacional, professores, direção, assistentes e coordenadores pedagógicos, devem estar compartilhando, buscando e repassando informações sobre os alunos, trazendo para a sala de aula temáticas do seu cotidiano, necessidades e desejos, podendo dessa maneira estar mais perto de sua realidade, para que a execução de ações específicas na EJA alcance maior objetividade. O projeto será realizado no Município de Pacoti/Ceará, tendo a Secretaria Municipal da Educação como seu órgão gestor e suporte teórico em documentos oficiais das políticas publicas educacionais do nosso País, como o MEC, INEP, IBGE, entre outros. 22 páginas Educação e Docência Políticas Públicas 2020-04-30T20:28:06Z 2020-04-30T20:28:06Z 2019-09 Monografia/TCC http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4918 Idioma::Português:portuguese:pt Adriana Pinheiro de Sousa Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original. application/pdf Escola Nacional de Administração Pública (Enap) |
institution |
ENAP-Escola Nacional de Administração Pública |
collection |
Repositório Institucional da ENAP |
first_indexed |
2024-03-19T09:34:10Z |
last_indexed |
2024-03-19T09:34:10Z |
language |
Português |
topic |
política educacional educação de jovens e adultos evasão escolar inclusão educacional administração municipal desenvolvimento local Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ODS 04. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
spellingShingle |
política educacional educação de jovens e adultos evasão escolar inclusão educacional administração municipal desenvolvimento local Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ODS 04. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. Sousa, Adriana Pinheiro de Aprendizado, Inclusão, Permanência e os ODS na Educação de Jovens e Adultos no Município de Pacoti-CE |
topic_facet |
política educacional educação de jovens e adultos evasão escolar inclusão educacional administração municipal desenvolvimento local Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ODS 04. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
description |
O presente trabalho tem como objetivo analisar os principais desafios na implementação da política pública de inclusão educacional de jovens e adultos da Agenda 2030 à luz dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Município de Pacoti-CE. O método de trabalho fez uso de pesquisa aplicada acompanhada de revisão bibliográfica, com levantamento de informações primárias sobre a Educação de Jovens e Adultos-EJA. O público da EJA encontra dificuldades estruturais em função dos diversos problemas que os sujeitos enfrentam, como a necessidade de trabalhar, concluir seus estudos na idade escolar, dificuldades sócio econômicas que afetam decisivamente na autoestima e promove a desistência e o insucesso. Para isso, os sujeitos envolvidos no sistema educacional, professores, direção, assistentes e coordenadores pedagógicos, devem estar compartilhando, buscando e repassando informações sobre os alunos, trazendo para a sala de aula temáticas do seu cotidiano, necessidades e desejos, podendo dessa maneira estar mais perto de sua realidade, para que a execução de ações específicas na EJA alcance maior objetividade. O projeto será realizado no Município de Pacoti/Ceará, tendo a Secretaria Municipal da Educação como seu órgão gestor e suporte teórico em documentos oficiais das políticas publicas educacionais do nosso País, como o MEC, INEP, IBGE, entre outros. |
author2 |
Fontes, Angela Maria Mesquita (Orientadora) |
author_facet |
Fontes, Angela Maria Mesquita (Orientadora) Sousa, Adriana Pinheiro de |
format |
Monografia/ TCC |
author |
Sousa, Adriana Pinheiro de |
author_sort |
Sousa, Adriana Pinheiro de |
title |
Aprendizado, Inclusão, Permanência e os ODS na Educação de Jovens e Adultos no Município de Pacoti-CE |
title_short |
Aprendizado, Inclusão, Permanência e os ODS na Educação de Jovens e Adultos no Município de Pacoti-CE |
title_full |
Aprendizado, Inclusão, Permanência e os ODS na Educação de Jovens e Adultos no Município de Pacoti-CE |
title_fullStr |
Aprendizado, Inclusão, Permanência e os ODS na Educação de Jovens e Adultos no Município de Pacoti-CE |
title_full_unstemmed |
Aprendizado, Inclusão, Permanência e os ODS na Educação de Jovens e Adultos no Município de Pacoti-CE |
title_sort |
aprendizado, inclusão, permanência e os ods na educação de jovens e adultos no município de pacoti-ce |
publisher |
Escola Nacional de Administração Pública (Enap) |
publishDate |
2019 |
url |
http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4918 |
_version_ |
1793946655509184512 |
score |
10.920854 |