Aprendizado, Inclusão, Permanência e os ODS na Educação de Jovens e Adultos no Município de Pacoti-CE

O presente trabalho tem como objetivo analisar os principais desafios na implementação da política pública de inclusão educacional de jovens e adultos da Agenda 2030 à luz dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Município de Pacoti-CE. O método de trabalho fez uso de pesquisa aplicada...

Full description

Saved in:
Main Author: Sousa, Adriana Pinheiro de
Other Authors: Fontes, Angela Maria Mesquita (Orientadora)
Format: Monografia/ TCC
Language:Português
Published: Escola Nacional de Administração Pública (Enap) 2019
Subjects:
ODS
Online Access:http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4918
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
id oai:repositorio.enap.gov.br:1-4918
recordtype dspace
spelling oai:repositorio.enap.gov.br:1-49182020-12-14T22:59:15Z Aprendizado, Inclusão, Permanência e os ODS na Educação de Jovens e Adultos no Município de Pacoti-CE Sousa, Adriana Pinheiro de Fontes, Angela Maria Mesquita (Orientadora) política educacional educação de jovens e adultos evasão escolar inclusão educacional administração municipal desenvolvimento local Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ODS 04. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. O presente trabalho tem como objetivo analisar os principais desafios na implementação da política pública de inclusão educacional de jovens e adultos da Agenda 2030 à luz dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Município de Pacoti-CE. O método de trabalho fez uso de pesquisa aplicada acompanhada de revisão bibliográfica, com levantamento de informações primárias sobre a Educação de Jovens e Adultos-EJA. O público da EJA encontra dificuldades estruturais em função dos diversos problemas que os sujeitos enfrentam, como a necessidade de trabalhar, concluir seus estudos na idade escolar, dificuldades sócio econômicas que afetam decisivamente na autoestima e promove a desistência e o insucesso. Para isso, os sujeitos envolvidos no sistema educacional, professores, direção, assistentes e coordenadores pedagógicos, devem estar compartilhando, buscando e repassando informações sobre os alunos, trazendo para a sala de aula temáticas do seu cotidiano, necessidades e desejos, podendo dessa maneira estar mais perto de sua realidade, para que a execução de ações específicas na EJA alcance maior objetividade. O projeto será realizado no Município de Pacoti/Ceará, tendo a Secretaria Municipal da Educação como seu órgão gestor e suporte teórico em documentos oficiais das políticas publicas educacionais do nosso País, como o MEC, INEP, IBGE, entre outros. 22 páginas Educação e Docência Políticas Públicas 2020-04-30T20:28:06Z 2020-04-30T20:28:06Z 2019-09 Monografia/TCC http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4918 Idioma::Português:portuguese:pt Adriana Pinheiro de Sousa Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original. application/pdf Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
institution ENAP-Escola Nacional de Administração Pública
collection Repositório Institucional da ENAP
first_indexed 2024-03-19T09:34:10Z
last_indexed 2024-03-19T09:34:10Z
language Português
topic política educacional
educação de jovens e adultos
evasão escolar
inclusão educacional
administração municipal
desenvolvimento local
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
ODS
04. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
spellingShingle política educacional
educação de jovens e adultos
evasão escolar
inclusão educacional
administração municipal
desenvolvimento local
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
ODS
04. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Sousa, Adriana Pinheiro de
Aprendizado, Inclusão, Permanência e os ODS na Educação de Jovens e Adultos no Município de Pacoti-CE
topic_facet política educacional
educação de jovens e adultos
evasão escolar
inclusão educacional
administração municipal
desenvolvimento local
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
ODS
04. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
description O presente trabalho tem como objetivo analisar os principais desafios na implementação da política pública de inclusão educacional de jovens e adultos da Agenda 2030 à luz dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Município de Pacoti-CE. O método de trabalho fez uso de pesquisa aplicada acompanhada de revisão bibliográfica, com levantamento de informações primárias sobre a Educação de Jovens e Adultos-EJA. O público da EJA encontra dificuldades estruturais em função dos diversos problemas que os sujeitos enfrentam, como a necessidade de trabalhar, concluir seus estudos na idade escolar, dificuldades sócio econômicas que afetam decisivamente na autoestima e promove a desistência e o insucesso. Para isso, os sujeitos envolvidos no sistema educacional, professores, direção, assistentes e coordenadores pedagógicos, devem estar compartilhando, buscando e repassando informações sobre os alunos, trazendo para a sala de aula temáticas do seu cotidiano, necessidades e desejos, podendo dessa maneira estar mais perto de sua realidade, para que a execução de ações específicas na EJA alcance maior objetividade. O projeto será realizado no Município de Pacoti/Ceará, tendo a Secretaria Municipal da Educação como seu órgão gestor e suporte teórico em documentos oficiais das políticas publicas educacionais do nosso País, como o MEC, INEP, IBGE, entre outros.
author2 Fontes, Angela Maria Mesquita (Orientadora)
author_facet Fontes, Angela Maria Mesquita (Orientadora)
Sousa, Adriana Pinheiro de
format Monografia/ TCC
author Sousa, Adriana Pinheiro de
author_sort Sousa, Adriana Pinheiro de
title Aprendizado, Inclusão, Permanência e os ODS na Educação de Jovens e Adultos no Município de Pacoti-CE
title_short Aprendizado, Inclusão, Permanência e os ODS na Educação de Jovens e Adultos no Município de Pacoti-CE
title_full Aprendizado, Inclusão, Permanência e os ODS na Educação de Jovens e Adultos no Município de Pacoti-CE
title_fullStr Aprendizado, Inclusão, Permanência e os ODS na Educação de Jovens e Adultos no Município de Pacoti-CE
title_full_unstemmed Aprendizado, Inclusão, Permanência e os ODS na Educação de Jovens e Adultos no Município de Pacoti-CE
title_sort aprendizado, inclusão, permanência e os ods na educação de jovens e adultos no município de pacoti-ce
publisher Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
publishDate 2019
url http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4918
_version_ 1793946655509184512
score 10.920854