Aprendizado, Inclusão, Permanência e os ODS na Educação de Jovens e Adultos no Município de Pacoti-CE
O presente trabalho tem como objetivo analisar os principais desafios na implementação da política pública de inclusão educacional de jovens e adultos da Agenda 2030 à luz dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Município de Pacoti-CE. O método de trabalho fez uso de pesquisa aplicada...
Saved in:
Main Author: | |
---|---|
Other Authors: | |
Format: | Monografia/ TCC |
Language: | Português |
Published: |
Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
2019
|
Subjects: | |
Online Access: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4918 |
Tags: |
Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
|
Summary: | O presente trabalho tem como objetivo analisar os principais desafios na implementação da política pública de inclusão educacional de jovens e adultos da Agenda 2030 à luz dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Município de Pacoti-CE. O método de trabalho fez uso de pesquisa aplicada acompanhada de revisão bibliográfica, com levantamento de informações primárias sobre a Educação de Jovens e Adultos-EJA. O público da EJA encontra dificuldades estruturais em função dos diversos problemas que os sujeitos enfrentam, como a necessidade de trabalhar, concluir seus estudos na idade escolar, dificuldades sócio econômicas que afetam decisivamente na autoestima e promove a desistência e o insucesso. Para isso, os sujeitos envolvidos no sistema educacional, professores, direção, assistentes e coordenadores pedagógicos, devem estar compartilhando, buscando e repassando informações sobre os alunos, trazendo para a sala de aula temáticas do seu cotidiano, necessidades e desejos, podendo dessa maneira estar mais perto de sua realidade, para que a execução de ações específicas na EJA alcance maior objetividade. O projeto será realizado no Município de Pacoti/Ceará, tendo a Secretaria Municipal da Educação como seu órgão gestor e suporte teórico em documentos oficiais das políticas publicas educacionais do nosso País, como o MEC, INEP, IBGE, entre outros. |
---|