Ensino religioso e neutralidade religiosa: conciliação sem favoritismo
Este estudo de caso trata de conflitos em potencial relacionados a decisões administrativas no tocante à educação religiosa e sua influência na harmonia do ambiente das escolas públicas (que inclui administradores, professores, pais e alunos). A narrativa se desenvolve a partir da demissão de um pro...
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Format: | Estudo de Caso |
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Published: |
Escola nacional de administração pública (Enap)
2014
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Online Access: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1741 |
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oai:repositorio.enap.gov.br:1-17412021-12-17T13:56:12Z Ensino religioso e neutralidade religiosa: conciliação sem favoritismo Caproni, Paulo Ricardo Rocha ensino público gestão de conflitos tomada de decisão estado e sociedade religião estudo de caso gestão de conflitos tomada de decisão estado e sociedade religião ensino público estudo de caso Este estudo de caso trata de conflitos em potencial relacionados a decisões administrativas no tocante à educação religiosa e sua influência na harmonia do ambiente das escolas públicas (que inclui administradores, professores, pais e alunos). A narrativa se desenvolve a partir da demissão de um professor de Educação Cristã e envereda pela repercussão do fato no âmbito escolar, contemplando a reação dos pais, alunos e da diretora da escola diante dos problemas que vão surgindo. O estudo de caso pode ser aplicado nos seguintes cursos: diversidade religiosa; diversidade cultural; gestão de crise e de riscos; gestão de pessoas; políticas públicas; comunicação social; comunicação organizacional; psicologia; pedagogia; letras; recursos humanos; relações públicas; administração, entre outros. Número de páginas: 6 p. Educação Gestão de Pessoas A nota pedagógica deste caso é de acesso restrito e exclusivo a professores e coordenadores de ensino cujos cadastros tenham sido autorizados pela coordenação da Casoteca de Gestão Pública. Se você é professor ou coordenador de ensino e deseja ter acesso à íntegra das notas pedagógicas que alguns casos possuem, solicite sua autorização de uso pleno no site da Casoteca de Gestão Pública, na opção “Cadastre-se” (http://casoteca.enap.gov.br/index.php?option=com_user&view=register&Itemid=14). 2015-01-26T11:21:08Z 2015-01-26T11:21:08Z 2014 Estudo de Caso http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1741 Idioma::Português:portuguese:pt Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) Acesso::Acesso Aberto Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa). application/pdf application/pdf Escola nacional de administração pública (Enap) http://casoteca.enap.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=129:ensino-religioso-e-neutralidade-religiosa-conciliacao-sem-favoritismo&catid=3:atendimento-ao-cidadao |
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Este estudo de caso trata de conflitos em potencial relacionados a decisões administrativas no tocante à educação religiosa e sua influência na harmonia do ambiente das escolas públicas (que inclui administradores, professores, pais e alunos). A narrativa se desenvolve a partir da demissão de um professor de Educação Cristã e envereda pela repercussão do fato no âmbito escolar, contemplando a reação dos pais, alunos e da diretora da escola diante dos problemas que vão surgindo. O estudo de caso pode ser aplicado nos seguintes cursos: diversidade religiosa; diversidade cultural; gestão de crise e de riscos; gestão de pessoas; políticas públicas; comunicação social; comunicação organizacional; psicologia; pedagogia; letras; recursos humanos; relações públicas; administração, entre outros. |
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