Análise do discurso como prática social: a relação entre narrativa e resultados de cidadania financeira no âmbito do Programa Bolsa Família

Esta dissertação de mestrado pretende investigar, na perspectiva da Análise Crítica do Discurso (especialmente do institucionalismo discursivo), como as narrativas governamentais, considerando distintos contextos político-institucionais, se expressam nos resultados de Cidadania Financeira do P...

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Main Author: Souza, Gláucia Alice Coelho de
Other Authors: Ximenes, Daniel Aquino
Format: Dissertação
Language:Português
Published: Escola Nacional de Administração Pública - Enap 2023
Subjects:
Online Access:http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7772
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spelling oai:repositorio.enap.gov.br:1-77722023-10-23T22:11:08Z Análise do discurso como prática social: a relação entre narrativa e resultados de cidadania financeira no âmbito do Programa Bolsa Família Souza, Gláucia Alice Coelho de Ximenes, Daniel Aquino programa bolsa família cidadania financeira análise crítica do discurso institucionalismo discursivo 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis. Esta dissertação de mestrado pretende investigar, na perspectiva da Análise Crítica do Discurso (especialmente do institucionalismo discursivo), como as narrativas governamentais, considerando distintos contextos político-institucionais, se expressam nos resultados de Cidadania Financeira do Programa Bolsa Família (PBF). Para tanto, foram observadas inicialmente três posições-sujeitos: (i) a posição sujeito-político, baseada na discursividade dos presidentes da república desde a criação do Programa; (ii) a posição sujeito-especialista, constituída pela narrativa elaborada pelos representantes técnicos do Governo que atuam diretamente com o programa; e (iii) a posição sujeito-jornalista, para evidenciar o tratamento dado pela mídia ao assunto. Em seguida, foram avaliadas as ações de inclusão dos beneficiários PBF ao sistema financeiro sob o prisma da Cidadania Financeira e de suas quatro dimensões (categorias), quais sejam: inclusão, educação, proteção e participação. Por fim, as narrativas foram relacionadas aos resultados e, amparando-se nos conceitos de “instrumentação de políticas públicas” e de “poder simbólico”, ficou demonstrado como ideias e categorias se influenciaram e em que medida as ações de Cidadania Financeira se efetivaram como direito e/ou reforçaram valores elitistas dominantes. 136 páginas Governança 2023-09-27T13:59:49Z 2023-09-27T13:59:49Z 2023-09-27 Dissertação http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7772 Idioma::Português:portuguese:pt Gláucia Alice Coelho de Souza Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original. application/pdf Escola Nacional de Administração Pública - Enap
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description Esta dissertação de mestrado pretende investigar, na perspectiva da Análise Crítica do Discurso (especialmente do institucionalismo discursivo), como as narrativas governamentais, considerando distintos contextos político-institucionais, se expressam nos resultados de Cidadania Financeira do Programa Bolsa Família (PBF). Para tanto, foram observadas inicialmente três posições-sujeitos: (i) a posição sujeito-político, baseada na discursividade dos presidentes da república desde a criação do Programa; (ii) a posição sujeito-especialista, constituída pela narrativa elaborada pelos representantes técnicos do Governo que atuam diretamente com o programa; e (iii) a posição sujeito-jornalista, para evidenciar o tratamento dado pela mídia ao assunto. Em seguida, foram avaliadas as ações de inclusão dos beneficiários PBF ao sistema financeiro sob o prisma da Cidadania Financeira e de suas quatro dimensões (categorias), quais sejam: inclusão, educação, proteção e participação. Por fim, as narrativas foram relacionadas aos resultados e, amparando-se nos conceitos de “instrumentação de políticas públicas” e de “poder simbólico”, ficou demonstrado como ideias e categorias se influenciaram e em que medida as ações de Cidadania Financeira se efetivaram como direito e/ou reforçaram valores elitistas dominantes.
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