A oferta do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos por organizações da sociedade civil e pelo poder público no Distrito Federal.

O presente estudo apresenta uma análise da relação público-privado no Sistema Único de Assistência Social por meio de uma abordagem dos arranjos institucionais da execução do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos por Centros de Convivência governamentais e Organizações da Sociedade...

Full description

Saved in:
Main Author: Oliveira, Raissa Santos
Other Authors: Palotti, Pedro Lucas de Moura
Format: Dissertação
Language:Português
Published: Escola Nacional de Administração Pública - Enap 2023
Subjects:
Online Access:http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7740
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
Summary:O presente estudo apresenta uma análise da relação público-privado no Sistema Único de Assistência Social por meio de uma abordagem dos arranjos institucionais da execução do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos por Centros de Convivência governamentais e Organizações da Sociedade Civil no Distrito Federal. Esta pesquisa foi realizada por meio de visitas de campo, entrevistas e análise de dados. Foram identificados desafios e pontos positivos na oferta do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos por ambos os tipos de execução (pelo poder público ou Organizações da Sociedade Civil), como acompanhamento e monitoramento, parcerias, referenciamento, capacitação, recursos e estrutura das unidades. A pesquisa demonstrou que algumas Organizações da Sociedade Civil ainda não estão alinhadas com as diretrizes do serviço, enquanto as unidades governamentais enfrentam desafios como recursos limitados. Este estudo também apontou a importância do acompanhamento e orientação por parte da gestão local em relação à oferta do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos pelo poder público e Organizações da Sociedade Civil para o maior alinhamento dessas unidades em relação a uma oferta alinha do serviço conforme suas normativas. A pesquisa destaca a necessidade de mais estudos comparativos em diferentes regiões do Brasil para uma compreensão abrangente da oferta e gestão do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.