Financiamento de instituições públicas de ensino superior: análise exploratória do orçamento e gastos federais

O objetivo desse relatório é reportar os resultados de uma análise exploratória descritiva realizada para captar a evolução das despesas liquidadas obrigatórias e discricionárias das Instituições Federais de Educação Superior (IFES). Ou seja, avaliar como tem evoluído, em termos reais, o volume d...

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Main Authors: Reis, Breno, Cardoso, Géssica, Adamczyk, Willian
Other Authors: Evidência Express (EvEx)
Format: Apostila Folders/Cartilhas
Language:Português
Published: Escola Nacional de Administração Pública (Enap) 2022
Subjects:
Online Access:http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7053
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spelling oai:repositorio.enap.gov.br:1-70532023-08-24T19:06:10Z Financiamento de instituições públicas de ensino superior: análise exploratória do orçamento e gastos federais Reis, Breno Cardoso, Géssica Adamczyk, Willian Evidência Express (EvEx) ensino superior políticas públicas educação financiamento pesquisa 04. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. O objetivo desse relatório é reportar os resultados de uma análise exploratória descritiva realizada para captar a evolução das despesas liquidadas obrigatórias e discricionárias das Instituições Federais de Educação Superior (IFES). Ou seja, avaliar como tem evoluído, em termos reais, o volume de recursos orçamentários repassados pelo Ministério da Educação (MEC) às IFES, em seus diferentes tipos de despesas. O espaço temporal da análise compreende o período de 2000 a 2020. Foram obtidos dados de despesa, desagregados por unidade orçamentária, programa e resultado primário do Painel do Orçamento Federal, parte do Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento (SIOP) pertencente ao Ministério da Economia. Também foram utilizados dados de despesa extraídos do sistema do Tesouro Gerencial (TG). 21 páginas Economia Iniciativa da Enap criada em parceria com a UnB, a qual possibilitou formar um time de pesquisadores para produzir produtos ágeis (em sua maioria relatórios) que são utilizados para melhorar a tomada de decisão do governo relacionada ao desenho, monitoramento e avaliação de políticas públicas. 2022-05-30T17:58:25Z 2022-05-30T17:58:25Z 2022-03 Apostila Folders/Cartilhas http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7053 Idioma::Português:portuguese:pt Escola Nacional de Administração Pública (Brasil) Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa). application/pdf Escola Nacional de Administração Pública (Enap) Universidade de Brasília (UnB)
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