Políticas nacionais de assistência estudantil: síntese de evidências sobre programas de permanência

Esta síntese ágil de evidências possui dois objetivos. O primeiro objetivo é descrever o estado atual e evolução histórica da cobertura e sobreposição das políticas de assistência estudantil previstas no PNAES e do programa de Bolsa Permanência no atendimento à população estudantil vulnerável. Pa...

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Main Authors: Bianchi, Lorenzo, Adamczyk, Willian
Other Authors: Evidência Express (EvEx)
Format: Apostila Folders/Cartilhas
Language:Português
Published: Escola Nacional de Administração Pública (Enap) 2021
Subjects:
Online Access:http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7050
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spelling oai:repositorio.enap.gov.br:1-70502022-09-15T18:33:29Z Políticas nacionais de assistência estudantil: síntese de evidências sobre programas de permanência Bianchi, Lorenzo Adamczyk, Willian Evidência Express (EvEx) educação acesso à educação políticas públicas pesquisa 04. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. Esta síntese ágil de evidências possui dois objetivos. O primeiro objetivo é descrever o estado atual e evolução histórica da cobertura e sobreposição das políticas de assistência estudantil previstas no PNAES e do programa de Bolsa Permanência no atendimento à população estudantil vulnerável. Para tanto, é realizada uma análise quantitativa exploratória a partir das informações sobre estudantes presentes nos Censos da Educação Superior de 2013 a 2019 no intuito de verificar a evolução da cobertura da assistência estudantil e a sobreposição do recebimento de diferentes benefícios ao longo do período analisado. O segundo objetivo é avaliar a contribuição dessas duas políticas para diminuir a evasão estudantil no ensino superior brasileiro. Esse objetivo é realizado a partir da análise da literatura especializada voltada à avaliação dos impactos desses programas. 28 páginas Análise e Ciência de Dados Educação e Docência Políticas Públicas Iniciativa da Enap criada em parceria com a UnB, a qual possibilitou formar um time de pesquisadores para produzir produtos ágeis (em sua maioria relatórios) que são utilizados para melhorar a tomada de decisão do governo relacionada ao desenho, monitoramento e avaliação de políticas públicas. 2022-05-30T17:56:06Z 2022-05-30T17:56:06Z 2021-11 Apostila Folders/Cartilhas http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7050 Idioma::Português:portuguese:pt Escola Nacional de Administração Pública (Brasil) Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa). application/pdf Escola Nacional de Administração Pública (Enap) Universidade de Brasília (UnB)
institution ENAP-Escola Nacional de Administração Pública
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description Esta síntese ágil de evidências possui dois objetivos. O primeiro objetivo é descrever o estado atual e evolução histórica da cobertura e sobreposição das políticas de assistência estudantil previstas no PNAES e do programa de Bolsa Permanência no atendimento à população estudantil vulnerável. Para tanto, é realizada uma análise quantitativa exploratória a partir das informações sobre estudantes presentes nos Censos da Educação Superior de 2013 a 2019 no intuito de verificar a evolução da cobertura da assistência estudantil e a sobreposição do recebimento de diferentes benefícios ao longo do período analisado. O segundo objetivo é avaliar a contribuição dessas duas políticas para diminuir a evasão estudantil no ensino superior brasileiro. Esse objetivo é realizado a partir da análise da literatura especializada voltada à avaliação dos impactos desses programas.
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