Experiências internacionais em formação técnica e profissionalizante: benchmarking de países selecionados
A formação técnica e profissionalizante (FTP), também chamada de educação profissional, se refere aos processos educacionais que envolvem o estudo de tecnologias e à aquisição de habilidades práticas, compreensão e conhecimentos relacionados a diversas ocupações dos diferentes setores da vida econôm...
Saved in:
Main Authors: | , , |
---|---|
Other Authors: | |
Format: | Folders/Cartilhas Manual/Modelo |
Language: | Português |
Published: |
Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
2022
|
Subjects: | |
Online Access: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7005 |
Tags: |
Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
|
id |
oai:repositorio.enap.gov.br:1-7005 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:repositorio.enap.gov.br:1-70052022-09-15T20:57:46Z Experiências internacionais em formação técnica e profissionalizante: benchmarking de países selecionados Ogava, Bruno Reis, Breno Salomon Adamczyk, Willian Evidência Express (EvEx) educação formação técnica ensino profissional ensino técnico 04. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. A formação técnica e profissionalizante (FTP), também chamada de educação profissional, se refere aos processos educacionais que envolvem o estudo de tecnologias e à aquisição de habilidades práticas, compreensão e conhecimentos relacionados a diversas ocupações dos diferentes setores da vida econômica e social (UNESCO, 2002). Essa definição é bastante ampla, englobando as distintas práticas presentes em diversos países e abrangendo tanto a formação formal, entendida como os programas técnicos e profissionalizantes ofertados junto ao sistema de ensino; não-formal, entendida como cursos e treinamentos ofertados à parte do sistema de ensino; e informal, referente ao “aprender fazendo” e à aquisição de habilidades pessoais, os quais ocorrem ao nível individual (HANNI, 2019). Em suma, a FTP é todo tipo de aprendizado com foco no desenvolvimento de competências e habilidades técnicas para suprir demandas do mercado de trabalho e pode acontecer tanto nas etapas de educação básica, superior ou em forma de cursos livres. 27 páginas Desenvolvimento Pessoal Gestão de Pessoas Iniciativa da Enap criada em parceria com a UnB, a qual possibilitou formar um time de pesquisadores para produzir produtos ágeis (em sua maioria relatórios) que são utilizados para melhorar a tomada de decisão do governo relacionada ao desenho, monitoramento e avaliação de políticas públicas. 2022-05-16T20:06:16Z 2022-05-16T20:06:16Z 2022-04 Folders/Cartilhas Manual/Modelo http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7005 Idioma::Português:portuguese:pt Escola Nacional de Administração Pública (Brasil) Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa). application/pdf Escola Nacional de Administração Pública (Enap) Universidade de Brasília (UnB) |
institution |
ENAP-Escola Nacional de Administração Pública |
collection |
Repositório Institucional da ENAP |
first_indexed |
2024-03-19T09:34:40Z |
last_indexed |
2024-03-19T09:34:40Z |
language |
Português |
topic |
educação formação técnica ensino profissional ensino técnico 04. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
spellingShingle |
educação formação técnica ensino profissional ensino técnico 04. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. Ogava, Bruno Reis, Breno Salomon Adamczyk, Willian Experiências internacionais em formação técnica e profissionalizante: benchmarking de países selecionados |
topic_facet |
educação formação técnica ensino profissional ensino técnico 04. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
description |
A formação técnica e profissionalizante (FTP), também chamada de educação profissional, se refere aos processos educacionais que envolvem o estudo de tecnologias e à aquisição de habilidades práticas, compreensão e conhecimentos relacionados a diversas ocupações dos diferentes setores da vida econômica e social (UNESCO, 2002). Essa definição é bastante ampla, englobando as distintas práticas presentes em diversos países e abrangendo tanto a formação formal, entendida como os programas técnicos e profissionalizantes ofertados junto ao sistema de ensino; não-formal, entendida como cursos e treinamentos ofertados à parte do sistema de ensino; e informal, referente ao “aprender fazendo” e à aquisição de habilidades pessoais, os quais ocorrem ao nível individual (HANNI, 2019). Em suma, a FTP é todo tipo de aprendizado com foco no desenvolvimento de competências e habilidades técnicas para suprir demandas do mercado de trabalho e pode acontecer tanto nas etapas de educação básica, superior ou em forma de cursos livres. |
author2 |
Evidência Express (EvEx) |
author_facet |
Evidência Express (EvEx) Ogava, Bruno Reis, Breno Salomon Adamczyk, Willian |
format |
Folders/Cartilhas Manual/Modelo |
author |
Ogava, Bruno Reis, Breno Salomon Adamczyk, Willian |
author_sort |
Ogava, Bruno |
title |
Experiências internacionais em formação técnica e profissionalizante: benchmarking de países selecionados |
title_short |
Experiências internacionais em formação técnica e profissionalizante: benchmarking de países selecionados |
title_full |
Experiências internacionais em formação técnica e profissionalizante: benchmarking de países selecionados |
title_fullStr |
Experiências internacionais em formação técnica e profissionalizante: benchmarking de países selecionados |
title_full_unstemmed |
Experiências internacionais em formação técnica e profissionalizante: benchmarking de países selecionados |
title_sort |
experiências internacionais em formação técnica e profissionalizante: benchmarking de países selecionados |
publisher |
Escola Nacional de Administração Pública (Enap) |
publishDate |
2022 |
url |
http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7005 |
_version_ |
1793946687508578304 |
score |
10.920854 |