Inovação incremental na gestão de pessoas do Ministério da Saúde como resposta de enfrentamento no contexto da pandemia do SARS-COV 2.

O ano de 2020 foi marcado pelo aparecimento global da Covid-19, que é uma infecção respiratória aguda causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, potencialmente grave, de elevada transmissibilidade. Neste cenário e no contexto organizacional do Ministério da Saúde, os gestores se viram obrigados a adota...

Full description

Saved in:
Main Author: Leite, Antonia Ferreira
Other Authors: Gonçalves, Sonia Maria Goulart (Orientadora)
Format: Monografia/ TCC
Language:Português
Published: Escola Nacional de Administração Pública (Enap) 2021
Subjects:
Online Access:http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/6607
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
Summary:O ano de 2020 foi marcado pelo aparecimento global da Covid-19, que é uma infecção respiratória aguda causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, potencialmente grave, de elevada transmissibilidade. Neste cenário e no contexto organizacional do Ministério da Saúde, os gestores se viram obrigados a adotar novas dinâmicas e readequações nos processos de trabalho, numa perspectiva de manutenção dos resultados organizacionais. Este estudo vislumbrou explicitar o quanto gestores, servidores e colaboradores da Subsecretaria de Assuntos Administrativos (SAA/SE/MS), proativa ou reativamente, implementaram ações inovadoras, de forma incremental, nas suas unidades e rotinas. Este artigo está estruturado em cinco partes. A primeira parte apresenta o estudo de forma panorâmica, situando o leitor no teor da pesquisa realizada, dos achados e das conclusões. A segunda parte apresenta os aspectos conceituais e o estado da arte que referenciam as temáticas de inovação em sentido lato, inovação incremental, e Gestão de Pessoas em contextos de organizações públicas, o que propiciou realizar algumas correlações entre os achados da literatura e as experimentações práticas no contexto pesquisado. A terceira parte tratou do método aplicado para coleta de dados e tratamentos dispensados para compreensão dos achados. A quarta parte diz respeito à análise dos achados da pesquisa e as discussões à luz da literatura referenciada, e a quinta parte traz as conclusões e recomendações, sem a pretensão de esgotar o assunto.