Linguagem, comunicação e engajamento de servidores públicos: o contexto do IFB - campus Brasília

Este trabalho tem como objetivo identificar quais as variáveis existentes no tripé comunicação-linguagem-engajamento, como elas se manifestam, como se articulam e quais os resultados desta engrenagem interacional. Dessa forma, obtém-se como resultado as percepções compartilhadas de servidores púb...

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Main Author: Souza, Júnio César Batista de
Other Authors: Pantoja, Maria Júlia (Orientadora)
Format: Monografia/ TCC
Language:Português
Published: Escola Nacional de Administração Pública (Enap) 2021
Subjects:
Online Access:http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/6592
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Summary:Este trabalho tem como objetivo identificar quais as variáveis existentes no tripé comunicação-linguagem-engajamento, como elas se manifestam, como se articulam e quais os resultados desta engrenagem interacional. Dessa forma, obtém-se como resultado as percepções compartilhadas de servidores públicos de uma instituição educacional acercade dos níveis de engajamento. E partindo da suposição de que que os processos de comunicação e a linguagem exercem efeitos sobre os níveis de engajamento dos indivíduos e equipes que atuam em instituições educacionais públicas, elegeu-se como locus da pesquisa o InstitutoFederal de Brasília - IFB, Campus Brasília. A pesquisa é caracterizada como estudo de caso implementado no ano de 2021. Este marco temporal delimita as fronteiras de análise tanto pela perspectiva cronológica quanto pela social. A investigaçãose restringirá na análise dos dados coletados por meio de um survey o qual contemplou perguntas de natureza motivacional, todas relacionadas à atuação do servidor dentro do espaço o qual ele está inserido, perpassando pelas esferas do perfil demográfico, da linguagem e comunicação e do engajamento. O presente artigo está dividido em três partes. Na primeira, serão apresentadas e discutidas questões teóricas importantes sobre a linguagem e comunicação; e engajamento dos servidores que podem ser aplicadas na área da administração pública de forma geral. Na segunda, será apresentada a metodologia como alicerce para o estudo e suas particularidades. E na terceira e última parte, apresentaremos uma discussão dos dados coletados com base no instrumento de pesquisa eleito como norteador para esta pesquisa.