Competências para governança de tecnologia da informação no Ministério da Economia
A Coordenação-Geral de Estratégia e Gestão de TI possui o papel de agregar informações estratégicas de todas as unidades de Tecnologia da Informação do Ministério da Economia, visando suportar a governança de TI, exercida pelo Comitê de Governança Digital. As ações de governança de TI devem não a...
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Format: | Monografia/ TCC |
Language: | Português |
Published: |
Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
2021
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Online Access: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/6578 |
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oai:repositorio.enap.gov.br:1-65782021-12-17T14:09:27Z Competências para governança de tecnologia da informação no Ministério da Economia Motta, Rachel Oliveira Correa da Flexa, Raquel Gonçalves Coimbra (Orientadora) governança competências desenvolvimento tecnologia da informação A Coordenação-Geral de Estratégia e Gestão de TI possui o papel de agregar informações estratégicas de todas as unidades de Tecnologia da Informação do Ministério da Economia, visando suportar a governança de TI, exercida pelo Comitê de Governança Digital. As ações de governança de TI devem não apenas contribuir para aperfeiçoar os mecanismos de priorização e harmonização das ações de inovação e governo digital, como também privilegiar resultados efetivos. Nesse sentido, o presente artigo levanta as 30 principais competências necessárias para a Gestão da Estratégia de TI – um dos processos de Governança de TI - e propõe diversas soluções de aprendizagem para o desenvolvimento da equipe. A condução do mapeamento das competências seguiu a metodologia do Ministério da Fazenda, tendo em vista sua possível utilização para mapeamento de competências no Ministério da Economia. Ao final desta pesquisa, chegou-se à conclusão de que são necessários ajustes na metodologia e na ferramenta utilizada: (1) a avaliação dos gaps deve ser realizada de acordo com as atribuições de cada membro da equipe e não por carreiras; (2) a utilização da moda para o cálculo dos gaps traz resultados mais próximos à realidade da equipe do que a utilização da média; (3) a ferramenta para o mapeamento está tecnologicamente defasada e não considera todos os insumos para o roteiro de desenvolvimento de competências; (4) o formulário de autoavaliação não deve ser a única ferramenta para mensuração dos gaps. Novos estudos devem ser realizados para avaliação da efetividade das soluções de aprendizagem para o fechamento dos gaps nessa ou em outras equipes de governança de TI. 49 páginas Governança Inovação 2021-08-27T22:12:47Z 2021-08-27T22:12:47Z 2021-06 Monografia/TCC http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/6578 Idioma::Português:portuguese:pt Rachel Oliveira Correa da Motta Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original. application/pdf Escola Nacional de Administração Pública (Enap) |
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A Coordenação-Geral de Estratégia e Gestão de TI possui o papel de agregar
informações estratégicas de todas as unidades de Tecnologia da Informação do Ministério da
Economia, visando suportar a governança de TI, exercida pelo Comitê de Governança Digital.
As ações de governança de TI devem não apenas contribuir para aperfeiçoar os mecanismos de
priorização e harmonização das ações de inovação e governo digital, como também privilegiar
resultados efetivos. Nesse sentido, o presente artigo levanta as 30 principais competências
necessárias para a Gestão da Estratégia de TI – um dos processos de Governança de TI - e
propõe diversas soluções de aprendizagem para o desenvolvimento da equipe. A condução do
mapeamento das competências seguiu a metodologia do Ministério da Fazenda, tendo em vista
sua possível utilização para mapeamento de competências no Ministério da Economia. Ao final
desta pesquisa, chegou-se à conclusão de que são necessários ajustes na metodologia e na
ferramenta utilizada: (1) a avaliação dos gaps deve ser realizada de acordo com as atribuições
de cada membro da equipe e não por carreiras; (2) a utilização da moda para o cálculo dos gaps
traz resultados mais próximos à realidade da equipe do que a utilização da média; (3) a
ferramenta para o mapeamento está tecnologicamente defasada e não considera todos os
insumos para o roteiro de desenvolvimento de competências; (4) o formulário de autoavaliação
não deve ser a única ferramenta para mensuração dos gaps. Novos estudos devem ser realizados
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