A formação em agronomia na educação do campo e os impactos para o desenvolvimento das áreas de reforma agrária
O presente artigo busca investigar qual o impacto da formação em Agronomia pelo Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) no desenvolvimento das áreas de reforma agrária. Foi escolhido o curso de Agronomia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), campus Iturama, para est...
Saved in:
Main Author: | |
---|---|
Other Authors: | |
Format: | Monografia/ TCC |
Language: | Português |
Published: |
Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
2020
|
Subjects: | |
Online Access: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/6166 |
Tags: |
Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
|
id |
oai:repositorio.enap.gov.br:1-6166 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:repositorio.enap.gov.br:1-61662021-12-17T14:04:15Z A formação em agronomia na educação do campo e os impactos para o desenvolvimento das áreas de reforma agrária Dias, Fabrício Souza Escrivão Filho, Antônio Sergio (Orientador) educação do campo agronomia desenvolvimento regional reforma agrária agricultura 02. Fome zero e agricultura sustentável - Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável. 04. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. O presente artigo busca investigar qual o impacto da formação em Agronomia pelo Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) no desenvolvimento das áreas de reforma agrária. Foi escolhido o curso de Agronomia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), campus Iturama, para este estudo. O objetivo geral do trabalho é analisar tal impacto. Os objetivos específicos são avaliar o desenho da política pública do Pronera e elenco de impactos, assim como comparar os projetos pedagógicos das turmas regulares da universidade e do Pronera. Para tanto, foi realizada pesquisa bibliográfica e análise documental referente ao curso e às atividades dos educandos. Após a análise, percebeu-se que os educandos são o elemento principal de impacto nas áreas de reforma agrária ao se considerar o seu caráter transformador, sua defesa da agricultura familiar e seu diálogo de saberes. 35 Páginas Gestão Pública Meio Ambiente 2021-03-15T23:05:29Z 2021-03-15T23:05:29Z 2020-11 Monografia/TCC http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/6166 Idioma::Português:portuguese:pt Fabrício Souza Dias Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original. application/pdf Escola Nacional de Administração Pública (Enap) |
institution |
ENAP-Escola Nacional de Administração Pública |
collection |
Repositório Institucional da ENAP |
first_indexed |
2024-03-19T09:36:18Z |
last_indexed |
2024-03-19T09:36:18Z |
language |
Português |
topic |
educação do campo agronomia desenvolvimento regional reforma agrária agricultura 02. Fome zero e agricultura sustentável - Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável. 04. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
spellingShingle |
educação do campo agronomia desenvolvimento regional reforma agrária agricultura 02. Fome zero e agricultura sustentável - Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável. 04. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. Dias, Fabrício Souza A formação em agronomia na educação do campo e os impactos para o desenvolvimento das áreas de reforma agrária |
topic_facet |
educação do campo agronomia desenvolvimento regional reforma agrária agricultura 02. Fome zero e agricultura sustentável - Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável. 04. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
description |
O presente artigo busca investigar qual o impacto da formação em Agronomia pelo Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) no desenvolvimento das áreas de reforma agrária. Foi escolhido o curso de Agronomia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), campus Iturama, para este estudo. O objetivo geral do trabalho é analisar tal impacto. Os objetivos específicos são avaliar o desenho da política pública do Pronera e elenco de impactos, assim como comparar os projetos pedagógicos das turmas regulares da universidade e do Pronera. Para tanto, foi realizada pesquisa bibliográfica e análise documental referente ao curso e às atividades dos educandos. Após a análise, percebeu-se que os educandos são o elemento principal de impacto nas áreas de reforma agrária ao se considerar o seu caráter transformador, sua defesa da agricultura familiar e seu diálogo de saberes. |
author2 |
Escrivão Filho, Antônio Sergio (Orientador) |
author_facet |
Escrivão Filho, Antônio Sergio (Orientador) Dias, Fabrício Souza |
format |
Monografia/ TCC |
author |
Dias, Fabrício Souza |
author_sort |
Dias, Fabrício Souza |
title |
A formação em agronomia na educação do campo e os impactos para o desenvolvimento das áreas de reforma agrária |
title_short |
A formação em agronomia na educação do campo e os impactos para o desenvolvimento das áreas de reforma agrária |
title_full |
A formação em agronomia na educação do campo e os impactos para o desenvolvimento das áreas de reforma agrária |
title_fullStr |
A formação em agronomia na educação do campo e os impactos para o desenvolvimento das áreas de reforma agrária |
title_full_unstemmed |
A formação em agronomia na educação do campo e os impactos para o desenvolvimento das áreas de reforma agrária |
title_sort |
formação em agronomia na educação do campo e os impactos para o desenvolvimento das áreas de reforma agrária |
publisher |
Escola Nacional de Administração Pública (Enap) |
publishDate |
2020 |
url |
http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/6166 |
_version_ |
1793946789814992896 |
score |
10.920854 |