A formação em agronomia na educação do campo e os impactos para o desenvolvimento das áreas de reforma agrária

O presente artigo busca investigar qual o impacto da formação em Agronomia pelo Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) no desenvolvimento das áreas de reforma agrária. Foi escolhido o curso de Agronomia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), campus Iturama, para est...

Full description

Saved in:
Main Author: Dias, Fabrício Souza
Other Authors: Escrivão Filho, Antônio Sergio (Orientador)
Format: Monografia/ TCC
Language:Português
Published: Escola Nacional de Administração Pública (Enap) 2020
Subjects:
Online Access:http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/6166
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
id oai:repositorio.enap.gov.br:1-6166
recordtype dspace
spelling oai:repositorio.enap.gov.br:1-61662021-12-17T14:04:15Z A formação em agronomia na educação do campo e os impactos para o desenvolvimento das áreas de reforma agrária Dias, Fabrício Souza Escrivão Filho, Antônio Sergio (Orientador) educação do campo agronomia desenvolvimento regional reforma agrária agricultura 02. Fome zero e agricultura sustentável - Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável. 04. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. O presente artigo busca investigar qual o impacto da formação em Agronomia pelo Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) no desenvolvimento das áreas de reforma agrária. Foi escolhido o curso de Agronomia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), campus Iturama, para este estudo. O objetivo geral do trabalho é analisar tal impacto. Os objetivos específicos são avaliar o desenho da política pública do Pronera e elenco de impactos, assim como comparar os projetos pedagógicos das turmas regulares da universidade e do Pronera. Para tanto, foi realizada pesquisa bibliográfica e análise documental referente ao curso e às atividades dos educandos. Após a análise, percebeu-se que os educandos são o elemento principal de impacto nas áreas de reforma agrária ao se considerar o seu caráter transformador, sua defesa da agricultura familiar e seu diálogo de saberes. 35 Páginas Gestão Pública Meio Ambiente 2021-03-15T23:05:29Z 2021-03-15T23:05:29Z 2020-11 Monografia/TCC http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/6166 Idioma::Português:portuguese:pt Fabrício Souza Dias Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original. application/pdf Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
institution ENAP-Escola Nacional de Administração Pública
collection Repositório Institucional da ENAP
first_indexed 2024-03-19T09:36:18Z
last_indexed 2024-03-19T09:36:18Z
language Português
topic educação do campo
agronomia
desenvolvimento regional
reforma agrária
agricultura
02. Fome zero e agricultura sustentável - Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.
04. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
spellingShingle educação do campo
agronomia
desenvolvimento regional
reforma agrária
agricultura
02. Fome zero e agricultura sustentável - Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.
04. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Dias, Fabrício Souza
A formação em agronomia na educação do campo e os impactos para o desenvolvimento das áreas de reforma agrária
topic_facet educação do campo
agronomia
desenvolvimento regional
reforma agrária
agricultura
02. Fome zero e agricultura sustentável - Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.
04. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
description O presente artigo busca investigar qual o impacto da formação em Agronomia pelo Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) no desenvolvimento das áreas de reforma agrária. Foi escolhido o curso de Agronomia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), campus Iturama, para este estudo. O objetivo geral do trabalho é analisar tal impacto. Os objetivos específicos são avaliar o desenho da política pública do Pronera e elenco de impactos, assim como comparar os projetos pedagógicos das turmas regulares da universidade e do Pronera. Para tanto, foi realizada pesquisa bibliográfica e análise documental referente ao curso e às atividades dos educandos. Após a análise, percebeu-se que os educandos são o elemento principal de impacto nas áreas de reforma agrária ao se considerar o seu caráter transformador, sua defesa da agricultura familiar e seu diálogo de saberes.
author2 Escrivão Filho, Antônio Sergio (Orientador)
author_facet Escrivão Filho, Antônio Sergio (Orientador)
Dias, Fabrício Souza
format Monografia/ TCC
author Dias, Fabrício Souza
author_sort Dias, Fabrício Souza
title A formação em agronomia na educação do campo e os impactos para o desenvolvimento das áreas de reforma agrária
title_short A formação em agronomia na educação do campo e os impactos para o desenvolvimento das áreas de reforma agrária
title_full A formação em agronomia na educação do campo e os impactos para o desenvolvimento das áreas de reforma agrária
title_fullStr A formação em agronomia na educação do campo e os impactos para o desenvolvimento das áreas de reforma agrária
title_full_unstemmed A formação em agronomia na educação do campo e os impactos para o desenvolvimento das áreas de reforma agrária
title_sort formação em agronomia na educação do campo e os impactos para o desenvolvimento das áreas de reforma agrária
publisher Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
publishDate 2020
url http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/6166
_version_ 1793946789814992896
score 10.920854