Categoria Acadêmico Regulação Econômica 2º Lugar: Livre mercado no transporte aéreo: Um balanço evolutivo - avaliação econométrica das tendências de indicadores econômicos e operacionais do setor aéreo entre 2002 a 2012
Este trabalho tem por finalidade efetuar uma avaliação e um balanço de mais de uma década de medidas pró-livre mercado no transporte aéreo brasileiro. Por meio de modelagem econométrica sistêmica do setor e utilizando os principais dados e estatísticas disponíveis, efetuou-se a estimação de um conju...
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Format: | Monografia/ TCC |
Language: | Português |
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Esaf
2016
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Online Access: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5871 |
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oai:repositorio.enap.gov.br:1-58712020-12-14T23:02:39Z Categoria Acadêmico Regulação Econômica 2º Lugar: Livre mercado no transporte aéreo: Um balanço evolutivo - avaliação econométrica das tendências de indicadores econômicos e operacionais do setor aéreo entre 2002 a 2012 Oliviera, Alessandro Vinicius Marques de avaliação tecnológica transporte aéreo análise econômica economia de nercado ANAC 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis. Este trabalho tem por finalidade efetuar uma avaliação e um balanço de mais de uma década de medidas pró-livre mercado no transporte aéreo brasileiro. Por meio de modelagem econométrica sistêmica do setor e utilizando os principais dados e estatísticas disponíveis, efetuou-se a estimação de um conjunto de equações comportamentais voltadas a aspectos econômicos e operacionais do setor. Por meio de análises ceteris paribus das tendências estimadas de longo prazo, e de potenciais quebras estruturais nessas tendências, efetuou-se um estudo empírico que abordou diversas métricas de relevância da indústria, com vistas a entender a evolução recente da aviação comercial no país. Em particular, foco especial foi dado à análise da efetividade e qualidade da desregulação econômica propiciada pela Política de Flexibilização iniciada na década de 1990 e ratificada pela instauração da Lei de Criação da ANAC, e efetiva constituição da agência, em 2006. Dentre os principais resultados, confirmou-se as tendências de aumento acima da economia na demanda, o efeito inicial benéfico da entrada das primeiras empresas “low cost” e a queda de preços das passagens aéreas, fatores que incorporaram o transporte aéreo à cesta de consumo de milhões de passageiros pelo Brasil afora. Por outro lado, foi possível observar desafios regulatórios importantes, como tendência à redução no número de concorrentes e à maior concentração aeroportuária. No que tange as operações de voo, foi estimado que a eficiência energética das aeronaves das companhias aéreas foi nitidamente incrementada, potencialmente gerando uma operação mais ambientalmente efetiva, com redução de emissão de poluentes. 87 páginas Orçamento e Finanças Monografia publicada no Prêmio ANAC 10 anos - acadêmico e jornalístico - 2016 Prêmio ANAC 10 Anos 2020-12-08T22:08:06Z 2020-12-08T22:08:06Z 2016 Monografia/TCC http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5871 Idioma::Português:portuguese:pt Alessandro Vinicius Marques de Oliviera Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original. application/pdf Esaf |
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Este trabalho tem por finalidade efetuar uma avaliação e um balanço de mais de uma década de medidas pró-livre mercado no transporte aéreo brasileiro. Por meio de modelagem econométrica sistêmica do setor e utilizando os principais dados e estatísticas disponíveis, efetuou-se a estimação de um conjunto de equações comportamentais voltadas a aspectos econômicos e operacionais do setor. Por meio de análises ceteris paribus das tendências estimadas de longo prazo, e de potenciais quebras estruturais nessas tendências, efetuou-se um estudo empírico que abordou diversas métricas de relevância da indústria, com vistas a entender a evolução recente da aviação comercial no país. Em particular, foco especial foi dado à análise da efetividade e qualidade da desregulação econômica propiciada pela Política de Flexibilização iniciada na década de 1990 e ratificada pela instauração da Lei de Criação da ANAC, e efetiva constituição da agência, em 2006. Dentre os principais resultados, confirmou-se as tendências de aumento acima da economia na demanda, o efeito inicial benéfico da entrada das primeiras empresas “low cost” e a queda de preços das passagens aéreas, fatores que incorporaram o transporte aéreo à cesta de consumo de milhões de passageiros pelo Brasil afora. Por outro lado, foi possível observar desafios regulatórios importantes, como tendência à redução no número de concorrentes e à maior concentração aeroportuária. No que tange as operações de voo, foi estimado que a eficiência energética das aeronaves das companhias aéreas foi nitidamente incrementada, potencialmente gerando uma operação mais ambientalmente efetiva, com redução de emissão de poluentes. |
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