Categoria Profissionais 2° Lugar: Transparência pública e controle social na era da internet: uma discussão sobre o legislativo na América do Sul

As jovens e frágeis democracias sul-americanas se encontram em um momento crucial para sua consolidação. Se de um lado enfrentam deficiências institucionais e restrições econômicas, de outro moldam e são moldadas pela sociedade da informação. Esse termo, cunhado para designar a revolução informacion...

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Main Author: Araújo, Wagner Frederico Gomes de
Format: Monografia/ TCC
Language:Português
Published: Esaf 2008
Subjects:
Online Access:http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5508
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spelling oai:repositorio.enap.gov.br:1-55082020-12-14T23:02:49Z Categoria Profissionais 2° Lugar: Transparência pública e controle social na era da internet: uma discussão sobre o legislativo na América do Sul Araújo, Wagner Frederico Gomes de corrupção internet Poder Legislativo democracia controle social sociedade da informação transparência pública 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis. As jovens e frágeis democracias sul-americanas se encontram em um momento crucial para sua consolidação. Se de um lado enfrentam deficiências institucionais e restrições econômicas, de outro moldam e são moldadas pela sociedade da informação. Esse termo, cunhado para designar a revolução informacional dos últimos anos, designa a capacidade de acesso de qualquer informação a partir de qualquer ponto da rede mundial, a Internet. A influência da Internet sobre as instituições e atores políticos ainda é incerta e pouco estudada. Especificamente no caso das instituições legislativas, a Internet pode emergir como um importante canal de disponibilização de informações, de manifestação de preferências por parte dos cidadãos e de controle e transparência. Tais considerações são válidas não só para o próprio Legislativo, mas, principalmente, deste sobre o Executivo. Agindo assim o Poder Legislativo se torna mais um agente da sociedade para prevenção e controle da corrupção no Poder Executivo. Essas possibilidades afetariam diretamente as relações de accountability vertical, accountability horizontal e responsividade. Essa discussão subsidiou a construção da metodologia de análise deste trabalho sobre o uso da Internet, especificamente dos websites, pelos parlamentos sul-americanos. Buscou-se verificar até que ponto esses sites se configuram como instrumentos de transparência e controle social sobre o próprio parlamento e sobre o controle que as casas legislativas exercem sobre o Poder Executivo em prol de seus representados. A coleta de dados, realizada em 17 websites parlamentares em 10 países da América do Sul, revelou dados importantes. Informações essenciais como a legislação nacional, a identificação dos representantes e a organização e funcionamento das casas legislativas, estão presentes em todos os casos observados. Em relação às três dimensões analisadas, há predominância das dimensões accountability vertical e responsividade sobre a accountability horizontal, corroborando as idéias de O’Donnell sobre a fragilidade das instituições latino-americanas. Em geral os melhores resultados foram obtidos pelos sites com foco na accountability vertical e horizontal. Conclui-se o trabalho destacando alguns avanços notáveis observados, como canais de interlocução inovadores, sistemas de registro e acompanhamento de denúncias, espaços para manifestação de preferências por parte dos cidadãos e instrumentos para prestação de contas dos representantes. Longe de substituir os mecanismos tradicionais de controle social e transparência, a Internet se mostra como um instrumento potencialmente importante para auxiliar a consolidação das instituições governamentais na América do Sul. 82 páginas Ética, Cidadania e Diversidade Texto publicado no 3º Concurso de Monografias da CGU - 2008 2020-10-13T20:03:44Z 2020-10-13T20:03:44Z 2008 Monografia/TCC http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5508 Idioma::Português:portuguese:pt Wagner Frederico Gomesde Araújo Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original. application/pdf Esaf
institution ENAP-Escola Nacional de Administração Pública
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description As jovens e frágeis democracias sul-americanas se encontram em um momento crucial para sua consolidação. Se de um lado enfrentam deficiências institucionais e restrições econômicas, de outro moldam e são moldadas pela sociedade da informação. Esse termo, cunhado para designar a revolução informacional dos últimos anos, designa a capacidade de acesso de qualquer informação a partir de qualquer ponto da rede mundial, a Internet. A influência da Internet sobre as instituições e atores políticos ainda é incerta e pouco estudada. Especificamente no caso das instituições legislativas, a Internet pode emergir como um importante canal de disponibilização de informações, de manifestação de preferências por parte dos cidadãos e de controle e transparência. Tais considerações são válidas não só para o próprio Legislativo, mas, principalmente, deste sobre o Executivo. Agindo assim o Poder Legislativo se torna mais um agente da sociedade para prevenção e controle da corrupção no Poder Executivo. Essas possibilidades afetariam diretamente as relações de accountability vertical, accountability horizontal e responsividade. Essa discussão subsidiou a construção da metodologia de análise deste trabalho sobre o uso da Internet, especificamente dos websites, pelos parlamentos sul-americanos. Buscou-se verificar até que ponto esses sites se configuram como instrumentos de transparência e controle social sobre o próprio parlamento e sobre o controle que as casas legislativas exercem sobre o Poder Executivo em prol de seus representados. A coleta de dados, realizada em 17 websites parlamentares em 10 países da América do Sul, revelou dados importantes. Informações essenciais como a legislação nacional, a identificação dos representantes e a organização e funcionamento das casas legislativas, estão presentes em todos os casos observados. Em relação às três dimensões analisadas, há predominância das dimensões accountability vertical e responsividade sobre a accountability horizontal, corroborando as idéias de O’Donnell sobre a fragilidade das instituições latino-americanas. Em geral os melhores resultados foram obtidos pelos sites com foco na accountability vertical e horizontal. Conclui-se o trabalho destacando alguns avanços notáveis observados, como canais de interlocução inovadores, sistemas de registro e acompanhamento de denúncias, espaços para manifestação de preferências por parte dos cidadãos e instrumentos para prestação de contas dos representantes. Longe de substituir os mecanismos tradicionais de controle social e transparência, a Internet se mostra como um instrumento potencialmente importante para auxiliar a consolidação das instituições governamentais na América do Sul.
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