Gestão socioambiental: instrumento para a consolidação de uma visão sistêmica nos processos de produção e consumo sustentáveis - uma análise no âmbito das compras públicas sustentáveis.

O conhecimento científico contemporâneo tem propiciado um novo olhar sobre as questões ambientais, propondo um pensamento mais integral, capaz de perceber os diferentes processos relacionados às problemáticas sobre as inter-relações entre ser humano e meio ambiente. A partir desta perspectiva, este...

Full description

Saved in:
Main Author: Alves, Célia Regina de Castro
Other Authors: Inoue, Cristina (Orientadora)
Format: Monografia/ TCC
Language:Português
Published: Escola Nacional de Administração Pública (Enap) 2020
Subjects:
Online Access:http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5356
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
Summary:O conhecimento científico contemporâneo tem propiciado um novo olhar sobre as questões ambientais, propondo um pensamento mais integral, capaz de perceber os diferentes processos relacionados às problemáticas sobre as inter-relações entre ser humano e meio ambiente. A partir desta perspectiva, este artigo analisa a submeta do ODS 12 referente à promoção de prática de Compras Públicas Sustentáveis - CPS como mecanismo para fortalecer o estabelecimento de padrões de produção e consumo sustentável, tendo em vista os compromissos assumidos no âmbito da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Apresenta a gestão socioambiental como instrumento de consolidação de uma visão sistêmica para novos paradigmas gerenciais. A opção metodológica foi a revisão bibliográfica e análise de dados quantitativo e qualitativo das CPS na Administração Pública Federal, dos últimos dez anos. Os resultados da análise estão pautados na sustentabilidade dos recursos naturais, e a conclusão é de que a política orientadora das CPS está atrelada à forma em que os atores governamentais concebem o desenvolvimento.