A inclusão social dos catadores de materiais recicláveis do lixão da Estrutural, em Brasília/ DF, e as Políticas Nacional e Distrital de Resíduos Sólidos.

O artigo buscou avaliar os resultados da política pública de inclusão social dos catadores de materiais recicláveis, no tocante ao reconhecimento do seu papel social, da melhoria das condições de trabalho e de oportunidades de inclusão social e econômica após o fechamento do Lixão da Estrutural, pa...

Full description

Saved in:
Main Author: Luiz, Bruno Nóbrega
Other Authors: Rossi, Maria Sílvia (Orientadora)
Format: Monografia/ TCC
Language:Português
Published: Escola Nacional de Administração Pública (Enap) 2020
Subjects:
Online Access:http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5355
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
Summary:O artigo buscou avaliar os resultados da política pública de inclusão social dos catadores de materiais recicláveis, no tocante ao reconhecimento do seu papel social, da melhoria das condições de trabalho e de oportunidades de inclusão social e econômica após o fechamento do Lixão da Estrutural, partindo da seguinte pergunta: “O que mudou na vida dos catadores de materiais recicláveis do Lixão da Estrutural, no Distrito Federal, após o seu fechamento, em janeiro de 2018”. Embora gere vantagens ambientais indiscutíveis, sobressaem desafios nos aspectos sociais e econômicos para este segmento. A coleta de materiais recicláveis constitui, para muitos trabalhadores, única forma de garantir sobrevivência e possibilidade de inclusão no mercado de trabalho. Neste trabalho, o advento da pandemia levou à utilização de fontes secundárias, mediante entrevistas em matérias jornalísticas, para a construção do diagnóstico da nova situação, com foco na percepção das relações de trabalho, as condições em que desempenhavam suas funções e as práticas do trabalho em cooperativas de reciclagem. As análises revelaram avanços obtidos no contexto histórico de relações de trabalho precárias e informais dos catadores e suas organizações. Ainda existem importantes desafios no processo de melhoria das condições de vida destes trabalhadores na transação da informalidade para a economia formal do Distrito Federal.