Pareceres de Ruy Cirne Lima: marca de comércio

O vocábulo 'borbonha', com que se constitui a marca cujo registro postula a consulente, é denominação de fantasia, não correspondendo a voz conhecida da língua portuguesa. Denota, ele, afinidade morfológica com a voz 'borboinha', o mesmo que borborinho (Cândido de Figueiredo, Nov...

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Main Author: Lima, Ruy Cirne
Format: Artigo
Language:Português
Published: Fundação Centro de Formação do Servidor Público (FUNCEP) 1982
Subjects:
Online Access:http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5124
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Summary:O vocábulo 'borbonha', com que se constitui a marca cujo registro postula a consulente, é denominação de fantasia, não correspondendo a voz conhecida da língua portuguesa. Denota, ele, afinidade morfológica com a voz 'borboinha', o mesmo que borborinho (Cândido de Figueiredo, Novo dicionário da língua portuguesa, 4 ed., Lisboa, s.d. 1.1, sub verbo, p. 301). Afinidade fonética associao já a 'borbônia', gênero de plantas leguminosas (Cândido de Fi-gueiredo, Novo dicionário da língua portuguesa, t.l, sub verbo, p. 301), já a 'borbone', que, em italiano, designa, variedade de café (Battistialessio, Dizionario etimológico italiano, t. I, Firenze, 1950, sub verbo, p. 561) e eqüivale ao português 'burboni', com a mesma acepção (A. Buarque de Holanda, Pequeno dicionário brasileiro da língua portuguesa, 10 ed., Rio de Janeiro, s.d. sub verbo, p. 198).