3º Lugar - Iniciativas de Inovação: SKYLOGS - aplicativo para diário de bordo eletrônico

Hoje em dia os registros de voos contidos em diário de bordo são obrigatoriamente mantidos em formato de papel. A própria criação de um registro de voo pelo tripulante está sujeita a erros (pois exige uma série de cálculos a serem feitos baseados em diversos aspectos do voo) e na maioria das vezes o...

Full description

Saved in:
Main Authors: Pinheiro, Fernando Venancio, Dabarian, Victor Richa
Format: Monografia/ TCC
Language:Português
Published: Escola de Administração Fazendária (Esaf) 2016
Subjects:
Online Access:http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4961
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
id oai:repositorio.enap.gov.br:1-4961
recordtype dspace
spelling oai:repositorio.enap.gov.br:1-49612020-12-14T23:01:43Z 3º Lugar - Iniciativas de Inovação: SKYLOGS - aplicativo para diário de bordo eletrônico Pinheiro, Fernando Venancio Dabarian, Victor Richa aviação civil transporte áereo diário de bordo eletrônico aplicativo inovação Hoje em dia os registros de voos contidos em diário de bordo são obrigatoriamente mantidos em formato de papel. A própria criação de um registro de voo pelo tripulante está sujeita a erros (pois exige uma série de cálculos a serem feitos baseados em diversos aspectos do voo) e na maioria das vezes o respectivo tripulante cria o registro de voo no fim do voo ou de sua jornada de trabalho, quando o nível de cansaço já é alto. E o que constatamos estudando o mercado de empresas de táxi aéreo é a falta de tecnologia que suporte esse tipo de operação. Manter ou gerenciar registros na forma de papel dentro de uma empresa que trabalha com fretamentos de voo se torna uma tarefa trabalhosa. A compilação das horas voadas para fins de manutenção é muitas vezes demorada, fazendo com que, por exemplo, o setor de Controle Técnico de Manutenção da empresa sofra atrasos. O acesso aos dados para fins de análise é praticamente impossível. Não é fácil, por exemplo, responder às seguintes perguntas: quantas horas o tripulante A voou este ano? Quantos pousos a aeronave PP-AAA teve nas últimas duas semanas? Etc. Prêmio Aviação - Conhecimento e Inovação, 14 páginas Inovação 2020-05-19T17:52:44Z 2020-05-19T17:52:44Z 2016-04 Monografia/TCC http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4961 Idioma::Português:portuguese:pt Fernando Venancio Pinheiro Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original. application/pdf Escola de Administração Fazendária (Esaf)
institution ENAP-Escola Nacional de Administração Pública
collection Repositório Institucional da ENAP
first_indexed 2024-03-19T09:34:10Z
last_indexed 2024-03-19T09:34:10Z
language Português
topic aviação civil
transporte áereo
diário de bordo eletrônico
aplicativo
inovação
spellingShingle aviação civil
transporte áereo
diário de bordo eletrônico
aplicativo
inovação
Pinheiro, Fernando Venancio
Dabarian, Victor Richa
3º Lugar - Iniciativas de Inovação: SKYLOGS - aplicativo para diário de bordo eletrônico
topic_facet aviação civil
transporte áereo
diário de bordo eletrônico
aplicativo
inovação
description Hoje em dia os registros de voos contidos em diário de bordo são obrigatoriamente mantidos em formato de papel. A própria criação de um registro de voo pelo tripulante está sujeita a erros (pois exige uma série de cálculos a serem feitos baseados em diversos aspectos do voo) e na maioria das vezes o respectivo tripulante cria o registro de voo no fim do voo ou de sua jornada de trabalho, quando o nível de cansaço já é alto. E o que constatamos estudando o mercado de empresas de táxi aéreo é a falta de tecnologia que suporte esse tipo de operação. Manter ou gerenciar registros na forma de papel dentro de uma empresa que trabalha com fretamentos de voo se torna uma tarefa trabalhosa. A compilação das horas voadas para fins de manutenção é muitas vezes demorada, fazendo com que, por exemplo, o setor de Controle Técnico de Manutenção da empresa sofra atrasos. O acesso aos dados para fins de análise é praticamente impossível. Não é fácil, por exemplo, responder às seguintes perguntas: quantas horas o tripulante A voou este ano? Quantos pousos a aeronave PP-AAA teve nas últimas duas semanas? Etc.
format Monografia/ TCC
author Pinheiro, Fernando Venancio
Dabarian, Victor Richa
author_facet Pinheiro, Fernando Venancio
Dabarian, Victor Richa
author_sort Pinheiro, Fernando Venancio
title 3º Lugar - Iniciativas de Inovação: SKYLOGS - aplicativo para diário de bordo eletrônico
title_short 3º Lugar - Iniciativas de Inovação: SKYLOGS - aplicativo para diário de bordo eletrônico
title_full 3º Lugar - Iniciativas de Inovação: SKYLOGS - aplicativo para diário de bordo eletrônico
title_fullStr 3º Lugar - Iniciativas de Inovação: SKYLOGS - aplicativo para diário de bordo eletrônico
title_full_unstemmed 3º Lugar - Iniciativas de Inovação: SKYLOGS - aplicativo para diário de bordo eletrônico
title_sort 3º lugar - iniciativas de inovação: skylogs - aplicativo para diário de bordo eletrônico
publisher Escola de Administração Fazendária (Esaf)
publishDate 2016
url http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4961
_version_ 1793946656009355264
score 10.920854