Emprego e renda no setor informal: o caso de Fortaleza

Quem são as pessoas que trabalham no setor informal, quais suas motivações e qual o escalão e perfil da condição sócio-econômica em que estão colocadas? Qual a relação dos trabalhadores informais e suas famílias com a pobreza urbana de um centro metropolitano que atrai migrantes e não se revela pród...

Full description

Saved in:
Main Author: Cavalcanti, Clóvis
Format: Artigo
Language:Português
Published: Fundação Centro de Formação do Servidor Público (FUNCEP) 1983
Subjects:
Online Access:http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4950
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
id oai:repositorio.enap.gov.br:1-4950
recordtype dspace
spelling oai:repositorio.enap.gov.br:1-49502020-12-14T22:44:06Z Emprego e renda no setor informal: o caso de Fortaleza Cavalcanti, Clóvis política de emprego população de baixa renda política econômica planejamento urbano Quem são as pessoas que trabalham no setor informal, quais suas motivações e qual o escalão e perfil da condição sócio-econômica em que estão colocadas? Qual a relação dos trabalhadores informais e suas famílias com a pobreza urbana de um centro metropolitano que atrai migrantes e não se revela pródigo no oferecimento de meios para uma sobrevivência firme de inúmeros de seus residentes? Perguntas desse jaez incitam a curiosidade de quem se debruça sobre o setor informal, desejando compreender de que maneira ele se presta para solucionar problemas de emprego e renda, evitando sobretudo maiores sacríficios para a população que não se beneficia do processo de crescimento do produto por habitante que tem lugar no país. Essa população de não-beneficiários presumíveis constitui precisamente o objeto de análise do presente artigo que, apoiando-se em dados coletados durante pesquisa de campo na capital do Ceará em julho-agosto de 1978 — tomando junho do mesmo ano como período de referência —, examina traços demográficos,sócio-econômicos e relativos às ocupações da população em epígrafe. Número padronizado: v. 40, n. 1 (1983) Revista do Serviço Público, ano 40 v.111, n. 1, p. 113-125 Políticas Públicas ISSN eletrônico: 2357-8017 ISSN impresso: 0034-9240 2020-05-19T02:14:52Z 2020-05-19T02:14:52Z 1983-01 Artigo http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4950 Idioma::Português:portuguese:pt Escola Nacional de Administração Pública (Enap) Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa). application/pdf Fundação Centro de Formação do Servidor Público (FUNCEP)
institution ENAP-Escola Nacional de Administração Pública
collection Repositório Institucional da ENAP
first_indexed 2024-03-19T09:35:29Z
last_indexed 2024-03-19T09:35:29Z
language Português
topic política de emprego
população de baixa renda
política econômica
planejamento urbano
spellingShingle política de emprego
população de baixa renda
política econômica
planejamento urbano
Cavalcanti, Clóvis
Emprego e renda no setor informal: o caso de Fortaleza
topic_facet política de emprego
população de baixa renda
política econômica
planejamento urbano
description Quem são as pessoas que trabalham no setor informal, quais suas motivações e qual o escalão e perfil da condição sócio-econômica em que estão colocadas? Qual a relação dos trabalhadores informais e suas famílias com a pobreza urbana de um centro metropolitano que atrai migrantes e não se revela pródigo no oferecimento de meios para uma sobrevivência firme de inúmeros de seus residentes? Perguntas desse jaez incitam a curiosidade de quem se debruça sobre o setor informal, desejando compreender de que maneira ele se presta para solucionar problemas de emprego e renda, evitando sobretudo maiores sacríficios para a população que não se beneficia do processo de crescimento do produto por habitante que tem lugar no país. Essa população de não-beneficiários presumíveis constitui precisamente o objeto de análise do presente artigo que, apoiando-se em dados coletados durante pesquisa de campo na capital do Ceará em julho-agosto de 1978 — tomando junho do mesmo ano como período de referência —, examina traços demográficos,sócio-econômicos e relativos às ocupações da população em epígrafe.
format Artigo
author Cavalcanti, Clóvis
author_facet Cavalcanti, Clóvis
author_sort Cavalcanti, Clóvis
title Emprego e renda no setor informal: o caso de Fortaleza
title_short Emprego e renda no setor informal: o caso de Fortaleza
title_full Emprego e renda no setor informal: o caso de Fortaleza
title_fullStr Emprego e renda no setor informal: o caso de Fortaleza
title_full_unstemmed Emprego e renda no setor informal: o caso de Fortaleza
title_sort emprego e renda no setor informal: o caso de fortaleza
publisher Fundação Centro de Formação do Servidor Público (FUNCEP)
publishDate 1983
url http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4950
_version_ 1793946738553257984
score 10.920854