Espaço e sociedade — um paradoxo: a cidade

É desnecessário afirmar que a apropriação do espaço terrestre é um dos maiores desafios que se impõe ao homem do século XX e, com muito maior peso, vai impor-se ao homem do século XXI. Uma das manifestações mais contundentes dessa apropriação tem sido, sobretudo depois da revolução industrial, o cre...

Full description

Saved in:
Main Author: Souza, Maria Adélia Aparecida de
Format: Artigo
Language:Português
Published: Fundação Centro de Formação do Servidor Público (FUNCEP) 1983
Subjects:
Online Access:http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4926
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
id oai:repositorio.enap.gov.br:1-4926
recordtype dspace
spelling oai:repositorio.enap.gov.br:1-49262020-12-14T22:45:33Z Espaço e sociedade — um paradoxo: a cidade Souza, Maria Adélia Aparecida de urbanização política urbana planejamento urbano desigualdade social É desnecessário afirmar que a apropriação do espaço terrestre é um dos maiores desafios que se impõe ao homem do século XX e, com muito maior peso, vai impor-se ao homem do século XXI. Uma das manifestações mais contundentes dessa apropriação tem sido, sobretudo depois da revolução industrial, o crescente e assombroso processo de urbanização. As estatísticas indicam que, até o final deste século, cerca de 80 a 90% das pessoas que povoarão o planeta viverão nas cidades. Apesar da grandiosidade dos números, as crônicas das 'patologias urbanas' (criminalidade por exemplo) cuidam de transmitir aos homens um profundo sentimento de insegurança. E esta insegurança resulta da violência que se observa nas cidades, seja pela escassez de certos equipamentos e serviços - que interferem diretamente na qualidade de vida das populações —, seja pela incapacidade do Estado em gerenciar os monstros urbanos que se vem formando (a quase falência de Nova York e das Cidades brasileiras, que insistentemente clamam por maiores recursos, comprovam isso) e, ainda, seja pela demonstraçãoflagrante da probreza, denunciada de forma brutal pelas cidades ostentando em seu bojo subabitação, favela, menor abandonado, desemprego, marginalidade, prostituição. Número padronizado: v. 40, n. 1 (1983) Revista do Serviço Público, ano 40 v.111, n. 1, p. 17-20 Desenvolvimento Políticas Públicas ISSN eletrônico: 2357-8017 ISSN impresso: 0034-9240 2020-05-13T14:43:44Z 2020-05-13T14:43:44Z 1983-01 Artigo http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4926 Idioma::Português:portuguese:pt Escola Nacional de Administração Pública (Enap) Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa). application/pdf Fundação Centro de Formação do Servidor Público (FUNCEP)
institution ENAP-Escola Nacional de Administração Pública
collection Repositório Institucional da ENAP
first_indexed 2024-03-19T09:33:23Z
last_indexed 2024-03-19T09:33:23Z
language Português
topic urbanização
política urbana
planejamento urbano
desigualdade social
spellingShingle urbanização
política urbana
planejamento urbano
desigualdade social
Souza, Maria Adélia Aparecida de
Espaço e sociedade — um paradoxo: a cidade
topic_facet urbanização
política urbana
planejamento urbano
desigualdade social
description É desnecessário afirmar que a apropriação do espaço terrestre é um dos maiores desafios que se impõe ao homem do século XX e, com muito maior peso, vai impor-se ao homem do século XXI. Uma das manifestações mais contundentes dessa apropriação tem sido, sobretudo depois da revolução industrial, o crescente e assombroso processo de urbanização. As estatísticas indicam que, até o final deste século, cerca de 80 a 90% das pessoas que povoarão o planeta viverão nas cidades. Apesar da grandiosidade dos números, as crônicas das 'patologias urbanas' (criminalidade por exemplo) cuidam de transmitir aos homens um profundo sentimento de insegurança. E esta insegurança resulta da violência que se observa nas cidades, seja pela escassez de certos equipamentos e serviços - que interferem diretamente na qualidade de vida das populações —, seja pela incapacidade do Estado em gerenciar os monstros urbanos que se vem formando (a quase falência de Nova York e das Cidades brasileiras, que insistentemente clamam por maiores recursos, comprovam isso) e, ainda, seja pela demonstraçãoflagrante da probreza, denunciada de forma brutal pelas cidades ostentando em seu bojo subabitação, favela, menor abandonado, desemprego, marginalidade, prostituição.
format Artigo
author Souza, Maria Adélia Aparecida de
author_facet Souza, Maria Adélia Aparecida de
author_sort Souza, Maria Adélia Aparecida de
title Espaço e sociedade — um paradoxo: a cidade
title_short Espaço e sociedade — um paradoxo: a cidade
title_full Espaço e sociedade — um paradoxo: a cidade
title_fullStr Espaço e sociedade — um paradoxo: a cidade
title_full_unstemmed Espaço e sociedade — um paradoxo: a cidade
title_sort espaço e sociedade — um paradoxo: a cidade
publisher Fundação Centro de Formação do Servidor Público (FUNCEP)
publishDate 1983
url http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4926
_version_ 1793946606044708864
score 10.920854