Controladoria na Escola
Antes do projeto, não predominava interesse dos estudantes em participar da gestão pública. O projeto almeja criar um ambiente de competição saudável em que escolas e comunidade de seu entorno desempenhem atividades de cidadania ativa e de controle social. Com a competição, as escolas ganham pontos...
Saved in:
Main Authors: | , |
---|---|
Format: | Relato de Experiência |
Language: | Português |
Published: |
Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
2019
|
Subjects: | |
Online Access: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4138 |
Tags: |
Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
|
Summary: | Antes do projeto, não predominava interesse dos estudantes em participar da gestão pública. O projeto almeja criar um ambiente de competição saudável em que escolas e comunidade de seu entorno desempenhem atividades de cidadania ativa e de controle social. Com a competição, as escolas ganham pontos a cada atividade cidadã e ao final do projeto as dez mais pontuadas recebem um prêmio. Entre as atividades cívicas mencionadas, há a oportunidade de o próprio aluno auditaro equipamento público de educação. Utilizando um aplicativo de celular (desenvolvido em parceria com o M.I.T), o estudante avalia a qualidade de toda a escola, esses dados são compilados identificando o seu problema principal. Em seguida, as causas desse problema são levantadas e um miniprojeto de governança comunitário é proposto para neutralizá-las. Houve oitenta iniciativas em 2017. As escolas também participam de atividades artísticas e culturais que discutem conceitos de participação e controle social. |
---|