Práticas inovadoras de gestão no contexto das universidades públicas brasileiras: validação da escala para medir seu grau de importância e adoção
O objetivo do estudo é apresentar a validação de um instrumento para identificar o grau de importância e de adoção de um conjunto de práticas de gestão considerado inovador e que seja aplicável no contexto das universidades públicas federais brasileiras. O instrumento foi construído a partir da iden...
Saved in:
Main Authors: | , , , , |
---|---|
Format: | Artigo |
Language: | Português |
Published: |
Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
2017
|
Subjects: | |
Online Access: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3081 |
Tags: |
Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
|
id |
oai:repositorio.enap.gov.br:1-3081 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:repositorio.enap.gov.br:1-30812021-02-10T18:54:45Z Práticas inovadoras de gestão no contexto das universidades públicas brasileiras: validação da escala para medir seu grau de importância e adoção Janissek, Janice Aguiar, Carolina Villa Nova Mello, Tamilles Aquino Brito Ferreira, Rayane Suenia Campos, Marione Souza inovação modelo de gestão ensino superior administração pública O objetivo do estudo é apresentar a validação de um instrumento para identificar o grau de importância e de adoção de um conjunto de práticas de gestão considerado inovador e que seja aplicável no contexto das universidades públicas federais brasileiras. O instrumento foi construído a partir da identificação de um conjunto de práticas inovadoras premiadas no ‘Concurso Inovação na Gestão Pública Federal” promovido pela Enap (Escola Nacional de Administração Pública). A partir de tal identificação, procedeu-se uma análise de conteúdo, identificando categorias em torno das quais as práticas foram classificadas. Tais categorias foram conceituadas e uma segunda análise de conteúdo foi realizada para classificá-las em dimensões organizacionais. Após a identificação, conceituação e classificação das práticas, organizou-se uma escala contendo dezenove itens distribuídos em três fatores que mediu o grau de importância e de adoção de cada prática selecionada. A coleta de dados para a validação da medida envolveu uma amostra de 332 gestores que responderam ao questionário online, enviado por e-mail. Os participantes da pesquisa foram ocupantes de cargos de gestão das áreas administrativas e acadêmicas de quatro universidades públicas federais brasileiras. Após as análises de validação da escala, realizaram-se os ajustes, tendo como resultado a versão validada da escala composta por três fatores, totalizando dezesseis itens. Revista do Serviço Público - RSP, v. 68, n. 2, p. 259-284 Administração Pública Ensino Superior Inovação ISSN eletrônico: 2357-8017 ISSN impresso: 0034-9240 2018-01-10T18:54:12Z 2018-01-10T18:54:12Z 2017-06 Artigo http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3081 Idioma::Português:portuguese:pt Escola Nacional de Administração Pública (Enap) Termo::Creative Commons - Uso Não Comercial (by-nc): Esta licença permite que outros remixem, adaptem, e criem obras derivadas sobre a obra licenciada, sendo vedado o uso com fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao autor nos créditos e também não podem ser usadas com fins comerciais, porém as obras derivadas não precisam ser licenciadas sob os mesmos termos desta licença. Fonte: http://creativecommons.org.br/as-licencas/ application/pdf Escola Nacional de Administração Pública (Enap) https://revista.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/1631 |
institution |
ENAP-Escola Nacional de Administração Pública |
collection |
Repositório Institucional da ENAP |
first_indexed |
2024-03-19T09:32:20Z |
last_indexed |
2024-03-19T09:32:20Z |
language |
Português |
topic |
inovação modelo de gestão ensino superior administração pública |
spellingShingle |
inovação modelo de gestão ensino superior administração pública Janissek, Janice Aguiar, Carolina Villa Nova Mello, Tamilles Aquino Brito Ferreira, Rayane Suenia Campos, Marione Souza Práticas inovadoras de gestão no contexto das universidades públicas brasileiras: validação da escala para medir seu grau de importância e adoção |
topic_facet |
inovação modelo de gestão ensino superior administração pública |
description |
O objetivo do estudo é apresentar a validação de um instrumento para identificar o grau de importância e de adoção de um conjunto de práticas de gestão considerado inovador e que seja aplicável no contexto das universidades públicas federais brasileiras. O instrumento foi construído a partir da identificação de um conjunto de práticas inovadoras premiadas no ‘Concurso Inovação na Gestão Pública Federal” promovido pela Enap (Escola Nacional de Administração Pública). A partir de tal identificação, procedeu-se uma análise de conteúdo, identificando categorias em torno das quais as práticas foram classificadas. Tais categorias foram conceituadas e uma segunda análise de conteúdo foi realizada para classificá-las em dimensões organizacionais. Após a identificação, conceituação e classificação das práticas, organizou-se uma escala contendo dezenove itens distribuídos em três fatores que mediu o grau de importância e de adoção de cada prática selecionada. A coleta de dados para a validação da medida envolveu uma amostra de 332 gestores que responderam ao questionário online, enviado por e-mail. Os participantes da pesquisa foram ocupantes de cargos de gestão das áreas administrativas e acadêmicas de quatro universidades públicas federais brasileiras. Após as análises de validação da escala, realizaram-se os ajustes, tendo como resultado a versão validada da escala composta por três fatores, totalizando dezesseis itens. |
format |
Artigo |
author |
Janissek, Janice Aguiar, Carolina Villa Nova Mello, Tamilles Aquino Brito Ferreira, Rayane Suenia Campos, Marione Souza |
author_facet |
Janissek, Janice Aguiar, Carolina Villa Nova Mello, Tamilles Aquino Brito Ferreira, Rayane Suenia Campos, Marione Souza |
author_sort |
Janissek, Janice |
title |
Práticas inovadoras de gestão no contexto das universidades públicas brasileiras: validação da escala para medir seu grau de importância e adoção |
title_short |
Práticas inovadoras de gestão no contexto das universidades públicas brasileiras: validação da escala para medir seu grau de importância e adoção |
title_full |
Práticas inovadoras de gestão no contexto das universidades públicas brasileiras: validação da escala para medir seu grau de importância e adoção |
title_fullStr |
Práticas inovadoras de gestão no contexto das universidades públicas brasileiras: validação da escala para medir seu grau de importância e adoção |
title_full_unstemmed |
Práticas inovadoras de gestão no contexto das universidades públicas brasileiras: validação da escala para medir seu grau de importância e adoção |
title_sort |
práticas inovadoras de gestão no contexto das universidades públicas brasileiras: validação da escala para medir seu grau de importância e adoção |
publisher |
Escola Nacional de Administração Pública (Enap) |
publishDate |
2017 |
url |
http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3081 |
_version_ |
1793946540462571520 |
score |
10.920854 |