Parceria intersetorial em políticas sociais: o controle da frequência escolar no Programa Bolsa Família

O estudo de caso examina a colaboração entre o Ministério da Educação e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome no Brasil para o acompanhamento do compromisso assumido pelas famílias beneficiárias de manter seus filhos na escola com a frequência mínima exigida pelo Programa Bolsa Fam...

Full description

Saved in:
Main Author: Filgueiras, Cristina Almeida Cunha
Format: Estudo de Caso
Language:Português
Published: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) 2013
Subjects:
Online Access:http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/290
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
id oai:repositorio.enap.gov.br:1-290
recordtype dspace
spelling oai:repositorio.enap.gov.br:1-2902021-12-17T13:56:05Z Parceria intersetorial em políticas sociais: o controle da frequência escolar no Programa Bolsa Família Filgueiras, Cristina Almeida Cunha Administração Federal Administração Municipal Assistência Social Controle Distribuição de Renda Frequência Escolar Educação Parceria Pobreza Política Social Políticas Públicas Programa Social Seguridade Social Serviço Social Administração Federal Administração Municipal Assistência Social Controle Distribuição de Renda Frequência Escolar Educação Parceria Pobreza Política Social Políticas Públicas Programa Social Seguridade Social Serviço Social O estudo de caso examina a colaboração entre o Ministério da Educação e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome no Brasil para o acompanhamento do compromisso assumido pelas famílias beneficiárias de manter seus filhos na escola com a frequência mínima exigida pelo Programa Bolsa Família. Nele são analisados a intersetorialidade como estratégia da política social e os desafios envolvidos na coordenação entre os organismos públicos para garantir a integralidade neste programa da política de combate à pobreza e proteção social. O foco principal do estudo é a articulação entre os atores institucionais do Governo Federal, porém são também abordados elementos importantes da interação com outros níveis de governo para que a gestão da condicionalidade de educação cumpra seus propósitos Número Páginas: 43 p. Estado e Governo. Governança. Governabilidade Políticas Setoriais. Políticas Intersetoriais A nota pedagógica deste estudo de caso é de acesso restrito e exclusivo a professores e coordenadores de ensino cujos cadastros tenham sido autorizados pela coordenação da Casoteca de Gestão Pública. Se você é professor ou coordenador de ensino e deseja ter acesso à íntegra das notas pedagógicas que alguns estudos de caso possuem, solicite sua autorização de uso pleno no site da Casoteca de Gestão Pública, na opção “Cadastre-se” (http://casoteca.enap.gov.br/index.php?option=com_user&view=register&Itemid=14). 2013-12-16T16:40:27Z 2013-12-16T16:40:27Z 2013 Estudo de Caso http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/290 Idioma::Português:portuguese:pt Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) Acesso::Acesso Aberto Regime::Licença Padrão ENAP Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais patrimoniais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc). application/pdf application/pdf Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) http://casoteca.enap.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=84:parceria-intersetorial-em-politicas-sociais-o-controle-de-frequencia-escolar-no-programa-bolsa-familia&catid=5:estado-e-governo
institution ENAP-Escola Nacional de Administração Pública
collection Repositório Institucional da ENAP
first_indexed 2024-03-19T09:34:45Z
last_indexed 2024-03-19T09:34:45Z
language Português
topic Administração Federal
Administração Municipal
Assistência Social
Controle
Distribuição de Renda
Frequência Escolar
Educação
Parceria
Pobreza
Política Social
Políticas Públicas
Programa Social
Seguridade Social
Serviço Social
Administração Federal
Administração Municipal
Assistência Social
Controle
Distribuição de Renda
Frequência Escolar
Educação
Parceria
Pobreza
Política Social
Políticas Públicas
Programa Social
Seguridade Social
Serviço Social
spellingShingle Administração Federal
Administração Municipal
Assistência Social
Controle
Distribuição de Renda
Frequência Escolar
Educação
Parceria
Pobreza
Política Social
Políticas Públicas
Programa Social
Seguridade Social
Serviço Social
Administração Federal
Administração Municipal
Assistência Social
Controle
Distribuição de Renda
Frequência Escolar
Educação
Parceria
Pobreza
Política Social
Políticas Públicas
Programa Social
Seguridade Social
Serviço Social
Filgueiras, Cristina Almeida Cunha
Parceria intersetorial em políticas sociais: o controle da frequência escolar no Programa Bolsa Família
topic_facet Administração Federal
Administração Municipal
Assistência Social
Controle
Distribuição de Renda
Frequência Escolar
Educação
Parceria
Pobreza
Política Social
Políticas Públicas
Programa Social
Seguridade Social
Serviço Social
Administração Federal
Administração Municipal
Assistência Social
Controle
Distribuição de Renda
Frequência Escolar
Educação
Parceria
Pobreza
Política Social
Políticas Públicas
Programa Social
Seguridade Social
Serviço Social
description O estudo de caso examina a colaboração entre o Ministério da Educação e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome no Brasil para o acompanhamento do compromisso assumido pelas famílias beneficiárias de manter seus filhos na escola com a frequência mínima exigida pelo Programa Bolsa Família. Nele são analisados a intersetorialidade como estratégia da política social e os desafios envolvidos na coordenação entre os organismos públicos para garantir a integralidade neste programa da política de combate à pobreza e proteção social. O foco principal do estudo é a articulação entre os atores institucionais do Governo Federal, porém são também abordados elementos importantes da interação com outros níveis de governo para que a gestão da condicionalidade de educação cumpra seus propósitos
format Estudo de Caso
author Filgueiras, Cristina Almeida Cunha
author_facet Filgueiras, Cristina Almeida Cunha
author_sort Filgueiras, Cristina Almeida Cunha
title Parceria intersetorial em políticas sociais: o controle da frequência escolar no Programa Bolsa Família
title_short Parceria intersetorial em políticas sociais: o controle da frequência escolar no Programa Bolsa Família
title_full Parceria intersetorial em políticas sociais: o controle da frequência escolar no Programa Bolsa Família
title_fullStr Parceria intersetorial em políticas sociais: o controle da frequência escolar no Programa Bolsa Família
title_full_unstemmed Parceria intersetorial em políticas sociais: o controle da frequência escolar no Programa Bolsa Família
title_sort parceria intersetorial em políticas sociais: o controle da frequência escolar no programa bolsa família
publisher Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
publishDate 2013
url http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/290
_version_ 1793946692826955776
score 10.920854