Gênero, raça e espaços de poder: o caso de Maria Antônia e Geraldo
O caso relata uma situação de promoção em órgão público na qual dois funcionários – uma mulher negra e um homem branco - se mostram como candidatos ao cargo. São apresentados os perfis e habilidades profissionais dos dois servidores e, ao final, a decisão tomada pelo Secretário, chefe de ambos. O...
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Format: | Estudo de Caso |
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Published: |
Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
2012
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Online Access: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/288 |
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oai:repositorio.enap.gov.br:1-2882021-12-17T13:56:37Z Gênero, raça e espaços de poder: o caso de Maria Antônia e Geraldo Thurler, Ana Liési Liderança Diversidade Promoção de Pessoal Gênero Raça Discriminação Ética Liderança Diversidade Promoção de Pessoal Gênero Raça Discriminação Ética O caso relata uma situação de promoção em órgão público na qual dois funcionários – uma mulher negra e um homem branco - se mostram como candidatos ao cargo. São apresentados os perfis e habilidades profissionais dos dois servidores e, ao final, a decisão tomada pelo Secretário, chefe de ambos. O estudo suscita discussões sobre práticas discriminatórias nos espaços de poder das instituições públicas e o papel do dirigente para combater ou difundir tais práticas. Pode ser aplicado em cursos sobre liderança, gestão de pessoas e ética e serviço público O estudo de caso possui 3 arquivos em pdf, contendo a versão tradicional, a versão como história em quadrinhos, e a versão história em quadrinhos própria para impressão. Gestão de Pessoas Liderança A nota pedagógica deste estudo de caso é de acesso restrito e exclusivo a professores e coordenadores de ensino cujos cadastros tenham sido autorizados pela coordenação da Casoteca de Gestão Pública. Se você é professor ou coordenador de ensino e deseja ter acesso à íntegra das notas pedagógicas que alguns estudos de caso possuem, solicite sua autorização de uso pleno no site da Casoteca de Gestão Pública, na opção “Cadastre-se” (http://casoteca.enap.gov.br/index.php?option=com_user&view=register&Itemid=14). Caso elaborado em parceria com as secretarias de Políticas para as Mulheres (SPM/PR) e de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir/PR), Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), no âmbito do Programa Interagencial de Promoção da Igualdade de Gênero, Raça e Etnia, implementado no Brasil pela Organização das Nações Unidas (ONU) 2013-12-16T16:25:18Z 2013-12-16T16:25:18Z 2012 Estudo de Caso http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/288 Idioma::Português:portuguese:pt Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) Acesso::Acesso Aberto Regime::Licença Padrão ENAP Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais patrimoniais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc). application/pdf application/pdf application/pdf text/plain application/pdf Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) http://casoteca.enap.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=62:genero-raca-e-espacos-de-poder-o-caso-de-maria-antonia-e-geraldo&catid=15:lideranca |
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O caso relata uma situação de promoção em órgão público na qual dois funcionários – uma mulher negra e um homem branco - se mostram como candidatos ao cargo. São apresentados os perfis e habilidades profissionais dos dois servidores e, ao final, a decisão tomada pelo Secretário, chefe de ambos.
O estudo suscita discussões sobre práticas discriminatórias nos espaços de poder das instituições públicas e o papel do dirigente para combater ou difundir tais práticas. Pode ser aplicado em cursos sobre liderança, gestão de pessoas e ética e serviço público |
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