Dilemas do gestor público: o caso da greve dos professores estaduais do Rio de Janeiro
O estudo de caso aborda o caso real da greve dos professores do Estado do Rio de Janeiro num embate travado entre o governador e a categoria – representada por seu sindicato – cujas reivindicações estavam direcionadas à melhoria de condições de trabalho e de aspectos remuneratórios. O pano de fundo...
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Format: | Estudo de Caso |
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Published: |
Escola nacional de Administração Pública (Enap)
2015
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Online Access: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/2301 |
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oai:repositorio.enap.gov.br:1-23012021-12-17T13:55:48Z Dilemas do gestor público: o caso da greve dos professores estaduais do Rio de Janeiro Reis, Charlye Correa dos administração estadual alta administração pública governabilidade gestão de conflito tomada de decisão negociação sindicato magistério estudo de caso administração estadual alta administração pública governabilidade gestão de conflito tomada de decisão negociação sindicato magistério estudo de caso O estudo de caso aborda o caso real da greve dos professores do Estado do Rio de Janeiro num embate travado entre o governador e a categoria – representada por seu sindicato – cujas reivindicações estavam direcionadas à melhoria de condições de trabalho e de aspectos remuneratórios. O pano de fundo do caso trata da análise dos dilemas que o gestor público enfrenta ao deparar-se com situações de conflito ou trade off, as quais quase todas as alternativas de solução dos impasses podem resultar em consequências negativas. A narrativa do caso dar-se-á numa audiência pública, na qual um grupo de quatro professores da rede estadual de ensino, personagens fictícios, debate a conduta do governador enquanto gestor público. Nesse contexto, duas professoras mostram-se claramente contrárias a figura do dirigente, oferecendo visões estereotipadas e particulares.De outro lado, os outros dois professores buscam entender os motivos que levaram o gestor público a produzir medidas ou ações consideradas impopulares, tendo como referência real as manifestações populares espalhadas pelo país entre os meses de junho e outubro de 2013. Número de páginas: 9 p. Estado e Sociedade Gestão Pública A nota pedagógica deste estudo de caso é de acesso restrito e exclusivo a professores e coordenadores de ensino cujos cadastros tenham sido autorizados pela coordenação da Casoteca de Gestão Pública. Se você é professor ou coordenador de ensino e deseja ter acesso à íntegra das notas pedagógicas que alguns estudos de caso possuem, solicite sua autorização de uso pleno no site da Casoteca de Gestão Pública, na opção “Cadastre-se” (http://casoteca.enap.gov.br/index.php?option=com_user&view=register&Itemid=14). 2015-07-28T11:07:44Z 2015-07-28T11:07:44Z 2015 Estudo de Caso http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/2301 Idioma::Português:portuguese:pt Escola Nacional de Administração Pública (Enap) Acesso::Acesso Aberto Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa). application/pdf application/pdf Escola nacional de Administração Pública (Enap) http://casoteca.enap.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=158:dilemas-do-gestor-publico-o-caso-da-greve-dos-professores-estaduais-do-rio-de-janeiro&catid=6:estado-e-sociedade |
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O estudo de caso aborda o caso real da greve dos professores do Estado do Rio de Janeiro num embate travado entre o governador e a categoria – representada por seu sindicato – cujas reivindicações estavam direcionadas à melhoria de condições de trabalho e de aspectos remuneratórios. O pano de fundo do caso trata da análise dos dilemas que o gestor público enfrenta ao deparar-se com situações de conflito ou trade off, as quais quase todas as alternativas de solução dos impasses podem resultar em consequências negativas.
A narrativa do caso dar-se-á numa audiência pública, na qual um grupo de quatro professores da rede estadual de ensino, personagens fictícios, debate a conduta do governador enquanto gestor público. Nesse contexto, duas professoras mostram-se claramente contrárias a figura do dirigente, oferecendo visões estereotipadas e particulares.De outro lado, os outros dois professores buscam entender os motivos que levaram o gestor público a produzir medidas ou ações consideradas impopulares, tendo como referência real as manifestações populares espalhadas pelo país entre os meses de junho e outubro de 2013. |
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