O trabalhador com deficiência e as práticas de inclusão no mercado de trabalho de Salvador, Bahia.

O autor analisou políticas e práticas de inclusão da pessoa com deficiência física no mercado de trabalho em Salvador, Bahia. Considera que a deficiência é, acima de tudo, um produto social, e que as estratégias de inclusão no trabalho adotadas no Brasil são insuficientes, não levando em conta aspec...

Full description

Saved in:
Main Author: Vasconcelos, Fernando Donato.
Format: Produção intelectual
Language:Português
Published: Brasil. Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) 2010
Subjects:
Online Access:Biblioteca do ME/
http://bibliotecadigital.economia.gov.br/handle/777/521695
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
id me-777521695
recordtype dspace
spelling me-7775216952021-06-24T12:19:21Z O trabalhador com deficiência e as práticas de inclusão no mercado de trabalho de Salvador, Bahia. Vasconcelos, Fernando Donato. Políticas públicas, iniquidade social, saúde do trabalhador, inclusão social, trabalhador com deficiência. O autor analisou políticas e práticas de inclusão da pessoa com deficiência física no mercado de trabalho em Salvador, Bahia. Considera que a deficiência é, acima de tudo, um produto social, e que as estratégias de inclusão no trabalho adotadas no Brasil são insuficientes, não levando em conta aspectos relevantes do complexo mundo do trabalho e dos sujeitos envolvidos. Foram realizadas, em 2003, entrevistas semiestruturadas com 22 deficientes físicos, 6 chefes e colegas desses trabalhadores com deficiência, assim como 7 técnicos e dirigentes de instituições relacionadas à deficiência, totalizando 35 entrevistas. Foram feitas revisão de documentos e estatísticas e visitas a instituições. O autor constatou que o sistema de cotas de emprego tem se destacado principalmente pela discussão que traz sobre o tema do direito ao trabalho das pessoas com deficiência. Identificou que as estratégias e práticas de inclusão estão marcadas por situações que denomina de “ironias da desigualdade”, como, por exemplo, a ameaça de chefes a empregados, obrigando-os a tratar os “deficientes” como “normais”, a visão da deficiência como virtude, por facilitar o acesso ao emprego, e a utilização do deficiente como exemplo de “bom trabalhador” e fator de disciplinamento, em razão da sua superação de limites. 2020-03-13T12:42:28Z 2020-03-13T12:42:28Z 2010 Produção intelectual Biblioteca do ME http://bibliotecadigital.economia.gov.br/handle/777/521695 pt_BR Licença Padrão ME application/pdf Brasil. Ministério do Trabalho e Emprego (MTE)
institution Ministério da Economia
collection Biblioteca Digital do Ministério da Economia
first_indexed 2021-09-07T09:33:49Z
last_indexed 2021-09-07T09:33:49Z
language Português
topic Políticas públicas, iniquidade social, saúde do trabalhador, inclusão social, trabalhador com deficiência.
spellingShingle Políticas públicas, iniquidade social, saúde do trabalhador, inclusão social, trabalhador com deficiência.
Vasconcelos, Fernando Donato.
O trabalhador com deficiência e as práticas de inclusão no mercado de trabalho de Salvador, Bahia.
topic_facet Políticas públicas, iniquidade social, saúde do trabalhador, inclusão social, trabalhador com deficiência.
description O autor analisou políticas e práticas de inclusão da pessoa com deficiência física no mercado de trabalho em Salvador, Bahia. Considera que a deficiência é, acima de tudo, um produto social, e que as estratégias de inclusão no trabalho adotadas no Brasil são insuficientes, não levando em conta aspectos relevantes do complexo mundo do trabalho e dos sujeitos envolvidos. Foram realizadas, em 2003, entrevistas semiestruturadas com 22 deficientes físicos, 6 chefes e colegas desses trabalhadores com deficiência, assim como 7 técnicos e dirigentes de instituições relacionadas à deficiência, totalizando 35 entrevistas. Foram feitas revisão de documentos e estatísticas e visitas a instituições. O autor constatou que o sistema de cotas de emprego tem se destacado principalmente pela discussão que traz sobre o tema do direito ao trabalho das pessoas com deficiência. Identificou que as estratégias e práticas de inclusão estão marcadas por situações que denomina de “ironias da desigualdade”, como, por exemplo, a ameaça de chefes a empregados, obrigando-os a tratar os “deficientes” como “normais”, a visão da deficiência como virtude, por facilitar o acesso ao emprego, e a utilização do deficiente como exemplo de “bom trabalhador” e fator de disciplinamento, em razão da sua superação de limites.
format Produção intelectual
author Vasconcelos, Fernando Donato.
author_facet Vasconcelos, Fernando Donato.
author_sort Vasconcelos, Fernando Donato.
title O trabalhador com deficiência e as práticas de inclusão no mercado de trabalho de Salvador, Bahia.
title_short O trabalhador com deficiência e as práticas de inclusão no mercado de trabalho de Salvador, Bahia.
title_full O trabalhador com deficiência e as práticas de inclusão no mercado de trabalho de Salvador, Bahia.
title_fullStr O trabalhador com deficiência e as práticas de inclusão no mercado de trabalho de Salvador, Bahia.
title_full_unstemmed O trabalhador com deficiência e as práticas de inclusão no mercado de trabalho de Salvador, Bahia.
title_sort o trabalhador com deficiência e as práticas de inclusão no mercado de trabalho de salvador, bahia.
publisher Brasil. Ministério do Trabalho e Emprego (MTE)
publishDate 2010
url Biblioteca do ME/
http://bibliotecadigital.economia.gov.br/handle/777/521695
_version_ 1710235036593160192
score 10.920854