Data Science na educação : presencial, a distância e corporativa /

Introdução - Data Science 1.1 Data Science como ciência 1.2 Componentes do Data Science 1.3 Processo de Data Science 1.4 Data Science na educação CAPÍTULO 1 - BIG DATA 1.1 Tipos de dados 1.2 Estrutura dos dados 1.3 Origem dos dados 1.4 Governança e proteção de dados 1.5 Governança e proteção de...

Full description

Saved in:
Main Authors: Filatro, Andrea, Justo, Diógenes
Format: Livro Geral
Language:Português
Published: 2021
Subjects:
Online Access:https://acervo.enap.gov.br/cgi-bin/koha/opac-detail.pl?biblionumber=524300
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
id KOHA-OAI-ENAP:524300
recordtype KOHA
first_indexed 2024-03-19T10:03:57Z
last_indexed 2024-03-19T10:03:57Z
spelling KOHA-OAI-ENAP:5243002023-03-17T19:49:46Z nam a22 7a 4500 524300 524413 BR-BrENAP 20230314163458.0 230314b xxu||||| |||| 00| 0 por d 9786587958439 BR-BrENAP Pt_BR por 370 F479d Filatro, Andrea 3542 Data Science na educação : presencial, a distância e corporativa / por Andrea Filatro ; revisão técnica de Diógenes Justo. -- São Paulo : Saraiva Educação, 2021. 191 p. : il. Introdução - Data Science 1.1 Data Science como ciência 1.2 Componentes do Data Science 1.3 Processo de Data Science 1.4 Data Science na educação CAPÍTULO 1 - BIG DATA 1.1 Tipos de dados 1.2 Estrutura dos dados 1.3 Origem dos dados 1.4 Governança e proteção de dados 1.5 Governança e proteção de dados na educação 1.6 Big Data na educação 1.6.1 Especificidades dos dados educacionais 1.6.2 Modelos de dados na educação 1.7 Design Instrucional Orientado a Dados 1.7.1 Processo de Design Instrucional Orientado a Dados 1.7.2 Modelo de referência para o Design Instrucional Orientado a Dados CAPÍTULO 2 - DATA MINING 2.1 Técnicas de Data Mining PRINCIPAIS TÉCNICAS DE DATA MINING 2.2 Educational Data Mining (EDM) 2.2.1 Processo de Mineração de Dados Educacionais 2.3 Knowledge Discovery in Databases (KDD) 2.3.1 Modelo DIKW: dos dados à sabedoria 2.4 Visualização de dados 2.5 Dashboards 2.5.1 Dashboards educacionais 2.6 Tomada de Decisão Orientada a Dados 2.6.1 Tomada de Decisão Educacional Orientada a Dados CAPÍTULO 3 - DATA ANALYTICS 3.1 Aplicações do Data Analytics 3.2 Data Analytics versus Data Mining 3.3 Text Analytics 3.4 Audio Analytics 3.5 Video Analytics 3.6 Social Media Analytics 3.7 loT Analytics 3.8 Learning Analytics (LA) 3.8.1 EDM versus LA 3.8.2 Processo de LA 3.8.3 Modelo de referência para o LA 3.8.3.1 Dados e ambientes no LA (O quê?) 3.8.3.2 Partes interessadas no LA (Quem?) 3.8.3.3 Objetivos do LA (Por quê?) 3.8.3.4 Métodos no LA (Como?) 3.8.4 Plataformas de LA 3.8.5 Padrões para LA 3.8.6 Learner Analytics 3.8.7 Academic Analytics CAPÍTULO 4 - INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA) 4.1 Tipos de IA 4.2 Áreas da IA 4.3 Processo de IA 4.4 IA versus Data Mining versus Data Analytics 4.5 Machine Learning (ML) 4.5.1 Como as máquinas aprendem? 4.5.1.1 Aprendizado supervisionado 4.5.1.2 Aprendizado não supervisionado 4.5.1.3 Aprendizado por reforço 4.6 Deep Learning (DL) 4.7 Sistemas de recomendação 4.7.1 Sistemas de recomendação educacional 4.8 Processamento de Linguagem Natural 4.8.1 Processamento de Linguagem Natural na educação 4.9 Visão computacional 4.10 Assistentes de Voz Inteligentes 4.11 Robótica 4.11.1 Robótica educacional 4.12 Chatbots 4.12.1 Chatbots na educação 4.13 IA na educação 4.14 Impacto da IA na educação 4.14.1 Sistemas de Tutoria Inteligente (ITS) CAPÍTULO 5 - EDUCAÇÃO INTELIGENTE 5.1 Aprendizagem inteligente 5.2 Ambientes de aprendizagem inteligentes 5.3 Design Instrucional Inteligente 5.4 Singularidade e inteligência humano-computacional Cases Perspectivas: novas fronteiras para o conhecimento e a aprendizagem Glossário Chave de tradução Chave de siglas Índice remissivo Referências Educação 12704 Ensino 15748 Aprendizagem 11989 Justo, Diógenes rev. téc. 68027 202303 Raynara G
institution ENAP-Escola Nacional de Administração Pública
collection Biblioteca Graciliano Ramos
language Português
topic Educação
Ensino
Aprendizagem
spellingShingle Educação
Ensino
Aprendizagem
Filatro, Andrea
Justo, Diógenes
Data Science na educação : presencial, a distância e corporativa /
topic_facet Educação
Ensino
Aprendizagem
description Introdução - Data Science 1.1 Data Science como ciência 1.2 Componentes do Data Science 1.3 Processo de Data Science 1.4 Data Science na educação CAPÍTULO 1 - BIG DATA 1.1 Tipos de dados 1.2 Estrutura dos dados 1.3 Origem dos dados 1.4 Governança e proteção de dados 1.5 Governança e proteção de dados na educação 1.6 Big Data na educação 1.6.1 Especificidades dos dados educacionais 1.6.2 Modelos de dados na educação 1.7 Design Instrucional Orientado a Dados 1.7.1 Processo de Design Instrucional Orientado a Dados 1.7.2 Modelo de referência para o Design Instrucional Orientado a Dados CAPÍTULO 2 - DATA MINING 2.1 Técnicas de Data Mining PRINCIPAIS TÉCNICAS DE DATA MINING 2.2 Educational Data Mining (EDM) 2.2.1 Processo de Mineração de Dados Educacionais 2.3 Knowledge Discovery in Databases (KDD) 2.3.1 Modelo DIKW: dos dados à sabedoria 2.4 Visualização de dados 2.5 Dashboards 2.5.1 Dashboards educacionais 2.6 Tomada de Decisão Orientada a Dados 2.6.1 Tomada de Decisão Educacional Orientada a Dados CAPÍTULO 3 - DATA ANALYTICS 3.1 Aplicações do Data Analytics 3.2 Data Analytics versus Data Mining 3.3 Text Analytics 3.4 Audio Analytics 3.5 Video Analytics 3.6 Social Media Analytics 3.7 loT Analytics 3.8 Learning Analytics (LA) 3.8.1 EDM versus LA 3.8.2 Processo de LA 3.8.3 Modelo de referência para o LA 3.8.3.1 Dados e ambientes no LA (O quê?) 3.8.3.2 Partes interessadas no LA (Quem?) 3.8.3.3 Objetivos do LA (Por quê?) 3.8.3.4 Métodos no LA (Como?) 3.8.4 Plataformas de LA 3.8.5 Padrões para LA 3.8.6 Learner Analytics 3.8.7 Academic Analytics CAPÍTULO 4 - INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA) 4.1 Tipos de IA 4.2 Áreas da IA 4.3 Processo de IA 4.4 IA versus Data Mining versus Data Analytics 4.5 Machine Learning (ML) 4.5.1 Como as máquinas aprendem? 4.5.1.1 Aprendizado supervisionado 4.5.1.2 Aprendizado não supervisionado 4.5.1.3 Aprendizado por reforço 4.6 Deep Learning (DL) 4.7 Sistemas de recomendação 4.7.1 Sistemas de recomendação educacional 4.8 Processamento de Linguagem Natural 4.8.1 Processamento de Linguagem Natural na educação 4.9 Visão computacional 4.10 Assistentes de Voz Inteligentes 4.11 Robótica 4.11.1 Robótica educacional 4.12 Chatbots 4.12.1 Chatbots na educação 4.13 IA na educação 4.14 Impacto da IA na educação 4.14.1 Sistemas de Tutoria Inteligente (ITS) CAPÍTULO 5 - EDUCAÇÃO INTELIGENTE 5.1 Aprendizagem inteligente 5.2 Ambientes de aprendizagem inteligentes 5.3 Design Instrucional Inteligente 5.4 Singularidade e inteligência humano-computacional Cases Perspectivas: novas fronteiras para o conhecimento e a aprendizagem Glossário Chave de tradução Chave de siglas Índice remissivo Referências
format Livro Geral
author Filatro, Andrea
Justo, Diógenes
author_facet Filatro, Andrea
Justo, Diógenes
author_sort Filatro, Andrea
title Data Science na educação : presencial, a distância e corporativa /
title_short Data Science na educação : presencial, a distância e corporativa /
title_full Data Science na educação : presencial, a distância e corporativa /
title_fullStr Data Science na educação : presencial, a distância e corporativa /
title_full_unstemmed Data Science na educação : presencial, a distância e corporativa /
title_sort data science na educação : presencial, a distância e corporativa /
publishDate 2021
url https://acervo.enap.gov.br/cgi-bin/koha/opac-detail.pl?biblionumber=524300
isbn 9786587958439
_version_ 1793948529711906816
score 10.920854