Falta de informação, confiança, facilidade, apego ou inércia? Análise da adesão ao cadastro positivo /
Em 2019, a adesão ao Cadastro Positivo passou a ser automática, sem o consentimento explícito do consumidor. Essa alteração da opção pré-selecionada, ou seja, do default, fez com que o número de consumidores inscritos no cadastro aumentasse em 15 vezes, de abril de 2019 a dezembro de 2020. Diante di...
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Format: | Tese |
Language: | Português |
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2022
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Online Access: | https://acervo.enap.gov.br/cgi-bin/koha/opac-detail.pl?biblionumber=524142 |
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ENAP-Escola Nacional de Administração Pública |
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Biblioteca Graciliano Ramos |
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Economia Comportamental Cadastro Positivo Transparência |
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Em 2019, a adesão ao Cadastro Positivo passou a ser automática, sem o consentimento
explícito do consumidor. Essa alteração da opção pré-selecionada, ou seja, do default, fez
com que o número de consumidores inscritos no cadastro aumentasse em 15 vezes, de
abril de 2019 a dezembro de 2020. Diante disso, este trabalho procurou explorar o que
estaria por trás do sucesso do novo modelo de adesão ao Cadastro Positivo. A partir da
revisão da literatura, identificou-se que há quatro fatores psicológicos relevantes para
compreender, de modo geral, o sucesso da aplicação de um default, quais sejam:
confiança, facilidade, apego e inércia. A aplicação de questionário, com amostra não
probabilística (n = 218), permitiu identificar que a confiança, em quem propôs o cadastro,
e a facilidade em continuar cadastrado foram aspectos comportamentais relevantes, entre
os consumidores entrevistados que optaram por permanecerem cadastrados. Identificouse também a insuficiência de informação sobre a inclusão automática dos consumidores
no cadastro e sobre a possibilidade de sair. Tais achados ensejam questionamentos sobre
a efetiva transparência com relação à aplicação do default no caso do Cadastro Positivo,
uma vez que sem essas informações básicas é impossível que o consumidor decida de
maneira autônoma sobre continuar cadastrado ou não.
INTRODUÇÃO
1. ECONOMIA COMPORTAMENTAL
1.1. PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO DO CONSUMIDOR
1.2. RACIONALIDADE LIMITADA, HEURÍSTICAS E VIÉSES
1.3. ARQUITETURA DE ESCOLHAS, “NUDGES” E PATERNALISMO LIBERTÁRIO
1.3.1. Como as preferências são reveladas?
1.3.2. Arquitetura de escolhas
1.3.3. “Nudge” e paternalismo libertário
1.3.4. “Sludge”
1.4. DECIDINDO POR “DEFAULT”
1.4.1. Confiança
1.4.2. Facilidade
1.4.3. Apego
1.4.3.1. Aversão à perda
1.4.4. Inércia ou Status quo
1.4.4. Inércia ou Status quo
2.1. HISTÓRICO DA ANÁLISE DE CRÉDITO NO BRASIL
2.2. CADASTRO POSITIVO .
2.2.1. O efeito “default” da adesão automática.
2.2.2. Atores do Cadastro Positivo
2.2.3. Informações que irão compor o Cadastro
2.2.4. Direitos dos Cadastrados
2.3. CONFORMIDADE DOS CRITÉRIOS DE SAÍDA DO CADASTRO POSITIVO: ANÁLISE DA SECRETARIA NACIONAL DO
CONSUMIDOR
2.4. CONSULTA E CANCELAMENTO DO CADASTRO POSITIVO
3. METODOLOGIA
3.1. QUESTIONÁRIO
3.1.1. Conteúdo do questionário
3.1.2. Análise da semântica
3.1.3. Teste Piloto
3.1.4. Coleta dos dados e aplicação do questionário
4. RESULTADOS
4.1. PERFIL DE IDADE, SEXO, RENDA E ESCOLARIDADE E UF
4.2. CONHECIMENTO E INFORMAÇÃO SOBRE O CADASTRO POSITIVO
4.3. MOTIVOS PARA SAÍDA OU PERMANÊNCIA DO CADASTRO POSITIVO .
4.4. MOTIVOS PARA SAÍDA OU PERMANÊNCIA HIPOTÉTICA DO CADASTRO
4.5. RECORTE DA AMOSTRA: PESSOAS COM RENDA DE ATÉ R$ 2.500
5. DISCUSSÃO DOS RESULTADOS.
6. CONSIDERAÇÕES FINAIS |
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