Governo Digital e um novo paradigma de relacionamento com a sociedade : implantação da Carteira de Trabalho Digital /

Este artigo é um recorte da Dissertação de Mestrado intitulada “Governo Digital e um Novo Paradigma de Relacionamento com a Sociedade: A implantação da Carteira de Trabalho Digital”, que se dedicou ao estudo dos resultados desse aplicativo do governo federal no contexto da prestação de serviços públ...

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Main Author: Moreira, Ricardo de Souza
Format: Livro Geral
Language:Português
Published: 2022
Online Access:https://acervo.enap.gov.br/cgi-bin/koha/opac-detail.pl?biblionumber=523764
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Summary:Este artigo é um recorte da Dissertação de Mestrado intitulada “Governo Digital e um Novo Paradigma de Relacionamento com a Sociedade: A implantação da Carteira de Trabalho Digital”, que se dedicou ao estudo dos resultados desse aplicativo do governo federal no contexto da prestação de serviços públicos por meio de plataformas digitais. O trabalho buscou responder à pergunta de pesquisa: como a prestação de serviços públicos por meio da Carteira de Trabalho Digital favorece o uso desses serviços pelo cidadão? A fim de confirmar ou refutar a hipótese de que a prestação de serviços por meio da Carteira de Trabalho Digital facilita o acesso e resulta no aumento do uso desses serviços pelo cidadão, o estudo teve o objetivo geral de compreender os efeitos da prestação de serviços públicos digitais no País e examinar a Carteira de Trabalho Digital em seu primeiro ano de implantação, o qual compreende o período de setembro de 2019 a setembro de 2020. A metodologia empregada foi a pesquisa de estudo de caso, mediante o uso de múltiplas fontes de evidência (documentação e registros em arquivos), conforme preconizado por Yin (2015). A documentação examinada consistiu em relatórios de pesquisa com usuários, enquanto os registros em arquivos envolveram: os comentários postados na loja de aplicativos Google Play, os registros dos dados relativos aos pedidos de Seguro-Desemprego e os registros do serviço de indicação de divergências de informações constantes Carteira de Trabalho Digital, do período de setembro de 2019 a setembro de 2020. O estudo, além de corroborar a hipótese de pesquisa, sugere que o telefone celular deve ser o dispositivo preferencial para a prestação de serviços públicos digitais, uma vez que é o principal canal de acesso à Internet no País, indica que: i) o atendimento presencial caiu de 97% em outubro de 2019 para 24% em maio de 2020; ii) a participação da Carteira de Trabalho Digital cresceu de 1%, em outubro de 2019, para 62% em maio de 2020; iii) o uso do serviço de acompanhamento da vida laboral e indicação de divergências cresceu 1.063%, desde a implantação do serviço; iv) os entrevistados atribuíram a nota média de 8,45 (escala de 0 a 10) ao aplicativo da Carteira de Trabalho Digital e que 80% são favoráveis à substituição da Carteira de Trabalho em papel pela versão digital; e v) a facilidade de uso e de acesso às informações da vida laboral estão entre as principais razões para a avaliação positiva do aplicativo. 1. INTRODUÇÃO 2. REVISÃO DE LITERATURA 2.1. ACESSO A INTERNET NO BRASIL 2.2. USABILIDADE E ACESSIBILIDADE NA INTERNET 2.3. SERVIÇOS PÚBLICOS: SURGIMENTO, CONCEPÇÃO ATUAL E CONCEITO 2.4. PRESTAÇÃO DE SERVICOS PÚBLICOS DIGITAIS NO BRASIL 2.5. CARTEIRA DE TRABALHO 3. IMPLANTAÇÃO DA CARTEIRA DE TRABALHO DIGITAL 3.1. ANTECEDENTES: QUAL ERA A SITUAÇÃO-PROBLEMA A SER ENFRENTADA? 3.2. SITUAÇÃO DEPOIS DA IMPLANTAÇÃO DA CARTEIRA DE TRABALHO DIGITAL 4. METODOLOGIA: ESTUDO DE CASO 4.1. POR QUE ESTUDO DE CASO? 4.2. DESENHO DA PESQUISA 4.2.1. DOCUMENTAÇÃO EXAMINADA 4.2.2. REGISTROS EM ARQUIVOS ANALISADOS 4.2.3. REGISTROS DOS COMENTARIOS POSTADOS NA LOJA DE APLICATIVOS GOOGLE PLAY 4.2.3.1. REGISTROS DOS DADOS RELATIVOS AOS PEDIDOS DE SEGURO-DESEMPREGO 4.2.4. CRIAÇÃO DE BASE DE DADOS DO ESTUDO DE CASO 5. ANÁLISE DE DADOS E DISCUSSÃO 5.1. DOCUMENTAÇÃO - RELATÓRIOS DE PESQUISA COM USUÁRIOS 5.2. REGISTROS EM ARQUIVOS 5.2.1. REGISTROS DOS COMENTÁRIOS POSTADOS NA LOJA DE APLICATIVOS GOOGLE PLAY 5.2.2. REGISTROS DOS DADOS RELATIVOS AOS PEDIDOS DE SEGURO-DESEMPREGO 5.2.3. REGISTROS DE INDICACOES DE DIVERGENCIAS 5.3. TRIANGULAÇÃO DAS FONTES DE EVIDÊNCIAS
ISBN:9786525223230