Metodologias inov-ativas : na educação presencial, a distância e corporativa /
INTRODUÇÃO 1 Metodologias ativas ESTUDO DE CASO Aprendizagem baseada em problemas e projeto na Univesp 1.1 Competências do século XXI e metodologias ativas 1.2 Abordagens teóricas que fundamenta a adoção de metodologias ativa 1.2.1 Cognitivismo 1.2.1.1 Aprendizagem significativa 1.2.2 (Socio)const...
Saved in:
Main Authors: | , |
---|---|
Format: | Livro |
Language: | Português |
Published: |
2018
|
Subjects: | |
Online Access: | https://acervo.enap.gov.br/cgi-bin/koha/opac-detail.pl?biblionumber=523558 |
Tags: |
Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
|
id |
KOHA-OAI-ENAP:523558 |
---|---|
recordtype |
KOHA |
first_indexed |
2024-03-19T10:02:46Z |
last_indexed |
2024-03-19T10:02:46Z |
spelling |
KOHA-OAI-ENAP:5235582022-10-03T21:32:40Z nam a22 7a 4500 523558 523671 BR-BrENAP 20211222191045.0 211222b xxu||||| |||| 00| 0 por d 9788553131358 BR-BrENAP Pt_BR por 371.3 F479m 3542 Filatro, Andrea Metodologias inov-ativas : na educação presencial, a distância e corporativa / por Andrea Filatro e Carolina Costa Cavalcanti. -- São Paulo : Saraiva educação, 2018. 272 p. : il. color. Inclui bibliografia. INTRODUÇÃO 1 Metodologias ativas ESTUDO DE CASO Aprendizagem baseada em problemas e projeto na Univesp 1.1 Competências do século XXI e metodologias ativas 1.2 Abordagens teóricas que fundamenta a adoção de metodologias ativa 1.2.1 Cognitivismo 1.2.1.1 Aprendizagem significativa 1.2.2 (Socio)construtivismo 1.2.2.1 Teoria da Atividade (TA) 1.2.2.2 Aprendizagem experiencial 1.2.3 Conectivismo 1.3 Articulações conceituais e princípios da metodologias ativas 1.4 Abordagens ativas 1.4.1 Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) FAÇA FÁCIL Caso empático 1.4.2 Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) 1.4.3 Movimento maker 1.4.4 Instrução por pares FAÇA FÁCIL Coaching reverso 1.4.5 Alunos como designrs 1.4.6 Design thinking FAÇA FÁCIL TD express Fechamento Referências 2 Metodologias ágeis ESTUDO DE CADO Projeto OpenLearn, da UK Open University 2.1 A mentalidade ágil na aprendizagem 2.2 Explosão informacional e economia da atenção 2.3 As novas gerações 2.4 Aprendizagem profunda e de superfície 2.5 Microaprendizagem FAÇA FÁCIL Minute paper FAÇA FÁCIL Pecha Kucha 2.6 M-learning e u-learning 2.7 Just-in-time learning FAÇA FÁCIL Discurso de elevador (Elevator pitch) Fechamento Referências 3 Metodologias imersivas ESTUDO DE CASO Realidade aumentada nos livros didáticos das editoras Moderna/Richmond, FTD e Saraiva/SOMOS Educação 3.1 Ambientes virtuais imersivos 3.1.1 Realidade virtual (VR) 3.1.2 Realidade aumentada (RA) 3.1.3 Realidade e virtualidade 3.1.4 Simulações de computador 3.1.5 Jogos 3.1.6 Gamificação FAÇA FÁCIL Gamificação estrutural FAÇA FÁCIL Gamificação de conteúdo 3.2 Aprendizagem imersiva FAÇA FÁCIL Roleplaying (jogo de papéis) 3.2.1 Avaliação da aprendizagem imersiva Fechamento Referências 4 Metodologias analíticas ESTUDO DE CASO Analítica da aprendizagem na Khan Academy 4.1 Explosão de dados FAÇA FÁCIL Diagnóstico coletivo 4.2 Mineração de dados educacionais (Educational Data Mining – EDM) 4.3 Learning Analytics (Analítica da aprendizagem 4.4 Analítica Acadêmica ou Institucional (Academic/Institutional Analytics – AA/IA) 4.5 Ciência dos dados educacionais FAÇA FÁCIL Extrato de participações 4.6 Visualização de dados informações 4.7 Aprendizagem adaptativa FAÇA FÁCIL Trilha de aprendizagem 4.8 Inteligência Artificial (IA) 4.9 Computação cognitiva 4.10 Machine Learning (ML) Fechamento Referências 11997 Metodologia 12704 Educação 13142 Ensino a Distância 12884 Inovação 56867 Cavalcanti, Carolina Costa 202112 Noély L |
institution |
ENAP-Escola Nacional de Administração Pública |
collection |
Biblioteca Graciliano Ramos |
language |
Português |
topic |
Metodologia Educação Ensino a Distância Inovação |
spellingShingle |
Metodologia Educação Ensino a Distância Inovação Filatro, Andrea Cavalcanti, Carolina Costa Metodologias inov-ativas : na educação presencial, a distância e corporativa / |
topic_facet |
Metodologia Educação Ensino a Distância Inovação |
description |
INTRODUÇÃO
1 Metodologias ativas
ESTUDO DE CASO Aprendizagem baseada em problemas e projeto na Univesp
1.1 Competências do século XXI e metodologias ativas
1.2 Abordagens teóricas que fundamenta a adoção de metodologias ativa
1.2.1 Cognitivismo
1.2.1.1 Aprendizagem significativa
1.2.2 (Socio)construtivismo
1.2.2.1 Teoria da Atividade (TA)
1.2.2.2 Aprendizagem experiencial
1.2.3 Conectivismo
1.3 Articulações conceituais e princípios da metodologias ativas
1.4 Abordagens ativas
1.4.1 Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP)
FAÇA FÁCIL Caso empático
1.4.2 Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP)
1.4.3 Movimento maker
1.4.4 Instrução por pares
FAÇA FÁCIL Coaching reverso
1.4.5 Alunos como designrs
1.4.6 Design thinking
FAÇA FÁCIL TD express
Fechamento
Referências
2 Metodologias ágeis
ESTUDO DE CADO Projeto OpenLearn, da UK Open University
2.1 A mentalidade ágil na aprendizagem
2.2 Explosão informacional e economia da atenção
2.3 As novas gerações
2.4 Aprendizagem profunda e de superfície
2.5 Microaprendizagem
FAÇA FÁCIL Minute paper
FAÇA FÁCIL Pecha Kucha
2.6 M-learning e u-learning
2.7 Just-in-time learning
FAÇA FÁCIL Discurso de elevador (Elevator pitch)
Fechamento
Referências
3 Metodologias imersivas
ESTUDO DE CASO Realidade aumentada nos livros didáticos das editoras Moderna/Richmond, FTD e Saraiva/SOMOS Educação
3.1 Ambientes virtuais imersivos
3.1.1 Realidade virtual (VR)
3.1.2 Realidade aumentada (RA)
3.1.3 Realidade e virtualidade
3.1.4 Simulações de computador
3.1.5 Jogos
3.1.6 Gamificação
FAÇA FÁCIL Gamificação estrutural
FAÇA FÁCIL Gamificação de conteúdo
3.2 Aprendizagem imersiva
FAÇA FÁCIL Roleplaying (jogo de papéis)
3.2.1 Avaliação da aprendizagem imersiva
Fechamento
Referências
4 Metodologias analíticas
ESTUDO DE CASO Analítica da aprendizagem na Khan Academy
4.1 Explosão de dados
FAÇA FÁCIL Diagnóstico coletivo
4.2 Mineração de dados educacionais (Educational Data Mining – EDM)
4.3 Learning Analytics (Analítica da aprendizagem
4.4 Analítica Acadêmica ou Institucional (Academic/Institutional Analytics – AA/IA)
4.5 Ciência dos dados educacionais
FAÇA FÁCIL Extrato de participações
4.6 Visualização de dados informações
4.7 Aprendizagem adaptativa
FAÇA FÁCIL Trilha de aprendizagem
4.8 Inteligência Artificial (IA)
4.9 Computação cognitiva
4.10 Machine Learning (ML)
Fechamento
Referências |
format |
Livro |
author |
Filatro, Andrea Cavalcanti, Carolina Costa |
author_facet |
Filatro, Andrea Cavalcanti, Carolina Costa |
author_sort |
Filatro, Andrea |
title |
Metodologias inov-ativas : na educação presencial, a distância e corporativa / |
title_short |
Metodologias inov-ativas : na educação presencial, a distância e corporativa / |
title_full |
Metodologias inov-ativas : na educação presencial, a distância e corporativa / |
title_fullStr |
Metodologias inov-ativas : na educação presencial, a distância e corporativa / |
title_full_unstemmed |
Metodologias inov-ativas : na educação presencial, a distância e corporativa / |
title_sort |
metodologias inov-ativas : na educação presencial, a distância e corporativa / |
publishDate |
2018 |
url |
https://acervo.enap.gov.br/cgi-bin/koha/opac-detail.pl?biblionumber=523558 |
isbn |
9788553131358 |
_version_ |
1793948454840434688 |
score |
10.920854 |