Gerenciamento de crises no setor público e suas influências sobre a administração : o caso da Operação Voucher no Ministério do Turismo /

O estudo teve como objetivo analisar a crise ocorrida em 2011, em decorrência da Operação Voucher, no Ministério do Turismo (MTur) e seu gerenciamento, bem como os impactos positivos e negativos decorrentes sobre a gestão do órgão. Para tanto, foi realizado um estudo de caso no MTur em que se procur...

Full description

Saved in:
Main Authors: Silva, Bruna Ribeiro da, Costa, Helena Araújo
Format: Períodico
Language:Português
Published: 2018
Subjects:
Online Access:https://acervo.enap.gov.br/cgi-bin/koha/opac-detail.pl?biblionumber=523472
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
id KOHA-OAI-ENAP:523472
recordtype KOHA
first_indexed 2021-09-07T09:37:09Z
last_indexed 2021-09-07T09:37:09Z
institution ENAP-Escola Nacional de Administração Pública
collection Biblioteca Graciliano Ramos
language Português
topic Gestão de Crise
Setor Público
Turismo
Administração Pública
spellingShingle Gestão de Crise
Setor Público
Turismo
Administração Pública
Silva, Bruna Ribeiro da
Costa, Helena Araújo
Gerenciamento de crises no setor público e suas influências sobre a administração : o caso da Operação Voucher no Ministério do Turismo /
topic_facet Gestão de Crise
Setor Público
Turismo
Administração Pública
description O estudo teve como objetivo analisar a crise ocorrida em 2011, em decorrência da Operação Voucher, no Ministério do Turismo (MTur) e seu gerenciamento, bem como os impactos positivos e negativos decorrentes sobre a gestão do órgão. Para tanto, foi realizado um estudo de caso no MTur em que se procurou relatar os antecedentes e as fases da crise em estudo, descrever a forma como o órgão lidou com ela e verificar os impactos positivos e negativos dela sobre a gestão do órgão, dando enfoque nas cinco funções da administração. A pesquisa teve abordagem qualitativa e contou com a aplicação de um roteiro de entrevista semiestruturado junto a sete respondentes-chave, identificados com auxílio da técnica do Snowball. A análise de dados foi realizada de acordo com a técnica de análise de conteúdo. Os resultados encontrados revelaram que a citada crise apresentou impactos nas seguintes funções da administração: planejamento, organização, controle, execução e liderança. Foram identificados impactos negativos, tais como o acúmulo e atraso das demandas a serem resolvidas, a insegurança e as relações de trabalho estremecidas, que contribuem para um ambiente e clima organizacional desconfortáveis. Por outro lado, também revelaram-se impactos positivos, tais como melhorias no controle dos processos por meio da implantação de ferramentas e maior responsabilidade por parte dos servidores com o que é público, contribuindo para o fortalecimento da estrutura organizacional.El estudio pretende analizar la crisis en 2011, debido a la operación de bono en el Ministerio de Turismo (MTur) y su gestión, así como los impactos positivos y negativos resultantes sobre la gestión de la agencia. Para ello, se realizó un estudio de caso en el MTur en el que se intentó relatar el fondo y las etapas de la crisis en estudio, describir cómo la agencia lidió con ella y comprobar sus impactos positivos y negativos en la gestión del órgano, dando énfasis en cinco funciones de administración. La encuesta tuvo un enfoque cualitativo y la implementación de un plan de entrevista guía para los siete encuestados clave, identificados mediante la técnica de Snowball. El análisis de los datos se realizó según la técnica de análisis de contenido. Los resultados mostraron que la citada crisis presenta impactos en las siguientes funciones de gestión: planificación, organización, control, ejecución y liderazgo. Se identificaron impactos negativos, como la acumulación y retraso de las demandas a ser resueltas, la inseguridad y de las relaciones de trabajo estremecidas, contribuyendo a un ambiente y un clima organizacional incómodos. Por otra parte, resultó haber también impactos positivos, como mejoras en el control de procesos mediante la implementación de herramientas y una mayor responsabilidad por parte de los servidores públicos, con lo que se contribuye al fortalecimiento de la estructura organizacional.The study aimed to analyze the crisis in 2011, due to the Voucher Operation in the Ministry of tourism (MTur) and its management, as well as the positive and negative impacts arising on the management of the agency. To this end, we conducted a case study in the MTur in which we sought to report the antecedents and the phases of the crisis, describe how the agency dealt with it and check its positive and negative impacts on the management of the organ, giving focus on five functions of administration. The study had a qualitative approach and the implementation of a roadmap of interview semi-structured with 7 key responders, identified with the help of Snowball technique. Data analysis was performed according to the technique of content analysis. The results showed that the crisis has presented impacts on the following administration functions: planning, organization, control, execution and leadership. Negative impacts have been identified such as the accumulation and backwardness of the demands to be resolved, insecurity and the strained labor relations, contributing to an uncomfortable environment and organizational climate. On the other hand, also was proved positive impacts such as improvements in the control of processes by deploying tools and greater responsibility on the part of the servers with what that is public, contributing to the strengthening of the organizational structure.
format Períodico
author Silva, Bruna Ribeiro da
Costa, Helena Araújo
author_facet Silva, Bruna Ribeiro da
Costa, Helena Araújo
author_sort Silva, Bruna Ribeiro da
title Gerenciamento de crises no setor público e suas influências sobre a administração : o caso da Operação Voucher no Ministério do Turismo /
title_short Gerenciamento de crises no setor público e suas influências sobre a administração : o caso da Operação Voucher no Ministério do Turismo /
title_full Gerenciamento de crises no setor público e suas influências sobre a administração : o caso da Operação Voucher no Ministério do Turismo /
title_fullStr Gerenciamento de crises no setor público e suas influências sobre a administração : o caso da Operação Voucher no Ministério do Turismo /
title_full_unstemmed Gerenciamento de crises no setor público e suas influências sobre a administração : o caso da Operação Voucher no Ministério do Turismo /
title_sort gerenciamento de crises no setor público e suas influências sobre a administração : o caso da operação voucher no ministério do turismo /
publishDate 2018
url https://acervo.enap.gov.br/cgi-bin/koha/opac-detail.pl?biblionumber=523472
issn 00349240
_version_ 1710235245938212864
spelling KOHA-OAI-ENAP:5234722021-08-24T18:29:30Z nam a22 7a 4500 523472 523585 BR-BrENAP 20210824152930.0 210824b xxu||||| |||| 00| 0 por d 00349240 BR-BrEnap pt-br Silva, Bruna Ribeiro da Gerenciamento de crises no setor público e suas influências sobre a administração : o caso da Operação Voucher no Ministério do Turismo / por Bruna Ribeiro da Silva, Helena Araújo Costa. -- Gestión de crisis en el sector público e influencias en gestión : el caso de la Operación de Bono en el Ministerio de Turismo. -- Crisis management in the public sector and its influences on the administration : the case of the Voucher Operation in the Ministry of Tourism. -- Brasília, DF : Enap, 2018. p. 89-115 Inclui bibliografia. Resumo em português. O estudo teve como objetivo analisar a crise ocorrida em 2011, em decorrência da Operação Voucher, no Ministério do Turismo (MTur) e seu gerenciamento, bem como os impactos positivos e negativos decorrentes sobre a gestão do órgão. Para tanto, foi realizado um estudo de caso no MTur em que se procurou relatar os antecedentes e as fases da crise em estudo, descrever a forma como o órgão lidou com ela e verificar os impactos positivos e negativos dela sobre a gestão do órgão, dando enfoque nas cinco funções da administração. A pesquisa teve abordagem qualitativa e contou com a aplicação de um roteiro de entrevista semiestruturado junto a sete respondentes-chave, identificados com auxílio da técnica do Snowball. A análise de dados foi realizada de acordo com a técnica de análise de conteúdo. Os resultados encontrados revelaram que a citada crise apresentou impactos nas seguintes funções da administração: planejamento, organização, controle, execução e liderança. Foram identificados impactos negativos, tais como o acúmulo e atraso das demandas a serem resolvidas, a insegurança e as relações de trabalho estremecidas, que contribuem para um ambiente e clima organizacional desconfortáveis. Por outro lado, também revelaram-se impactos positivos, tais como melhorias no controle dos processos por meio da implantação de ferramentas e maior responsabilidade por parte dos servidores com o que é público, contribuindo para o fortalecimento da estrutura organizacional. Resumo em espanhol. El estudio pretende analizar la crisis en 2011, debido a la operación de bono en el Ministerio de Turismo (MTur) y su gestión, así como los impactos positivos y negativos resultantes sobre la gestión de la agencia. Para ello, se realizó un estudio de caso en el MTur en el que se intentó relatar el fondo y las etapas de la crisis en estudio, describir cómo la agencia lidió con ella y comprobar sus impactos positivos y negativos en la gestión del órgano, dando énfasis en cinco funciones de administración. La encuesta tuvo un enfoque cualitativo y la implementación de un plan de entrevista guía para los siete encuestados clave, identificados mediante la técnica de Snowball. El análisis de los datos se realizó según la técnica de análisis de contenido. Los resultados mostraron que la citada crisis presenta impactos en las siguientes funciones de gestión: planificación, organización, control, ejecución y liderazgo. Se identificaron impactos negativos, como la acumulación y retraso de las demandas a ser resueltas, la inseguridad y de las relaciones de trabajo estremecidas, contribuyendo a un ambiente y un clima organizacional incómodos. Por otra parte, resultó haber también impactos positivos, como mejoras en el control de procesos mediante la implementación de herramientas y una mayor responsabilidad por parte de los servidores públicos, con lo que se contribuye al fortalecimiento de la estructura organizacional. Resumo em inglês. The study aimed to analyze the crisis in 2011, due to the Voucher Operation in the Ministry of tourism (MTur) and its management, as well as the positive and negative impacts arising on the management of the agency. To this end, we conducted a case study in the MTur in which we sought to report the antecedents and the phases of the crisis, describe how the agency dealt with it and check its positive and negative impacts on the management of the organ, giving focus on five functions of administration. The study had a qualitative approach and the implementation of a roadmap of interview semi-structured with 7 key responders, identified with the help of Snowball technique. Data analysis was performed according to the technique of content analysis. The results showed that the crisis has presented impacts on the following administration functions: planning, organization, control, execution and leadership. Negative impacts have been identified such as the accumulation and backwardness of the demands to be resolved, insecurity and the strained labor relations, contributing to an uncomfortable environment and organizational climate. On the other hand, also was proved positive impacts such as improvements in the control of processes by deploying tools and greater responsibility on the part of the servers with what that is public, contributing to the strengthening of the organizational structure. 13367 Gestão de Crise 12235 Setor Público 13264 Turismo Ministério do Turismo 12768 Administração Pública 67028 Costa, Helena Araújo Revista do Serviço Público - RSP v. 69, n. 2, p. 89-115, abr. 2018. 00349240 https://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3274 Acesso ao PDF 202108 Noély S
score 10.920854