Escolas de Governo e seu papel estruturante na formação de servidores em tempos de Nova Gestão Pública : relatos de experiências no Nordeste brasileiro /

O texto estuda a relação entre os construtos escolas de governo e Nova Gestão Pública e os articula com o objetivo de compreender o papel das escolas de governo na formação de servidores públicos, no contexto da nova gestão pública brasileira. Metodologicamente, realizou-se uma pesquisa de natureza...

Full description

Saved in:
Main Authors: Evaristo, Jorge Luiz de Souza, Batista-dos-Santos, Ana Cristina, Aguiar, Rafaela Gomes, Sousa, Juliana Carvalho de, Franco, Andreza Ferreira Mota
Format: Períodico
Language:Português
Published: 2019
Subjects:
Online Access:https://acervo.enap.gov.br/cgi-bin/koha/opac-detail.pl?biblionumber=523409
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
Summary:O texto estuda a relação entre os construtos escolas de governo e Nova Gestão Pública e os articula com o objetivo de compreender o papel das escolas de governo na formação de servidores públicos, no contexto da nova gestão pública brasileira. Metodologicamente, realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa, com uso da entrevista narrativa como técnica de coleta de dados, junto a uma servidora pública responsável pela implementação e gestão de uma escola de Governo (Alfa); uma gestora pública que realizou várias das capacitações promovidas pela EG; e um gestor de órgão público que atua como facilitador e aluno da EG. A técnica de análise dos dados utilizada foi a análise temática de conteúdo, por meio da qual foram identificados os seguintes temas: i) história; ii) papéis; iii) estratégias e ações; iv) dificuldades, todos relacionados à história de Alfa e articulados com a literatura revisada. Conclui-se que, em meio a êxitos e dificuldades, Alfa constitui um caso exemplar do papel das escolas de governo como elementos estruturantes da NGP brasileira, na medida em que essas atuam na formação estratégica dos servidores que são, em última instância, aqueles que tornam possível a implantação dos modelos de gestão pública.El texto estudia la relación entre los constructos escuelas de gobierno y Nueva Gestión Pública y los articula bajo el objetivo de comprender la función de las escuelas de Gobierno en la formación de los servidores públicos, en el contexto de la nueva gestión pública brasileña. Metodológicamente, se realizó una investigación de naturaleza cualitativa, con el uso de la entrevista narrativa como técnica de colecta de datos, el método fue aplicado a una servidora pública responsable de la implementación y gestión de una escuela de gobierno (Alpha); un gestor público que participó de muchos entrenamientos promovidos por Alfa; y un gerente de una agencia pública que trabaja como facilitador y alumno de Alfa. La técnica de análisis de los datos utilizada fue el análisis temático de contenido, por medio del cual fueron identificados los siguientes temas: i) historia; ii) roles; iii) estrategias y acciones; iv) dificultades, todos relacionados con la historia de Alpha y articulados con la literatura revisada. Se concluye que, en medio a los éxitos y dificultades, Alpha constituye un caso ejemplar del rol de las escuelas de gobierno como elementos estructurantes da Nueva Gestión Pública brasileña, en la proporción en que estas actúan en la formación estratégica de los servidores que son, en última instancia, aquellos que tornan posible la implementación de los modelos de la gestión pública.The paper investigates the relationship between the constructs government schools and New Public Management and articulates in order to understand the role of government schools in the training of civil servants in the context of Brazil's new public management. Methodologically, was executed a qualitative research, using the narrative interview as data collection technique, next to a public servant responsible for implementing and managing a school of government (Alfa); one public manager that participated in several trainings promoted by the Alfa; and a manager of a public agency who works as facilitator and student of Alfa. The technical of analysis of data based on content thematic analysis, through which the following issues were identified: i) history; ii) roles; iii) strategies and actions; iv) difficulties. All related to the Alfa's history and articulated with the revised literature. We conclude that, amid successes and difficulties, Alfa is a typical example of the role of government schools as structural elements of Brazilian NPM, to the extent that they act in the strategic formation of the servers that are, ultimately, those who make possible the implementation of public management models.