Salas abertas : formação de professores e práticas pedagógicas em comunicação alternativa e ampliada nas aulas de recursos multifuncionais /

O livro oferece ao leitor contribuições teórico-práticas relativas às áreas de Educação Especial, Formação de Professores, Tecnologia Assistiva, Comunicação Alternativa e Ampliada, além de constituir um trabalho de grande importância para a consulta por parte daqueles que atuam ou pretendem atuar na...

Full description

Saved in:
Main Authors: NUNES, Leila Regina d'Oliveira de Paula, SCHIRMER, Carolina Rizzotto
Format: Livro
Language:Português
Published: 2017
Subjects:
Online Access:https://acervo.enap.gov.br/cgi-bin/koha/opac-detail.pl?biblionumber=523340
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
id KOHA-OAI-ENAP:523340
recordtype KOHA
first_indexed 2021-09-07T09:36:55Z
last_indexed 2021-09-07T09:36:55Z
spelling KOHA-OAI-ENAP:5233402021-08-09T18:12:13Z nam a22 7a 4500 523340 523453 BR-BrENAP 20210809151213.0 210809b xxu||||| |||| 00| 0 por d 9788575114506 BR-BrENAP Pt_BR por Salas abertas : formação de professores e práticas pedagógicas em comunicação alternativa e ampliada nas aulas de recursos multifuncionais / organizado por: Leila Regina d'Oliveira de Paula Nunes e Carolina Rizzotto Schirmer. -- Rio de Janeiro : EDUERJ, 2017. 358 p. : il. ; tabs.; grafs. ; mapas color. Inclui bibliografia. Apresentação Capítulo 1 – Salas de Recursos Multifuncionais de Referência em Comunicação Alternativa: caminhos possíveis de uma parceria entre instituição e universidade Capítulo 2 – Salas de Recursos Multifuncionais de Referência no Rio de Janeiro: análise de conteúdo das reuniões de pesquisa – 2013-2016 Capítulo 3 – Quem são as professoras e quem são os alunos atendidos nas Salas de Recursos Multifuncionais Capítulo 4 – Levantamento das habilidades pedagógicas e das conceituações das professoras das Salas de Recursos Multifuncionais Capítulo 5 – Análise da formação continuada em serviço sobre Comunicação Alternativa para professores de Sala de Recursos Multifuncionais de Referência: abordagem problematizadora Capítulo 6 – O uso da autoscopia como aliada na formação continuada de professores de Sala de Recursos Multifuncionais Capítulo 7 – A importância da formação continuada para ampliar os conhecimentos dos professores do Atendimento Educacional Especializado em Comunicação Alternativa e Ampliada Capítulo 8 – Relatando a experiência com a Comunicação Alternativa e Ampliada a partir da participação em curso de formação continuada para professores de Salas de Recursos Capítulo 9 – Comunidade on-line de professores das Salas de Recursos Multifuncionais de Referência Capítulo 10 – Material pedagógico adaptado ou especialmente elaborado e os recursos de Comunicação Alternativa e Ampliada postados no WhatsApp Capítulo 11 – Ampliando o olhar sobre o programa de formação continuada de professores das Salas de Recursos Multifuncionais da cidade do Rio de Janeiro Capítulo 12 – Vamos brincar? O uso da Comunicação Alternativa para favorecer a brincadeira de crianças com dificuldade na Capítulo 13 – Salas Abertas: estratégias de funcionamento das Salas de Recursos Multifuncionais de Referência Capítulo 14 – Os encontros de Salas Abertas e seus desdobramentos Capítulo 15 – Linguagem, interação e comunicação: competências para o desenvolvimento da criança com deficiência não oralizada Capítulo 16 – PECS-Adaptado na sala de Atendimento Educacional Especializado Referências O livro oferece ao leitor contribuições teórico-práticas relativas às áreas de Educação Especial, Formação de Professores, Tecnologia Assistiva, Comunicação Alternativa e Ampliada, além de constituir um trabalho de grande importância para a consulta por parte daqueles que atuam ou pretendem atuar nas áreas da Educação Especial e da CAA. Ao longo dos dezesseis capítulos são discutidas questões relativas à formação continuada em serviço de professores, comunicação alternativa e ampliada, materiais pedagógicos e lúdicos adaptados, informática acessível, entre outros 12704 Educação 15748 Ensino prática 48410 Formação de Professores 12362 Formação 66781 NUNES, Leila Regina d'Oliveira de Paula org. 66782 SCHIRMER, Carolina Rizzotto org. https://books.scielo.org/id/xns62 Acesso ao PDF 202108 Noély L
institution ENAP-Escola Nacional de Administração Pública
collection Biblioteca Graciliano Ramos
language Português
topic Educação
Ensino
Formação de Professores
Formação
spellingShingle Educação
Ensino
Formação de Professores
Formação
NUNES, Leila Regina d'Oliveira de Paula
SCHIRMER, Carolina Rizzotto
Salas abertas : formação de professores e práticas pedagógicas em comunicação alternativa e ampliada nas aulas de recursos multifuncionais /
topic_facet Educação
Ensino
Formação de Professores
Formação
description O livro oferece ao leitor contribuições teórico-práticas relativas às áreas de Educação Especial, Formação de Professores, Tecnologia Assistiva, Comunicação Alternativa e Ampliada, além de constituir um trabalho de grande importância para a consulta por parte daqueles que atuam ou pretendem atuar nas áreas da Educação Especial e da CAA. Ao longo dos dezesseis capítulos são discutidas questões relativas à formação continuada em serviço de professores, comunicação alternativa e ampliada, materiais pedagógicos e lúdicos adaptados, informática acessível, entre outros Apresentação Capítulo 1 – Salas de Recursos Multifuncionais de Referência em Comunicação Alternativa: caminhos possíveis de uma parceria entre instituição e universidade Capítulo 2 – Salas de Recursos Multifuncionais de Referência no Rio de Janeiro: análise de conteúdo das reuniões de pesquisa – 2013-2016 Capítulo 3 – Quem são as professoras e quem são os alunos atendidos nas Salas de Recursos Multifuncionais Capítulo 4 – Levantamento das habilidades pedagógicas e das conceituações das professoras das Salas de Recursos Multifuncionais Capítulo 5 – Análise da formação continuada em serviço sobre Comunicação Alternativa para professores de Sala de Recursos Multifuncionais de Referência: abordagem problematizadora Capítulo 6 – O uso da autoscopia como aliada na formação continuada de professores de Sala de Recursos Multifuncionais Capítulo 7 – A importância da formação continuada para ampliar os conhecimentos dos professores do Atendimento Educacional Especializado em Comunicação Alternativa e Ampliada Capítulo 8 – Relatando a experiência com a Comunicação Alternativa e Ampliada a partir da participação em curso de formação continuada para professores de Salas de Recursos Capítulo 9 – Comunidade on-line de professores das Salas de Recursos Multifuncionais de Referência Capítulo 10 – Material pedagógico adaptado ou especialmente elaborado e os recursos de Comunicação Alternativa e Ampliada postados no WhatsApp Capítulo 11 – Ampliando o olhar sobre o programa de formação continuada de professores das Salas de Recursos Multifuncionais da cidade do Rio de Janeiro Capítulo 12 – Vamos brincar? O uso da Comunicação Alternativa para favorecer a brincadeira de crianças com dificuldade na Capítulo 13 – Salas Abertas: estratégias de funcionamento das Salas de Recursos Multifuncionais de Referência Capítulo 14 – Os encontros de Salas Abertas e seus desdobramentos Capítulo 15 – Linguagem, interação e comunicação: competências para o desenvolvimento da criança com deficiência não oralizada Capítulo 16 – PECS-Adaptado na sala de Atendimento Educacional Especializado Referências
format Livro
author NUNES, Leila Regina d'Oliveira de Paula
SCHIRMER, Carolina Rizzotto
author_facet NUNES, Leila Regina d'Oliveira de Paula
SCHIRMER, Carolina Rizzotto
author_sort NUNES, Leila Regina d'Oliveira de Paula
title Salas abertas : formação de professores e práticas pedagógicas em comunicação alternativa e ampliada nas aulas de recursos multifuncionais /
title_short Salas abertas : formação de professores e práticas pedagógicas em comunicação alternativa e ampliada nas aulas de recursos multifuncionais /
title_full Salas abertas : formação de professores e práticas pedagógicas em comunicação alternativa e ampliada nas aulas de recursos multifuncionais /
title_fullStr Salas abertas : formação de professores e práticas pedagógicas em comunicação alternativa e ampliada nas aulas de recursos multifuncionais /
title_full_unstemmed Salas abertas : formação de professores e práticas pedagógicas em comunicação alternativa e ampliada nas aulas de recursos multifuncionais /
title_sort salas abertas : formação de professores e práticas pedagógicas em comunicação alternativa e ampliada nas aulas de recursos multifuncionais /
publishDate 2017
url https://acervo.enap.gov.br/cgi-bin/koha/opac-detail.pl?biblionumber=523340
isbn 9788575114506
_version_ 1710235231882051584
score 10.920854