Salas abertas : formação de professores e práticas pedagógicas em comunicação alternativa e ampliada nas aulas de recursos multifuncionais /
O livro oferece ao leitor contribuições teórico-práticas relativas às áreas de Educação Especial, Formação de Professores, Tecnologia Assistiva, Comunicação Alternativa e Ampliada, além de constituir um trabalho de grande importância para a consulta por parte daqueles que atuam ou pretendem atuar na...
Saved in:
Main Authors: | , |
---|---|
Format: | Livro |
Language: | Português |
Published: |
2017
|
Subjects: | |
Online Access: | https://acervo.enap.gov.br/cgi-bin/koha/opac-detail.pl?biblionumber=523340 |
Tags: |
Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
|
id |
KOHA-OAI-ENAP:523340 |
---|---|
recordtype |
KOHA |
first_indexed |
2021-09-07T09:36:55Z |
last_indexed |
2021-09-07T09:36:55Z |
spelling |
KOHA-OAI-ENAP:5233402021-08-09T18:12:13Z nam a22 7a 4500 523340 523453 BR-BrENAP 20210809151213.0 210809b xxu||||| |||| 00| 0 por d 9788575114506 BR-BrENAP Pt_BR por Salas abertas : formação de professores e práticas pedagógicas em comunicação alternativa e ampliada nas aulas de recursos multifuncionais / organizado por: Leila Regina d'Oliveira de Paula Nunes e Carolina Rizzotto Schirmer. -- Rio de Janeiro : EDUERJ, 2017. 358 p. : il. ; tabs.; grafs. ; mapas color. Inclui bibliografia. Apresentação Capítulo 1 – Salas de Recursos Multifuncionais de Referência em Comunicação Alternativa: caminhos possíveis de uma parceria entre instituição e universidade Capítulo 2 – Salas de Recursos Multifuncionais de Referência no Rio de Janeiro: análise de conteúdo das reuniões de pesquisa – 2013-2016 Capítulo 3 – Quem são as professoras e quem são os alunos atendidos nas Salas de Recursos Multifuncionais Capítulo 4 – Levantamento das habilidades pedagógicas e das conceituações das professoras das Salas de Recursos Multifuncionais Capítulo 5 – Análise da formação continuada em serviço sobre Comunicação Alternativa para professores de Sala de Recursos Multifuncionais de Referência: abordagem problematizadora Capítulo 6 – O uso da autoscopia como aliada na formação continuada de professores de Sala de Recursos Multifuncionais Capítulo 7 – A importância da formação continuada para ampliar os conhecimentos dos professores do Atendimento Educacional Especializado em Comunicação Alternativa e Ampliada Capítulo 8 – Relatando a experiência com a Comunicação Alternativa e Ampliada a partir da participação em curso de formação continuada para professores de Salas de Recursos Capítulo 9 – Comunidade on-line de professores das Salas de Recursos Multifuncionais de Referência Capítulo 10 – Material pedagógico adaptado ou especialmente elaborado e os recursos de Comunicação Alternativa e Ampliada postados no WhatsApp Capítulo 11 – Ampliando o olhar sobre o programa de formação continuada de professores das Salas de Recursos Multifuncionais da cidade do Rio de Janeiro Capítulo 12 – Vamos brincar? O uso da Comunicação Alternativa para favorecer a brincadeira de crianças com dificuldade na Capítulo 13 – Salas Abertas: estratégias de funcionamento das Salas de Recursos Multifuncionais de Referência Capítulo 14 – Os encontros de Salas Abertas e seus desdobramentos Capítulo 15 – Linguagem, interação e comunicação: competências para o desenvolvimento da criança com deficiência não oralizada Capítulo 16 – PECS-Adaptado na sala de Atendimento Educacional Especializado Referências O livro oferece ao leitor contribuições teórico-práticas relativas às áreas de Educação Especial, Formação de Professores, Tecnologia Assistiva, Comunicação Alternativa e Ampliada, além de constituir um trabalho de grande importância para a consulta por parte daqueles que atuam ou pretendem atuar nas áreas da Educação Especial e da CAA. Ao longo dos dezesseis capítulos são discutidas questões relativas à formação continuada em serviço de professores, comunicação alternativa e ampliada, materiais pedagógicos e lúdicos adaptados, informática acessível, entre outros 12704 Educação 15748 Ensino prática 48410 Formação de Professores 12362 Formação 66781 NUNES, Leila Regina d'Oliveira de Paula org. 66782 SCHIRMER, Carolina Rizzotto org. https://books.scielo.org/id/xns62 Acesso ao PDF 202108 Noély L |
institution |
ENAP-Escola Nacional de Administração Pública |
collection |
Biblioteca Graciliano Ramos |
language |
Português |
topic |
Educação Ensino Formação de Professores Formação |
spellingShingle |
Educação Ensino Formação de Professores Formação NUNES, Leila Regina d'Oliveira de Paula SCHIRMER, Carolina Rizzotto Salas abertas : formação de professores e práticas pedagógicas em comunicação alternativa e ampliada nas aulas de recursos multifuncionais / |
topic_facet |
Educação Ensino Formação de Professores Formação |
description |
O livro oferece ao leitor contribuições teórico-práticas relativas às áreas de Educação Especial, Formação de Professores, Tecnologia Assistiva, Comunicação Alternativa e Ampliada, além de constituir um trabalho de grande importância para a consulta por parte daqueles que atuam ou pretendem atuar nas áreas da Educação Especial e da CAA. Ao longo dos dezesseis capítulos são discutidas questões relativas à formação continuada em serviço de professores, comunicação alternativa e ampliada, materiais pedagógicos e lúdicos adaptados, informática acessível, entre outros
Apresentação
Capítulo 1 – Salas de Recursos Multifuncionais de Referência em Comunicação Alternativa: caminhos possíveis de uma parceria entre instituição e universidade
Capítulo 2 – Salas de Recursos Multifuncionais de Referência no Rio de Janeiro: análise de conteúdo das reuniões de pesquisa – 2013-2016
Capítulo 3 – Quem são as professoras e quem são os alunos atendidos nas Salas de Recursos Multifuncionais
Capítulo 4 – Levantamento das habilidades pedagógicas e das conceituações das professoras das Salas de Recursos Multifuncionais
Capítulo 5 – Análise da formação continuada em serviço sobre Comunicação Alternativa para professores de Sala de Recursos Multifuncionais de Referência: abordagem problematizadora
Capítulo 6 – O uso da autoscopia como aliada na formação continuada de professores de Sala de Recursos Multifuncionais
Capítulo 7 – A importância da formação continuada para ampliar os conhecimentos dos professores do Atendimento Educacional Especializado em Comunicação Alternativa e Ampliada
Capítulo 8 – Relatando a experiência com a Comunicação Alternativa e Ampliada a partir da participação em curso de formação continuada para professores de Salas de Recursos
Capítulo 9 – Comunidade on-line de professores das Salas de Recursos Multifuncionais de Referência
Capítulo 10 – Material pedagógico adaptado ou especialmente elaborado e os recursos de Comunicação Alternativa e Ampliada postados no WhatsApp
Capítulo 11 – Ampliando o olhar sobre o programa de formação continuada de professores das Salas de Recursos Multifuncionais da cidade do Rio de Janeiro
Capítulo 12 – Vamos brincar? O uso da Comunicação Alternativa para favorecer a brincadeira de crianças com dificuldade na
Capítulo 13 – Salas Abertas: estratégias de funcionamento das Salas de Recursos Multifuncionais de Referência
Capítulo 14 – Os encontros de Salas Abertas e seus desdobramentos
Capítulo 15 – Linguagem, interação e comunicação: competências para o desenvolvimento da criança com deficiência não oralizada
Capítulo 16 – PECS-Adaptado na sala de Atendimento Educacional Especializado
Referências |
format |
Livro |
author |
NUNES, Leila Regina d'Oliveira de Paula SCHIRMER, Carolina Rizzotto |
author_facet |
NUNES, Leila Regina d'Oliveira de Paula SCHIRMER, Carolina Rizzotto |
author_sort |
NUNES, Leila Regina d'Oliveira de Paula |
title |
Salas abertas : formação de professores e práticas pedagógicas em comunicação alternativa e ampliada nas aulas de recursos multifuncionais / |
title_short |
Salas abertas : formação de professores e práticas pedagógicas em comunicação alternativa e ampliada nas aulas de recursos multifuncionais / |
title_full |
Salas abertas : formação de professores e práticas pedagógicas em comunicação alternativa e ampliada nas aulas de recursos multifuncionais / |
title_fullStr |
Salas abertas : formação de professores e práticas pedagógicas em comunicação alternativa e ampliada nas aulas de recursos multifuncionais / |
title_full_unstemmed |
Salas abertas : formação de professores e práticas pedagógicas em comunicação alternativa e ampliada nas aulas de recursos multifuncionais / |
title_sort |
salas abertas : formação de professores e práticas pedagógicas em comunicação alternativa e ampliada nas aulas de recursos multifuncionais / |
publishDate |
2017 |
url |
https://acervo.enap.gov.br/cgi-bin/koha/opac-detail.pl?biblionumber=523340 |
isbn |
9788575114506 |
_version_ |
1710235231882051584 |
score |
10.920854 |