Análise comparativa do processo de compras de serviços de tecnologia da informação da administração pública brasileira /

O tema Compras Governamentais passou a ser um importante quesito nas negociações para acordos de livre comércio e formação de blocos de países, como o Mercosul, União Europeia, entre outros. E influi fortemente sobre a competitividade dos governos em uma economia globalizada. No Brasil, as discussõe...

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Main Authors: GASPAR, Nélio Lima, MORENO JUNIOR, Valter
Format: Tese
Language:Português
Published: 2005
Subjects:
Online Access:https://acervo.enap.gov.br/cgi-bin/koha/opac-detail.pl?biblionumber=523178
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Summary:O tema Compras Governamentais passou a ser um importante quesito nas negociações para acordos de livre comércio e formação de blocos de países, como o Mercosul, União Europeia, entre outros. E influi fortemente sobre a competitividade dos governos em uma economia globalizada. No Brasil, as discussões sobre o tema vêm sendo frequentes. Este trabalho faz uma análise do processo de compras de serviços de tecnologia da informação da Administração Pública Brasileira. Esta análise é feita baseada no modelo do Balanced Scorecard, na qual é feito um elo entre os objetivos estratégicos da Administração e indicadores operacionais de performance. Neste sentido, é montado um Scorecard para a área de compras governamentais de projetos de tecnologia. A pesquisa faz uma comparação das práticas de compras de projetos de tecnologia da informação com um outro país, utilizando-se da metodologia de Benchmarking. No caso, o país escolhido foi os Estados Unidos da América. A análise comparativa permite perceber as diferenças entre os processos de compras dos dois países e fornece algumas sugestões de melhoria nos procedimentos e de fontes de análise para próximas pesquisas sobre o tema SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 2. O PROBLEMA 2.1 Contextualização do Problema 2.2. Formulação do Problema 2.3. Delimitação do Estudo 3. REFERENCIAL TEÓRICO 3.1. Modelo do Balanced Scorecard 3.2. Logística 3.2. Logística 3.4. Tecnologia da Informação 3.5. Projetos e Serviços de TI 4. METODOLOGIA DE PESQUISA 5. ANÁLISE DOS PROCESSOS DE COMPRAS 5.1. Compras no Brasil 5.1.1 Viabilização das compras 5.1.1 Viabilização das compras 5.1.2 Modalidades de licitação 5.1.3 Habilitação dos ofertantes 5.1.4 Comunicação entre governo e ofertantes 5.1.5 Recursos administrativos 5.1.6 Visão dos entrevistados 5.2. Compras nos EUA 5.2.1 Viabilização das compras 5.2.2 Modalidades de licitação 5.2.3 Habilitação dos ofertantes 5.2.4 Comunicação entre governo e ofertantes 5.2.5 Recursos administrativos 6. ANÁLISE COMPARATIVA BRASIL x EUA 6.1.Viabilização das Compras 6.1.Viabilização das Compras 6.1.Viabilização das Compras 6.4. Comunicação entre Governo e Ofertantes 6.5. Recursos Administrativos 7. CONCLUSÕES 8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ANEXO – Roteiro de Entrevistas