Compras para a inovação : casos de inovações induzidas por clientes públicos /
Este estudo se propõe a contribuir para a compreensão do processo de indução de inovações por clientes governamentais em atividades de serviços com a investigação de dez casos de inovações desenvolvidas por empresas prestadoras de serviços de software no Distrito Federal a clientes públicos. Adotou-...
Saved in:
Main Authors: | , |
---|---|
Format: | ANA |
Language: | Português |
Published: |
2012
|
Subjects: | |
Online Access: | https://acervo.enap.gov.br/cgi-bin/koha/opac-detail.pl?biblionumber=523076 |
Tags: |
Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
|
id |
KOHA-OAI-ENAP:523076 |
---|---|
recordtype |
KOHA |
first_indexed |
2021-02-18T06:30:35Z |
last_indexed |
2021-02-18T06:30:35Z |
spelling |
KOHA-OAI-ENAP:5230762021-02-12T21:52:01Z nam a22 7a 4500 523076 523189 BR-BrENAP 20210212195201.0 210212b xxu||||| |||| 00| 0 por d BR-BrENAP Pt_BR por 66430 MOREIRA, Marina Figueiredo Compras para a inovação : casos de inovações induzidas por clientes públicos / Marina Figueiredo Moreira, Eduardo Raupp de Vargas. - São Paulo, SP : Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2012. 26 p. (232-357) Revista de Administração Mackenzie ; v. 13, n. 5 Inclui bibliografia. Este estudo se propõe a contribuir para a compreensão do processo de indução de inovações por clientes governamentais em atividades de serviços com a investigação de dez casos de inovações desenvolvidas por empresas prestadoras de serviços de software no Distrito Federal a clientes públicos. Adotou-se como opção teórica, para o exame da inovação em serviços, a abordagem integradora e investigou-se a premissa teórica escolhida para o direcionamento das compras governamentais para o fomento à inovação - compras para a inovação -, realizando-se uma leitura do modelo de análise chain-linked model desenvolvida em estudo anterior. A partir da perspectiva trazida pelo modelo, desenvolveu-se uma proposta de entendimento para a indução e a possível difusão de inovações em serviços de software com o uso de compras governamentais baseada em três etapas. Construiu-se um estudo descritivo, de natureza qualitativa e corte transversal. Dados foram coletados a partir de entrevistas semiestruturadas, nas quais os entrevistados apontaram a inovação mais significativa desenvolvida para um cliente governamental. As dez inovações selecionadas foram relatadas e analisadas de acordo com quatro critérios: descrição, momento de ocorrência, características e ganhos gerados para a empresa. As análises revelaram que as inovações surgiram como resposta a um requisito (ou con-junto de requisitos) estabelecido por um cliente público e ocorreram em dois momentos: pré-venda e fase de desenvolvimento. As inovações confirmaram a premissa de indução trazida pelo modelo teórico adotado a partir de duas de suas trajetórias: caminho central da inovação, trajetória "c", e conexões e feedback, trajetória "f". Quanto às características, foram identificadas inovações radicais, incrementais e de melhoria. Os ganhos obtidos pelas empresas com as inovações confirmaram sua condição inovadora. A proposta de entendimento construída mostrou-se compatível com a dinâmica observada para a indução de inovações nos casos selecionados. 12884 Inovação 13883 Compras Governamentais 54404 Compras Públicas 37322 VARGAS, Eduardo Raupp de http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1678-69712012000500009&script=sci_abstract&tlng=pt Acesso ao PDF 202102 Noély ANA |
institution |
ENAP-Escola Nacional de Administração Pública |
collection |
Biblioteca Graciliano Ramos |
language |
Português |
topic |
Inovação Compras Governamentais Compras Públicas |
spellingShingle |
Inovação Compras Governamentais Compras Públicas MOREIRA, Marina Figueiredo VARGAS, Eduardo Raupp de Compras para a inovação : casos de inovações induzidas por clientes públicos / |
topic_facet |
Inovação Compras Governamentais Compras Públicas |
description |
Este estudo se propõe a contribuir para a compreensão do processo de indução de inovações por clientes governamentais em atividades de serviços com a investigação de dez casos de inovações desenvolvidas por empresas prestadoras de serviços de software no Distrito Federal a clientes públicos. Adotou-se como opção teórica, para o exame da inovação em serviços, a abordagem integradora e investigou-se a premissa teórica escolhida para o direcionamento das compras governamentais para o fomento à inovação - compras para a inovação -, realizando-se uma leitura do modelo de análise chain-linked model desenvolvida em estudo anterior. A partir da perspectiva trazida pelo modelo, desenvolveu-se uma proposta de entendimento para a indução e a possível difusão de inovações em serviços de software com o uso de compras governamentais baseada em três etapas. Construiu-se um estudo descritivo, de natureza qualitativa e corte transversal. Dados foram coletados a partir de entrevistas semiestruturadas, nas quais os entrevistados apontaram a inovação mais significativa desenvolvida para um cliente governamental. As dez inovações selecionadas foram relatadas e analisadas de acordo com quatro critérios: descrição, momento de ocorrência, características e ganhos gerados para a empresa. As análises revelaram que as inovações surgiram como resposta a um requisito (ou con-junto de requisitos) estabelecido por um cliente público e ocorreram em dois momentos: pré-venda e fase de desenvolvimento. As inovações confirmaram a premissa de indução trazida pelo modelo teórico adotado a partir de duas de suas trajetórias: caminho central da inovação, trajetória "c", e conexões e feedback, trajetória "f". Quanto às características, foram identificadas inovações radicais, incrementais e de melhoria. Os ganhos obtidos pelas empresas com as inovações confirmaram sua condição inovadora. A proposta de entendimento construída mostrou-se compatível com a dinâmica observada para a indução de inovações nos casos selecionados. |
format |
ANA |
author |
MOREIRA, Marina Figueiredo VARGAS, Eduardo Raupp de |
author_facet |
MOREIRA, Marina Figueiredo VARGAS, Eduardo Raupp de |
author_sort |
MOREIRA, Marina Figueiredo |
title |
Compras para a inovação : casos de inovações induzidas por clientes públicos / |
title_short |
Compras para a inovação : casos de inovações induzidas por clientes públicos / |
title_full |
Compras para a inovação : casos de inovações induzidas por clientes públicos / |
title_fullStr |
Compras para a inovação : casos de inovações induzidas por clientes públicos / |
title_full_unstemmed |
Compras para a inovação : casos de inovações induzidas por clientes públicos / |
title_sort |
compras para a inovação : casos de inovações induzidas por clientes públicos / |
publishDate |
2012 |
url |
https://acervo.enap.gov.br/cgi-bin/koha/opac-detail.pl?biblionumber=523076 |
_version_ |
1692013518306410496 |
score |
10.920854 |