Compras para a inovação : casos de inovações induzidas por clientes públicos /

Este estudo se propõe a contribuir para a compreensão do processo de indução de inovações por clientes governamentais em atividades de serviços com a investigação de dez casos de inovações desenvolvidas por empresas prestadoras de serviços de software no Distrito Federal a clientes públicos. Adotou-...

Full description

Saved in:
Main Authors: MOREIRA, Marina Figueiredo, VARGAS, Eduardo Raupp de
Format: ANA
Language:Português
Published: 2012
Subjects:
Online Access:https://acervo.enap.gov.br/cgi-bin/koha/opac-detail.pl?biblionumber=523076
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
id KOHA-OAI-ENAP:523076
recordtype KOHA
first_indexed 2021-02-18T06:30:35Z
last_indexed 2021-02-18T06:30:35Z
spelling KOHA-OAI-ENAP:5230762021-02-12T21:52:01Z nam a22 7a 4500 523076 523189 BR-BrENAP 20210212195201.0 210212b xxu||||| |||| 00| 0 por d BR-BrENAP Pt_BR por 66430 MOREIRA, Marina Figueiredo Compras para a inovação : casos de inovações induzidas por clientes públicos / Marina Figueiredo Moreira, Eduardo Raupp de Vargas. - São Paulo, SP : Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2012. 26 p. (232-357) Revista de Administração Mackenzie ; v. 13, n. 5 Inclui bibliografia. Este estudo se propõe a contribuir para a compreensão do processo de indução de inovações por clientes governamentais em atividades de serviços com a investigação de dez casos de inovações desenvolvidas por empresas prestadoras de serviços de software no Distrito Federal a clientes públicos. Adotou-se como opção teórica, para o exame da inovação em serviços, a abordagem integradora e investigou-se a premissa teórica escolhida para o direcionamento das compras governamentais para o fomento à inovação - compras para a inovação -, realizando-se uma leitura do modelo de análise chain-linked model desenvolvida em estudo anterior. A partir da perspectiva trazida pelo modelo, desenvolveu-se uma proposta de entendimento para a indução e a possível difusão de inovações em serviços de software com o uso de compras governamentais baseada em três etapas. Construiu-se um estudo descritivo, de natureza qualitativa e corte transversal. Dados foram coletados a partir de entrevistas semiestruturadas, nas quais os entrevistados apontaram a inovação mais significativa desenvolvida para um cliente governamental. As dez inovações selecionadas foram relatadas e analisadas de acordo com quatro critérios: descrição, momento de ocorrência, características e ganhos gerados para a empresa. As análises revelaram que as inovações surgiram como resposta a um requisito (ou con-junto de requisitos) estabelecido por um cliente público e ocorreram em dois momentos: pré-venda e fase de desenvolvimento. As inovações confirmaram a premissa de indução trazida pelo modelo teórico adotado a partir de duas de suas trajetórias: caminho central da inovação, trajetória "c", e conexões e feedback, trajetória "f". Quanto às características, foram identificadas inovações radicais, incrementais e de melhoria. Os ganhos obtidos pelas empresas com as inovações confirmaram sua condição inovadora. A proposta de entendimento construída mostrou-se compatível com a dinâmica observada para a indução de inovações nos casos selecionados. 12884 Inovação 13883 Compras Governamentais 54404 Compras Públicas 37322 VARGAS, Eduardo Raupp de http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1678-69712012000500009&script=sci_abstract&tlng=pt Acesso ao PDF 202102 Noély ANA
institution ENAP-Escola Nacional de Administração Pública
collection Biblioteca Graciliano Ramos
language Português
topic Inovação
Compras Governamentais
Compras Públicas
spellingShingle Inovação
Compras Governamentais
Compras Públicas
MOREIRA, Marina Figueiredo
VARGAS, Eduardo Raupp de
Compras para a inovação : casos de inovações induzidas por clientes públicos /
topic_facet Inovação
Compras Governamentais
Compras Públicas
description Este estudo se propõe a contribuir para a compreensão do processo de indução de inovações por clientes governamentais em atividades de serviços com a investigação de dez casos de inovações desenvolvidas por empresas prestadoras de serviços de software no Distrito Federal a clientes públicos. Adotou-se como opção teórica, para o exame da inovação em serviços, a abordagem integradora e investigou-se a premissa teórica escolhida para o direcionamento das compras governamentais para o fomento à inovação - compras para a inovação -, realizando-se uma leitura do modelo de análise chain-linked model desenvolvida em estudo anterior. A partir da perspectiva trazida pelo modelo, desenvolveu-se uma proposta de entendimento para a indução e a possível difusão de inovações em serviços de software com o uso de compras governamentais baseada em três etapas. Construiu-se um estudo descritivo, de natureza qualitativa e corte transversal. Dados foram coletados a partir de entrevistas semiestruturadas, nas quais os entrevistados apontaram a inovação mais significativa desenvolvida para um cliente governamental. As dez inovações selecionadas foram relatadas e analisadas de acordo com quatro critérios: descrição, momento de ocorrência, características e ganhos gerados para a empresa. As análises revelaram que as inovações surgiram como resposta a um requisito (ou con-junto de requisitos) estabelecido por um cliente público e ocorreram em dois momentos: pré-venda e fase de desenvolvimento. As inovações confirmaram a premissa de indução trazida pelo modelo teórico adotado a partir de duas de suas trajetórias: caminho central da inovação, trajetória "c", e conexões e feedback, trajetória "f". Quanto às características, foram identificadas inovações radicais, incrementais e de melhoria. Os ganhos obtidos pelas empresas com as inovações confirmaram sua condição inovadora. A proposta de entendimento construída mostrou-se compatível com a dinâmica observada para a indução de inovações nos casos selecionados.
format ANA
author MOREIRA, Marina Figueiredo
VARGAS, Eduardo Raupp de
author_facet MOREIRA, Marina Figueiredo
VARGAS, Eduardo Raupp de
author_sort MOREIRA, Marina Figueiredo
title Compras para a inovação : casos de inovações induzidas por clientes públicos /
title_short Compras para a inovação : casos de inovações induzidas por clientes públicos /
title_full Compras para a inovação : casos de inovações induzidas por clientes públicos /
title_fullStr Compras para a inovação : casos de inovações induzidas por clientes públicos /
title_full_unstemmed Compras para a inovação : casos de inovações induzidas por clientes públicos /
title_sort compras para a inovação : casos de inovações induzidas por clientes públicos /
publishDate 2012
url https://acervo.enap.gov.br/cgi-bin/koha/opac-detail.pl?biblionumber=523076
_version_ 1692013518306410496
score 10.920854