A educação a distância no âmbito da educação permanente em saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) /

Analisou-se a contribuição da ferramenta de educação a distância (EAD) às práticas de formação de recursos humanos na vigência da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS). Empregando-se uma abordagem qualitativa, foram levantadas, por meio de revisão bibliográfica, publicações que a...

Full description

Saved in:
Main Authors: CAMPOS, Kleber Agari Campos, SANTOS, Fernanda Marsaro dos
Format: Períodico
Language:Português
Published: 2016
Subjects:
Online Access:https://acervo.enap.gov.br/cgi-bin/koha/opac-detail.pl?biblionumber=51924
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
id KOHA-OAI-ENAP:51924
recordtype KOHA
first_indexed 2021-09-07T09:36:54Z
last_indexed 2021-09-07T09:36:54Z
spelling KOHA-OAI-ENAP:519242021-08-27T18:24:10Z 02594naa a2200265uu 4500 51924 51924 7083009442549 OSt 20210827152410.0 170830s2016 bl ||||gr |0|| 0 por d BR-BrEnap pt-br CAMPOS, Kleber Agari Campos A educação a distância no âmbito da educação permanente em saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) / por Kleber Agari Campos, Fernanda Marsaro dos Santos. -- Brasília : ENAP, 2016. p. 603-626 Inclui bibliografia. Analisou-se a contribuição da ferramenta de educação a distância (EAD) às práticas de formação de recursos humanos na vigência da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS). Empregando-se uma abordagem qualitativa, foram levantadas, por meio de revisão bibliográfica, publicações que abordaram o emprego de recursos das novas tecnologias de informação e comunicação nas iniciativas de formação de profissionais da saúde, nas quais se buscou avaliar os objetivos, público, recursos e resultados. Foram selecionadas, descritas, comparadas e discutidas seis iniciativas promovidas no SUS. Inicialmente foram identificados os elementos definidores e diferenciadores da educação permanente em saúde (EPS) e educação continuada, tradicionalmente empregada nas práticas de formação de recursos humanos da saúde, previamente ao advento da PNEPS. Os resultados demonstraram que distorções e desvios em relação a essa distinção permearam o discurso de alguns autores que abordaram o emprego da EAD no SUS. Práticas exitosas, alinhadas ao enfoque da PNEPS, puderam ser identificadas e corroboraram o papel da EAD como facilitadora dos processos de EPS. Acreditamos que os resultados apresentados contribuem para o desenvolvimento de um olhar atento para as iniciativas idealizadas no SUS, demonstrando ser necessário que gestores e profissionais da saúde conheçam os pressupostos da EPS e promovam a sua disseminação para além do aspecto semântico, sobretudo viabilizando a sua materialização na rotina dos serviços de saúde do País educação continuada 18719 educação a distância 12548 capacitação profissional 12540 Sistema Único de Saúde 14302 SANTOS, Fernanda Marsaro dos 55644 Revista do Serviço Público - RSP v. 67, n. 4, p. 603-626, out. 2016. 00349240 https://repositorio.enap.gov.br/handle/1/2937 Acesso ao PDF 202108 Noély S z
institution ENAP-Escola Nacional de Administração Pública
collection Biblioteca Graciliano Ramos
language Português
topic educação continuada
educação a distância
capacitação profissional
Sistema Único de Saúde
spellingShingle educação continuada
educação a distância
capacitação profissional
Sistema Único de Saúde
CAMPOS, Kleber Agari Campos
SANTOS, Fernanda Marsaro dos
A educação a distância no âmbito da educação permanente em saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) /
topic_facet educação continuada
educação a distância
capacitação profissional
Sistema Único de Saúde
description Analisou-se a contribuição da ferramenta de educação a distância (EAD) às práticas de formação de recursos humanos na vigência da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS). Empregando-se uma abordagem qualitativa, foram levantadas, por meio de revisão bibliográfica, publicações que abordaram o emprego de recursos das novas tecnologias de informação e comunicação nas iniciativas de formação de profissionais da saúde, nas quais se buscou avaliar os objetivos, público, recursos e resultados. Foram selecionadas, descritas, comparadas e discutidas seis iniciativas promovidas no SUS. Inicialmente foram identificados os elementos definidores e diferenciadores da educação permanente em saúde (EPS) e educação continuada, tradicionalmente empregada nas práticas de formação de recursos humanos da saúde, previamente ao advento da PNEPS. Os resultados demonstraram que distorções e desvios em relação a essa distinção permearam o discurso de alguns autores que abordaram o emprego da EAD no SUS. Práticas exitosas, alinhadas ao enfoque da PNEPS, puderam ser identificadas e corroboraram o papel da EAD como facilitadora dos processos de EPS. Acreditamos que os resultados apresentados contribuem para o desenvolvimento de um olhar atento para as iniciativas idealizadas no SUS, demonstrando ser necessário que gestores e profissionais da saúde conheçam os pressupostos da EPS e promovam a sua disseminação para além do aspecto semântico, sobretudo viabilizando a sua materialização na rotina dos serviços de saúde do País
format Períodico
author CAMPOS, Kleber Agari Campos
SANTOS, Fernanda Marsaro dos
author_facet CAMPOS, Kleber Agari Campos
SANTOS, Fernanda Marsaro dos
author_sort CAMPOS, Kleber Agari Campos
title A educação a distância no âmbito da educação permanente em saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) /
title_short A educação a distância no âmbito da educação permanente em saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) /
title_full A educação a distância no âmbito da educação permanente em saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) /
title_fullStr A educação a distância no âmbito da educação permanente em saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) /
title_full_unstemmed A educação a distância no âmbito da educação permanente em saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) /
title_sort educação a distância no âmbito da educação permanente em saúde do sistema único de saúde (sus) /
publishDate 2016
url https://acervo.enap.gov.br/cgi-bin/koha/opac-detail.pl?biblionumber=51924
_version_ 1710235230322819072
score 10.920854