Regulação da Atividade Econômica 1º Lugar: Estruturas regulatórias dos serviços de ônibus urbanos no Brasil.

Este texto procura discutir as estruturas regulatórias dos sistemas de transporte coletivo por ônibus urbano, caracterizando as suas principais variáveis e avaliando seus impactos sobre o desempenho econômico, financeiro e operacional dos serviços. É importante analisar a estrutura regulatória dos s...

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Main Authors: Carvalho, Carlos Henrique Ribeiro de, Gomide, Alexandre de Ávila
Format: Monografia/ TCC
Language:Português
Published: Esaf 2015
Subjects:
Online Access:http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5411
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spelling oai:repositorio.enap.gov.br:1-54112020-12-14T22:59:01Z Regulação da Atividade Econômica 1º Lugar: Estruturas regulatórias dos serviços de ônibus urbanos no Brasil. Carvalho, Carlos Henrique Ribeiro de Gomide, Alexandre de Ávila regulação transporte público avaliação Agência Nacional de Transportes Terrestres consumidor direito econômico mercado 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis. Este texto procura discutir as estruturas regulatórias dos sistemas de transporte coletivo por ônibus urbano, caracterizando as suas principais variáveis e avaliando seus impactos sobre o desempenho econômico, financeiro e operacional dos serviços. É importante analisar a estrutura regulatória dos sistemas de ônibus urbanos por responderem por mais de 90% da demanda de transporte público no Brasil e se constituírem na base referencial das políticas tarifárias e operacionais de todos os serviços de transporte. Inicialmente, procurou-se esclarecer os motivos da regulação dos sistemas de ônibus urbano a partir de uma revisão da literatura especializada, destacandose entre outros motivos as falhas de mercado existentes, como a geração de externalidades negativas e de iniquidades sociais na produção dos serviços, além da própria essencialidade do transporte público — responsável pelos deslocamentos da população de baixa renda. Posteriormente foi apresentado um conjunto de variáveis de caracterização dos modelos regulatórios, como uma plataforma de análise exploratória e comparativa desses modelos. Além disso, por meio do levantamento de evidências empíricas, foram analisadas as principais alterações ocorridas em alguns modelos regulatórios e seus efeitos sobre as condições dos serviços. Por fim, discutiram-se as tendências e os desafios presentes para a regulação e o financiamento dos sistemas de transporte públicos. 39 páginas Orçamento e Finanças Texto publicado no X Prêmio SEAE em defesa da concorrência e regulação da atividade econômica - Monografias premiadas 2015 2020-09-23T22:08:37Z 2020-09-23T22:08:37Z 2015 Monografia/TCC http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5411 Idioma::Português:portuguese:pt Carlos Henrique Ribeiro de Carvalho Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original. application/pdf Esaf
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description Este texto procura discutir as estruturas regulatórias dos sistemas de transporte coletivo por ônibus urbano, caracterizando as suas principais variáveis e avaliando seus impactos sobre o desempenho econômico, financeiro e operacional dos serviços. É importante analisar a estrutura regulatória dos sistemas de ônibus urbanos por responderem por mais de 90% da demanda de transporte público no Brasil e se constituírem na base referencial das políticas tarifárias e operacionais de todos os serviços de transporte. Inicialmente, procurou-se esclarecer os motivos da regulação dos sistemas de ônibus urbano a partir de uma revisão da literatura especializada, destacandose entre outros motivos as falhas de mercado existentes, como a geração de externalidades negativas e de iniquidades sociais na produção dos serviços, além da própria essencialidade do transporte público — responsável pelos deslocamentos da população de baixa renda. Posteriormente foi apresentado um conjunto de variáveis de caracterização dos modelos regulatórios, como uma plataforma de análise exploratória e comparativa desses modelos. Além disso, por meio do levantamento de evidências empíricas, foram analisadas as principais alterações ocorridas em alguns modelos regulatórios e seus efeitos sobre as condições dos serviços. Por fim, discutiram-se as tendências e os desafios presentes para a regulação e o financiamento dos sistemas de transporte públicos.
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