Análise comparativa do desempenho orçamentário das organizações de ensino do comando da aeronáutica ‒ COMAER
A crescente demanda por recursos públicos esboçada pelos órgãos da Administração Pública Federal tem transformado o processo de gestão orçamentária em uma ferramenta essencial e fundamental no tocante ao desempenho dessas instituições. O objeto deste estudo é averiguar as distinções que existem no t...
Saved in:
Main Author: | |
---|---|
Other Authors: | |
Format: | Monografia/ TCC |
Language: | Português |
Published: |
Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
2020
|
Subjects: | |
Online Access: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5136 |
Tags: |
Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
|
Summary: | A crescente demanda por recursos públicos esboçada pelos órgãos da Administração Pública Federal tem transformado o processo de gestão orçamentária em uma ferramenta essencial e fundamental no tocante ao desempenho dessas instituições. O objeto deste estudo é averiguar as distinções que existem no tocante ao desempenho orçamentário das organizações de ensino do Comando da Aeronáutica através de um comparativo entre elas. O objetivo do trabalho é demonstrar que mesmo diante de um arcabouço de lesgilações, regras e procedimentos estabelecidos, um grupo de organizações públicas apresentam um desempenho orçamentário diferente, posto que as suas práticas divergem em pontos expressivos e refletem as práticas de cada uma na gestão dos seus recursos públicos. Por meio da análise descritiva, quantitativa e qualitativa dos dados anuais da execução orçamentária das despesas retirados do sistema tesouro gerencial e da aplicação de questionamentos às cinco escolas do comando da aeronáutica, conclui-se que: as práticas do processo de gestão orçamentária são diferentes em todas as avaliadas, constatando-se que há uma correlação negativa em relação à execução orçamentária das escolas, e correlação moderada nas atividades desempenhadas dentro dos departamentos de orçamento. |
---|