Como o cidadão avalia o Portal? Um estudo com os usuários do Portal da Transparência do Governo Federal

v. 8, n 13, p. 373-403, 2016

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Main Authors: Freire, Felipe Ribeiro, Batista, Carlos Marcos
Format: Artigo
Language:Português
Published: Revista da Controladoria-Geral da União (CGU) 2016
Subjects:
Online Access:1981-674X/
https://basedeconhecimento.cgu.gov.br/handle/1/819
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spelling oai:repositorio:1344122022-08-01T23:47:26Z Como o cidadão avalia o Portal? Um estudo com os usuários do Portal da Transparência do Governo Federal How do users evaluate the Portal? A study with the users of the Federal Government Transparency Portal Freire, Felipe Ribeiro Batista, Carlos Marcos Transparência Pública Portal da Transparência Avaliação Controle Social Prevenção da Corrupção, Integridade e Transparência Pública Transparência Pública Portal da Transparência Avaliação Controle Social v. 8, n 13, p. 373-403, 2016 O Portal da Transparência, criado em 2004, tem como público-alvo o cidadão, possibilitando-o conhecer e fiscalizar o uso do dinheiro público. Pode-se dizer que ele é fonte de informações para que os cidadãos pratiquem o controle social. Este artigo parte do pressuposto de que transparência pública não significa apenas publicar e disponibilizar informações públicas, mas também possibilitar aos cidadãos encontrar e entendê-las, de maneira a fazer uso delas. Assim, este artigo investiga se esses objetivos estão sendo alcançados tendo em vista a perspectiva do usuário, ou seja: como os usuários do Portal o avaliam? A metodologia utilizada foi a condução de um websurvey anônimo para coletar a opinião desses usuários. Qualquer cidadão-usuário poderia respondê-lo. Dentre os resultados encontrados, a maioria dos respondentes acredita que o Portal é uma ferramenta eficaz de divulgação dos gastos públicos e ele foi avaliado satisfatoriamente pelos respondentes da pesquisa. Porém, as melhores avaliações partiram de usuários que o acessam tendo em vista fins profissionais e não de cidadania. Portanto, os resultados demonstram que o Portal pode ser considerado uma ferramenta eficaz para a transparência pública, mas que precisa se aperfeiçoar para se tornar mais efetiva. Isso porque há aspectos que podem ser melhorados, tais como a disponibilização e compreensão das informações, o layout do Portal e seus mecanismos de busca. Logo, nesse trabalho, a efetividade se relaciona, principalmente, ao conceito de transparência pública. v. 8, n 13, p.373-403, 2016 2017-10-23T17:37:54Z 2018-06-25T20:33:02Z 2019-07-29T20:40:29Z 2017-10-23T17:37:54Z 2018-06-25T20:33:02Z 2019-07-29T20:40:29Z 2016-12 Artigo 1981-674X https://basedeconhecimento.cgu.gov.br/handle/1/819 pt_BR Revista da Controladoria-Geral da União (CGU) application/pdf application/pdf Revista da Controladoria-Geral da União (CGU)
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