Como o cidadão avalia o Portal? Um estudo com os usuários do Portal da Transparência do Governo Federal
v. 8, n 13, p. 373-403, 2016
Saved in:
Main Authors: | , |
---|---|
Format: | Artigo |
Language: | Português |
Published: |
Revista da Controladoria-Geral da União (CGU)
2016
|
Subjects: | |
Online Access: | 1981-674X/ https://basedeconhecimento.cgu.gov.br/handle/1/819 |
Tags: |
Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
|
id |
oai:repositorio:134412 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
oai:repositorio:1344122022-08-01T23:47:26Z Como o cidadão avalia o Portal? Um estudo com os usuários do Portal da Transparência do Governo Federal How do users evaluate the Portal? A study with the users of the Federal Government Transparency Portal Freire, Felipe Ribeiro Batista, Carlos Marcos Transparência Pública Portal da Transparência Avaliação Controle Social Prevenção da Corrupção, Integridade e Transparência Pública Transparência Pública Portal da Transparência Avaliação Controle Social v. 8, n 13, p. 373-403, 2016 O Portal da Transparência, criado em 2004, tem como público-alvo o cidadão, possibilitando-o conhecer e fiscalizar o uso do dinheiro público. Pode-se dizer que ele é fonte de informações para que os cidadãos pratiquem o controle social. Este artigo parte do pressuposto de que transparência pública não significa apenas publicar e disponibilizar informações públicas, mas também possibilitar aos cidadãos encontrar e entendê-las, de maneira a fazer uso delas. Assim, este artigo investiga se esses objetivos estão sendo alcançados tendo em vista a perspectiva do usuário, ou seja: como os usuários do Portal o avaliam? A metodologia utilizada foi a condução de um websurvey anônimo para coletar a opinião desses usuários. Qualquer cidadão-usuário poderia respondê-lo. Dentre os resultados encontrados, a maioria dos respondentes acredita que o Portal é uma ferramenta eficaz de divulgação dos gastos públicos e ele foi avaliado satisfatoriamente pelos respondentes da pesquisa. Porém, as melhores avaliações partiram de usuários que o acessam tendo em vista fins profissionais e não de cidadania. Portanto, os resultados demonstram que o Portal pode ser considerado uma ferramenta eficaz para a transparência pública, mas que precisa se aperfeiçoar para se tornar mais efetiva. Isso porque há aspectos que podem ser melhorados, tais como a disponibilização e compreensão das informações, o layout do Portal e seus mecanismos de busca. Logo, nesse trabalho, a efetividade se relaciona, principalmente, ao conceito de transparência pública. v. 8, n 13, p.373-403, 2016 2017-10-23T17:37:54Z 2018-06-25T20:33:02Z 2019-07-29T20:40:29Z 2017-10-23T17:37:54Z 2018-06-25T20:33:02Z 2019-07-29T20:40:29Z 2016-12 Artigo 1981-674X https://basedeconhecimento.cgu.gov.br/handle/1/819 pt_BR Revista da Controladoria-Geral da União (CGU) application/pdf application/pdf Revista da Controladoria-Geral da União (CGU) |
institution |
Controladoria Geral da União - CGU |
collection |
Repositório Institucional da CGU |
first_indexed |
2024-03-19T09:54:25Z |
last_indexed |
2024-03-19T09:54:25Z |
language |
Português |
topic |
Transparência Pública Portal da Transparência Avaliação Controle Social Prevenção da Corrupção, Integridade e Transparência Pública Transparência Pública Portal da Transparência Avaliação Controle Social |
spellingShingle |
Transparência Pública Portal da Transparência Avaliação Controle Social Prevenção da Corrupção, Integridade e Transparência Pública Transparência Pública Portal da Transparência Avaliação Controle Social Freire, Felipe Ribeiro Batista, Carlos Marcos Como o cidadão avalia o Portal? Um estudo com os usuários do Portal da Transparência do Governo Federal |
topic_facet |
Transparência Pública Portal da Transparência Avaliação Controle Social Prevenção da Corrupção, Integridade e Transparência Pública Transparência Pública Portal da Transparência Avaliação Controle Social |
description |
v. 8, n 13, p. 373-403, 2016 |
format |
Artigo |
author |
Freire, Felipe Ribeiro Batista, Carlos Marcos |
author_facet |
Freire, Felipe Ribeiro Batista, Carlos Marcos |
author_sort |
Freire, Felipe Ribeiro |
title |
Como o cidadão avalia o Portal? Um estudo com os usuários do Portal da Transparência do Governo Federal |
title_short |
Como o cidadão avalia o Portal? Um estudo com os usuários do Portal da Transparência do Governo Federal |
title_full |
Como o cidadão avalia o Portal? Um estudo com os usuários do Portal da Transparência do Governo Federal |
title_fullStr |
Como o cidadão avalia o Portal? Um estudo com os usuários do Portal da Transparência do Governo Federal |
title_full_unstemmed |
Como o cidadão avalia o Portal? Um estudo com os usuários do Portal da Transparência do Governo Federal |
title_sort |
como o cidadão avalia o portal? um estudo com os usuários do portal da transparência do governo federal |
publisher |
Revista da Controladoria-Geral da União (CGU) |
publishDate |
2016 |
url |
1981-674X/ https://basedeconhecimento.cgu.gov.br/handle/1/819 |
_version_ |
1793947929375932416 |
score |
10.920854 |