Encargos trabalhistas, fiscalização e informalidade no mercado de trabalho brasileiro: uma abordagem da teoria dos incentivos.

Saved in:
Main Author: Araújo, Celso Amorim.
Format: Produção intelectual
Language:Português
Published: Brasil. Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) 2005
Subjects:
Online Access:Biblioteca do ME/
http://bibliotecadigital.economia.gov.br/handle/777/521623
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
id me-777521623
recordtype dspace
spelling me-7775216232021-06-24T12:40:10Z Encargos trabalhistas, fiscalização e informalidade no mercado de trabalho brasileiro: uma abordagem da teoria dos incentivos. Araújo, Celso Amorim. Encargos trabalhistas, fiscalização do trabalho, modelo principal-agente, direitos trabalhistas. A presente dissertação propõe um modelo principal-agente com mecanismo ótimo de auditoria para avaliar a adequação dos níveis de encargos, da intensidade de fiscalização do trabalho e das punições, bem como a necessidade de incentivos fiscais para o desestímulo à sonegação e à supressão de direitos trabalhistas através da informalidade. Para tanto, busca compreender a informalidade no mercado de trabalho relativa à parcela de trabalhadores abrangidos pelo conceito de empregado da Consolidação das Leis do Trabalho, porém sem a formalização do vínculo trabalhista. O modelo principal-agente representa a relação Estado-empregador, onde o objetivo do Estado (principal) é fazer com que todos os empregadores (agentes) optem pelo cumprimento da legislação trabalhista (formalizem seus empregados). Esta legislação é entendida como regras de um contrato oferecido pelo Estado. Portanto, ao aceitar o contrato, constituindo-se como empregador, o agente deve seguir as normas estabelecidas. Para facilitar a entrada de empregadores no mercado, o governo concede uma transferência temporária aos que não possuem renda suficiente para formalizar todos os seus empregados como estímulo ao empreendedorismo e à geração de empregos formais até que consigam elevar a produtividade e obter a renda necessária à formalização. Com base na solução apresentada e no comportamento racional do empregador, estende-se o modelo para analisar os efeitos das ações de auditoria na formalização do mercado de trabalho em situações em que haja limitações de atuação por parte do Estado, considerando os níveis de formalização pré-existentes. 2020-01-28T15:50:51Z 2020-01-28T15:50:51Z 2005 Produção intelectual Biblioteca do ME http://bibliotecadigital.economia.gov.br/handle/777/521623 pt_BR Licença Padrão ME application/pdf Brasil. Ministério do Trabalho e Emprego (MTE)
institution Ministério da Economia
collection Biblioteca Digital do Ministério da Economia
first_indexed 2021-09-07T09:33:11Z
last_indexed 2021-09-07T09:33:11Z
language Português
topic Encargos trabalhistas, fiscalização do trabalho, modelo principal-agente, direitos trabalhistas.
spellingShingle Encargos trabalhistas, fiscalização do trabalho, modelo principal-agente, direitos trabalhistas.
Araújo, Celso Amorim.
Encargos trabalhistas, fiscalização e informalidade no mercado de trabalho brasileiro: uma abordagem da teoria dos incentivos.
topic_facet Encargos trabalhistas, fiscalização do trabalho, modelo principal-agente, direitos trabalhistas.
description
format Produção intelectual
author Araújo, Celso Amorim.
author_facet Araújo, Celso Amorim.
author_sort Araújo, Celso Amorim.
title Encargos trabalhistas, fiscalização e informalidade no mercado de trabalho brasileiro: uma abordagem da teoria dos incentivos.
title_short Encargos trabalhistas, fiscalização e informalidade no mercado de trabalho brasileiro: uma abordagem da teoria dos incentivos.
title_full Encargos trabalhistas, fiscalização e informalidade no mercado de trabalho brasileiro: uma abordagem da teoria dos incentivos.
title_fullStr Encargos trabalhistas, fiscalização e informalidade no mercado de trabalho brasileiro: uma abordagem da teoria dos incentivos.
title_full_unstemmed Encargos trabalhistas, fiscalização e informalidade no mercado de trabalho brasileiro: uma abordagem da teoria dos incentivos.
title_sort encargos trabalhistas, fiscalização e informalidade no mercado de trabalho brasileiro: uma abordagem da teoria dos incentivos.
publisher Brasil. Ministério do Trabalho e Emprego (MTE)
publishDate 2005
url Biblioteca do ME/
http://bibliotecadigital.economia.gov.br/handle/777/521623
_version_ 1710234996899315712
score 10.920854