Compras públicas : estudo de caso da Universidade de Brasília /

É crescente a preocupação da administração pública com suas atividades que envolvem as licitações, com o anseio de adquirir produtos e serviços de qualidade com menos dispêndio possível. Este trabalhou analisou a gestão do processo de compras em uma Instituição Federal de Ensino Superior na sua fase...

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Main Authors: CAMPOS, Suamir Jorge de Azevedo, CONCEIÇÃO, Pedro Henrique Zunchi da
Format: Tese
Language:Português
Published: 2013
Subjects:
Online Access:https://acervo.enap.gov.br/cgi-bin/koha/opac-detail.pl?biblionumber=523194
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Summary:É crescente a preocupação da administração pública com suas atividades que envolvem as licitações, com o anseio de adquirir produtos e serviços de qualidade com menos dispêndio possível. Este trabalhou analisou a gestão do processo de compras em uma Instituição Federal de Ensino Superior na sua fase externa das compras; ou seja: desde o recebimento das propostas até a homologação da compra. O referencial teórico abordou definições vinculadas ao assunto e voltadas, principalmente, para modalidade de compras: pregão eletrônico – PE. A metodologia utilizada, de abordagem qualitativa, permitiu, a partir da análise documental no portal comprasnet do governo federal, realizar um diagnóstico da situação atual e elaborar sugestões de melhorias no processo de compras da Universidade de Brasília. Na análise dos dados pode-se verificar que a implantação de sistemas de gestão da qualidade pode propiciar melhoria no processo de compras, principalmente em sua fase interna e contribuir para sua economicidade e eficiência, permitindo uma melhor relação entre a área jurídica e desta com a área de compra. Foi, também, verificada a necessidade de mais autonomia da Diretoria de Compras. Tais medidas terão impacto direto no desempenho dos processos, maior economicidade e eficiência, consequentemente. Sumário LISTA DE FIGURAS LISTA DE GRÁFICOS LISTA DE TABELAS RESUMO ABSTRACT CAPÍTULO 1 - INTRODUÇÃO 1.1 Objetivos 1.1.1 Objetivo geral 1.1.2 Objetivos específicos 1.2 Estrutura da pesquisa CAPÍTULO 2 - REFERENCIAL TEÓRICO 2.1 Análise de Mercados 2.1.1 Mercado: Conceitos e Definições 2.1.2 Estrutura de Mercado 2.1.3 Concorrência Perfeita 2.1.4 Concorrência Imperfeita - Foco na Oferta (Vendedores) 2.1.5 Concorrência Imperfeita - Foco na Demanda (Compradores) 2.1.6 Imperfeições ou Falhas de Mercado 2.2 Eficiência, Eficácia e Economicidade 2.2.1 Eficiência 2.2.2 Eficácia 2.2.3 Economicidade 2.3 Metodologias utilizadas na formação de preços 2.3.1 A Especificação e Pesquisa de Preços 2.3.2 Os preços na Lei 2.4 Sistema de Compras do Governo 2.5 A Gestão de Compras 2.6 As Compras Públicas 2.7 Procedimentos Licitatórios no Brasil 2.8 Aspectos Jurídico no Processo de Compras 2.9 O Surgimento do Pregão 2.10 Descentralização nas organizações 2.11 O Processo de Compra na Universidade de Brasília CAPÍTULO 3 - MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CAPÍTULO 4 - DESEMPENHO DAS INTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR 4.1 Sistema de Compras Públicas: Cenário Nacional - Governo Federal 4.2 Sistema de Compras nas Instituições de Ensino Superior CAPÍTULO 5 - CONSIDERAÇÕES GERAIS REFERÊNCIAS